Conclusões por capítulos

AutorMaria Ângela Lopes Paulino Padilha
Páginas393-432
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CONCLUSÕES POR CAPÍTULOS
Seguem transcritas as conclusões elaboradas nesta obra,
na ordem em que os temas foram abordados e segundo as pre-
missas firmadas desde o início:
PARTE 1 – ABORDAGEM FUNDAMENTAL PARA O
ESTUDO DA TRIBUTAÇÃO DE NEGÓCIOS JURÍDICOS
ENVOLVENDO SOFTWARE
1. NOÇÕES SOBRE A INFORMÁTICA: A EVO-
LUÇÃO HISTÓRICA DA COMPUTAÇÃO, SEUS
ELEMENTOS BÁSICOS (hardware e software) E
SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
1. Informática é o domínio científico voltado a investi-
gar a entrada, o processamento, o armazenamento e
o envio automáticos de dados e informações a partir
do uso de computadores.
2. Ao longo da trajetória da humanidade, o indivíduo
sempre buscou desenvolver instrumentos e ferra-
mentas para auxiliá-lo nos seus afazeres diários, fi-
gurando o computador, desde os seus primórdios,
como uma dessas ferramentas.
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MARIA ÂNGELA LOPES PAULINO PADILHA
3.
Contribuíram para a história da evolução da compu-
tação até o século XIX diversos mecanismos criados
pelo homem, dentre os quais destacamos: (i) o ábaco,
a régua de cálculo e a La pascaline, como as primei-
ras ferramentas a favorecer a presteza na resolução de
problemas matemáticos; (ii) o tear de Jacquart, criado
em plena Revolução Industrial e cujo método de auto-
matização através da leitura de cartões perfuráveis em
um sequência programada projetou-se fortemente na
área da computação; (iii) a Máquina Analítica idealiza-
da por Charles Babbage, contendo os primeiros traços
teóricos de um computador programado, pois já anun-
ciava a necessidade de uma linguagem para progra-
mar a máquina, portadora de uma sequência de ins-
truções modificáveis que habilitariam o dispositivo a
realizar diferentes funções; e (iv) o processador de da-
dos eletromecânico concebido por Herman Hollerith,
para o recenseamento populacional de 1890 nos Esta-
dos Unidos, capaz de processar informações sem a ne-
cessidade de reconstruir o mecanismo, representando
o estágio embrionário da atividade da programação.
4. Na primeira metade do século XX, a progressão tec-
nológica foi fortemente impulsionada pela Primeira
e Segunda Guerras Mundiais, período em que foram
concebidas as seguintes tecnologias computacionais:
(i) a Máquina de Turing enquanto modelo teórico e
hipotético de máquina universal, capaz de solucio-
nar todos os problemas passíveis de serem descri-
tos em algoritmos; (ii) as máquinas eletromecânicas
Enigma para criptografar códigos de Guerra e Co-
lossus para decifrar as mensagens militares alemãs;
(iii) a calculadora eletromecânica programável Mark
I, destinada a calcular os trajetos da marinha nor-
te-americana, contribuindo decisivamente para a
concretização da ideia de programa armazenado; e
(iv) a primeira máquina de calcular eletrônica, deno-
minada ENIAC, simbolizando a fronteira entre a era
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TRIBUTAÇÃO DE SOFTWARE
das grandes calculadoras, baseadas na engenharia
mecânica e eletromecânica, e a era da computação
moderna, principiada a partir da segunda metade do
século XX e marcada pelo surgimento da tecnologia
dos transistores, dos circuitos integrados e dos mi-
crocomputadores, bem como pela relevância cres-
cente da programação e de suas linguagens.
5.
No período pós-guerra, os estudos não mais miravam
apenas a “estrutura física” da máquina, voltando-se a
comunidade científica a investigar a organização inter-
na do computador, suas funções lógicas, sobressaindo,
aqui, a máquina EDVAC projetada por Von Neumann,
cujo princípio de funcionamento automático de com-
putadores, apoiado na disposição de memória, unida-
de de controle interna, algoritmos gravados (progra-
mas) e periféricos de saída e entrada, fundamentou a
estrutura dos computadores que lhe sobrevieram.
6. A invenção dos microprocessadores tornou realida-
de a ideia do microcomputador, que foi o primeiro
passo para o advento, na década de 1970, dos com-
putadores pessoais (Personal ComputerPC), confe-
rindo uma nova dimensão à cultura informática, na
medida em que proporcionou o uso do computador
na organização e execução das tarefas cotidianas,
profissionais e domésticas, transformando-se o com-
putador em um verdadeiro bem de consumo.
7. A partir da década de 1980, as companhias passaram
a desenvolver sistemas de programação desvincula-
dos do hardware, dando início ao mercado de soft-
ware que, desde então, tem protagonizado as inova-
ções tecnológicas no campo da informática.
8.
Na história mais recente da computação, prosperou a
miniaturização dos equipamentos eletrônicos com ex-
pressivos ganhos de memória, permitindo uma varia-
bilidade de computadores portáteis de fácil locomoção

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