Conclusão

AutorSandro Nahmias Melo - Karen Rosendo de Almeida Leite Rodrigues
Páginas95-97

Page 95

O futuro chegou. Observadas as devidas proporções, tanto o futuro previsto no ilme Tempos Modernos, quanto o descrito no livro 1984 de George Orwell, têm seus elementos presentes no atual cotidiano. Destaque especial para vaticínio feito pelo ilme de Chaplin na cena em que uma linha de produção é iscalizada por câmeras e controlada por ordens vociferadas através de enormes monitores. Uma única diferença para os dias atuais: no ilme, as câmeras e monitores não acompanhavam Chaplin até sua casa; já hoje estes dispositivos estão nas bolsas e/ou bolsos dos trabalhadores e vão para residências, praças, shoppings. O Big Brother — em versão smartphone — acompanha a todos.

Nas últimas décadas houve uma revolução social causada pelo avanço tecnológico, com a inserção de meios de comunicação de última geração (internet, televisão, satélites, computadores, telefones celulares) que alteraram a forma de agir e pensar dos cidadãos. Avanços tecnológicos que modificaram os padrões de consumo e ainda inluenciam de maneira inegável o ambiente político e econômico.

Vivemos na chamada sociedade da informação, na qual as notícias são transmitidas em tempo real e inluenciam diretamente o comportamento humano, alterando ainda sua forma de viver, se relacionar e trabalhar.

Entramos também na era do hiper-trabalho, ilustrado pelo acrônimo ATAWAD, para AnyTime, AnyWhere, AnyDevice. O equilíbrio da vida proissional e pessoal está se tornando um dos principais tópicos da sociedade. Com as novas tecnologias, esta fronteira está desaparecendo gradualmente. A dependência de internet e smartphones tem contribuído, na prática, para uma conexão perpétua ao virtual, ao trabalho; tudo sem intervalos, sem desconexão.

O problema é de saúde pública. As pessoas estão preferindo a comunicação, o relacionamento, a vida, virtual a real. Estão viciadas no virtual, em especial nos seus smartphones (nomofobia). Aqui, sobreleva-se um dos problemas centrais desta obra: o que fazer quando “dependência” não é adquirida voluntariamente e sim derivada de imposição? sendo decorrente de exigências ligadas ao de contrato de trabalho? Quais os limites para uso de meios informatizados como ferramentas de produção no meio ambiente de trabalho?

Como exemplo, se considerarmos o número médio diário de e-mails e mensagens instantâneas recebidos por um trabalhador, este gastará várias horas do seu dia apenas gerenciando sua comunicação. Uma overdose que penaliza a todos. É hora de lidar com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT