Conclusão
Autor | Gean Carlos Balduíno Júnior |
Páginas | 127-130 |
127
CONCLUSÃO
De tudo o que até aqui se expôs, ao longo desta pesquisa, foi
possível perceber que as relações travadas na atualidade são um
desdobramento da lógica de consumo que tem ocupado um grande espaço
social. Como fruto de um raciocínio que busca um crescimento pelo
próprio crescimento, a existência da sociedade de consumo
contemporânea representa o contexto em que a humanidade se encontra
inserida a partir do paradigma da pós-modernidade. Justamente por isso,
a existência desse fenômeno social não pode ser atribuída a determinada
causa ou pressuposto: são múltiplos fatores que contribuíram para sua
estruturação.
Como características desse paradigma que identifica o meio
social como uma sociedade de consumidores, tem-se o aumento da
globalização, como um recurso que pretende, cada vez mais, a redução de
barreiras regulatórias sob a justificativa de se garantir um pleno exercício
de liberdades (especialmente econômicas); além disso, como decorrência
desse primeiro aspecto, pode-se enumerar a existência de uma
volatilidade constante das relações sociais, identificada como preceito da
modernidade líquida ou hipermodernidade, que contribui para mudanças
cada vez mais velozes, assim como para o despertar de novos desejos nos
consumidores, por meio da criação de necessidades desnecessárias.
Percebeu-se, outrossim, que o abandono do capitalismo pesado
de outrora, marcado a partir da Revolução Industrial, encontrou amparo
propício em razão das inovações tecnológicas, por meio das quais foi
possível reunir, no mesmo espaço físico, os ambientes de trabalho e de
lazer. Some-se a isso que tais inovações tecnológicas acarretam a
conclusão de que as pessoas, muito mais que simples componentes da
sociedade, são encaradas como mercadoria nessa mesma sociedade de
consumo, de modo que se identifica sua utilidade apenas se houver algo a
oferecer.
Seguindo esse raciocínio, foi possível identificar que, nessa
engrenagem de consumo, o sujeito, por vezes entendido como uma dentre
tantas mercadorias disponíveis no mercado, deve ser seduzido por tudo
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO