Concursos - Universidade Estadual de Campinas
Data de publicação | 19 Julho 2022 |
Seção | Caderno Executivo 1 |
terça-feira, 19 de julho de 2022 Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 132 (144) – 191
1007475, full-time dedication service), in the Department of
Atmospheric Sciences, in Atmospheric Aerosols and Greenhouse
Gases. Interested applicants should hold a Ph.D. The position
requires commitment to teaching and ability to conduct inde-
pendent research. Applications will be accepted between August
01st, 2022, at 8 a.m., to September 30th, 2022, at 5 p.m. (GMT
-3). The entry-level annual salary (MS3 level) is R$ 180.322,87
plus benefits.
The concurs can be performed in Portuguese or English and
will cover the following disciplines:
ACA0336 - Environmental Meteorology: Basic concepts
in air pollution and atmospheric chemistry. Atmospheric aero-
sol characteristics. Pollutant dispersion models: Lagrangian
and Eulerian theories. Urban photochemical models. Receptor
models. Pollutant removal processes and residence times. Spe-
cial topics in climate change. Examples of atmospheric impact
studies.
ACA0410 - Introduction to Atmospheric Chemistry: Global
climate change: stratospheric ozone and the ozone hole. Gree-
nhouse gases and global warming. Chemical composition of the
atmosphere. Pollution and atmospheric pollutants. Assessment
of factors affecting air pollution. Effects of air pollution: local,
regional and global scale. Biogeochemical cycles: water, carbon,
sulfur, nitrogen. Removal processes: dry and wet deposition.
Atmospheric aerosols: physicochemical properties. Acid rain:
historical aspects and chemical composition of rainwater. Pho-
tochemical smog: tropospheric ozone and atmospheric oxidants.
ACA0446 – Numerical Methods for Weather Forecasting:
Introduction: weather forecasting as a mathematical problem,
physical principles, need for parameterization of physical pro-
cesses and problems associated with the definition of the initial
and boundary conditions. Primitive Equations. Formulation of
the forecasting problem in different coordinate systems and
approximations. Fundamental numerical methods. Application
of numerical methods to the advection, diffusion and Laplace
equations. Impact of the numerical method in determining
the properties of gravity and Rossby waves. Fundamentals of
objective analysis and the initial condition problem in numerical
weather forecasting models. Construction of simplified models
and use of available mesoscale models.
The concurs will be disciplined by Brazilian constitutional
principles, notably that of impersonality, as well as by the provi-
sions of the Statute and General Regulations of the University of
São Paulo and the Regulations of IAG/USP.
The official announcement in Portuguese is available at
https://uspdigital.usp.br/gr/admissao where registration applica-
tions must be made during the period stated above.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
DIRETORIA GERAL DE RECURSOS
HUMANOS
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de DOUGLAS SANTOS DE SIQUEIRA, RG nº 42360120-9,
na função/perfil: ENGENHEIRO / Engenheiro Civil da Carreira de
Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Edital
de Abertura de Concurso nº 63/2021.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de DAIANE VIEIRA MEDEIROS COSTA, RG nº 48252602-6,
na função/perfil: ENFERMEIRO / Enfermeiro da Carreira de Pro-
fissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Edital de
Abertura de Concurso nº 87/2019.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de SANDRA FERREIRA ANTONIO AGUIAR, RG nº 40110283-
X, na função/perfil: ENFERMEIRO / Enfermeiro da Carreira de
Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Edital
de Abertura de Concurso nº 87/2019.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de LETICIA DOURADO LUCAS, RG nº 45491109-9 na fun-
ção/perfil: TECNICO ENFERMAGEM / Técnico de enfermagem da
Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Exten-
são – Edital de Abertura de Concurso nº 97/2019.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de JULIANA MORETTI NUNES, RG nº 43574070-2, na
função/perfil: PR ASS ADMINISTRATIVOS / Técnico em adminis-
tração da Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa
e Extensão – Edital de Abertura de Concurso nº 69/2018.
DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a desistência de EUZEBIO
LUIZ PINTO, inscrito sob nº 176737, aprovado em 3º lugar, no
Concurso Público para a função de PR APOIO TEC SERVICOS
/ Técnico em biblioteconomia da Carreira de Profissionais de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, do Edital de Abertura
59/2021 - junto à UNICAMP, por não atender a convocação
publicada em 8 de Julho de 2022.
DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a desistência de TAIANE
CRISTIANE BECARO, inscrito sob nº 47667303, aprovado em
45º lugar, no Concurso Público para a função de PR ASS ADMI-
NISTRATIVOS / Profissional de administração da Carreira de
Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, do Edital
de Abertura 75/2018 - junto à UNICAMP, por não atender a
convocação publicada em 8 de Julho de 2022.
DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a desistência de AMERICO
JOSE CARVALHO VIANA, inscrito sob nº 47590939, aprovado
em 284º lugar, no Concurso Público para a função de PR ASS
ADMINISTRATIVOS / Técnico em administração da Carreira de
Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, do Edital
de Abertura 69/2018 - junto à UNICAMP, por não atender a
convocação publicada em 8 de Julho de 2022.
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a desistência de CARLOS
AUGUSTO TAVARES DIAS, inscrito sob nº 47293721, aprovado
em 288º lugar, no Concurso Público para a função de PR ASS
ADMINISTRATIVOS / Técnico em administração da Carreira de
Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, do Edital
de Abertura 69/2018 - junto à UNICAMP, por não atender a
convocação publicada em 8 de Julho de 2022.
SECRETARIA GERAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
EDITAL 04/2022
A Universidade Estadual de Campinas torna pública a
abertura de inscrições para o concurso de provas e títulos para
obtenção do Título de Livre Docente na área de Saúde, na dis-
ciplina SL 208 - Fisiologia Humana II, da Faculdade de Ciências
Aplicadas, da Universidade Estadual de Campinas.
I – DAS INSCRIÇÕES
1. - As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio
do link https://solicita.dados.unicamp.br/concurso/formulario no
período de 30 dias a contar do primeiro dia útil subsequente ao
da publicação deste edital no Diário Oficial do Estado (DOE), até
às 23 horas e 59 minutos do último dia do prazo de inscrição.
1.1 - Poderão se inscrever ao concurso graduados em Curso
Superior, portadores do título de Doutor, conferido pelo menos
três (3) anos antes da data da inscrição e que atendam ao perfil
mínimo da respectiva Unidade para o nível MS-5.1.
1.2. No momento da inscrição deverá ser apresentado, por
meio do sistema de inscrição:
a. Título de Doutor;
b. - documento de identificação (cédula de identidade,
título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de
fiscalização profissional, carteira de trabalho, passaporte ou
identidade funcional expedida por órgão público);
ficando eliminados os candidatos que não atenderem a essa
exigência.
I – Primeira fase: PROVA ESCRITA – Caráter Eliminatório
4. A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral
e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art.
139, e seu parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
I – a comissão organizará uma lista de dez pontos, com
base no programa do concurso e dela dará conhecimento aos
candidatos, 24 (vinte e quatro) horas antes do sorteio do ponto,
sendo permitido exigir-se dos candidatos a realização de outras
atividades nesse período;
II – o candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação;
III – sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de
cinco horas de duração da prova;
IV – durante sessenta minutos, após o sorteio, será per-
mitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos
bibliográficos;
V – as anotações efetuadas durante o período de consulta
poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas
em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;
VI – a prova, que será lida em sessão pública pelo candida-
to, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos
membros da comissão julgadora, ao se abrir a sessão;
VII – cada prova será avaliada, individualmente, pelos mem-
bros da comissão julgadora;
VIII – serão considerados habilitados para a 2ª fase os
candidatos que obtiverem, da maioria dos membros da comissão
julgadora, nota mínima sete;
IX – a comissão julgadora apresentará, em sessão pública,
as notas recebidas pelos candidatos.
5. Participarão da segunda fase somente os candidatos
aprovados na primeira fase.
II – Segunda fase: PROVA PÚBLICA DE ARGUIÇÃO E JULGA-
MENTO DO MEMORIAL, PROVA DIDÁTICA E PROVA PÚBLICA DE
DEFESA DE PROJETO
PROVA PÚBLICA DE ARGUIÇÃO E JULGAMENTO DO
MEMORIAL
6. O julgamento do memorial, expresso mediante nota
global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito
do candidato.
Parágrafo único – No julgamento do memorial, a comissão
apreciará:
I – produção científica, literária, filosófica ou artística;
II – atividade didática universitária;
III – atividades relacionadas à prestação de serviços à
comunidade;
IV – atividades profissionais ou outras, quando for o caso;
V - diplomas e outras dignidades universitárias.
PROVA DIDÁTICA
7. A prova didática será pública, com a duração mínima de
quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o pro-
grama da área de conhecimento acima mencionada, nos termos
do artigo 137 do Regimento Geral da USP.
I – a comissão julgadora, com base no programa do concur-
so, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos
tomarão conhecimento imediatamente antes do sorteio do
ponto;
II – o candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação;
III – a realização da prova far-se-á 24 (vinte e quatro) horas
após o sorteio do ponto as quais serão de livre disposição do
candidato, não se exigindo dele nesse período a realização de
outras atividades;
IV – o candidato poderá utilizar o material didático que
julgar necessário;
V – se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos
em grupos de, no máximo, três, observada a ordem de inscrição,
para fins de sorteio e realização da prova;
VI – quando atingido o 60º (sexagésimo) minuto de prova, a
Comissão Julgadora deverá interromper o candidato;
VII – se a exposição do candidato encerrar-se aquém do 40º
minuto de prova, deverão os examinadores conferir nota zero ao
candidato na respectiva prova.
PROVA PÚBLICA DE DEFESA DE PROJETO
8. A prova pública de defesa de projeto terá como objetivo
avaliar o conhecimento científico e experiência prévia sobre
o tema proposto pelo candidato, a clareza das respostas do
candidato às questões propostas; a adequação do projeto à área
de conhecimento acima mencionada, além da sua originalidade
e viabilidade.
I - para a prova pública de defesa de projeto o candidato
deverá realizar uma apresentação de, no máximo, 15 (quinze)
minutos do projeto;
II - a defesa será realizada na forma de diálogo não deven-
do exceder 60 (sessenta) minutos para a totalidade dos exami-
nadores e 60 (sessenta) minutos para o candidato.
JULGAMENTO DA 2ª FASE
9. Ao término da apreciação das provas, cada candidato terá
de cada examinador uma nota final que será a média ponderada
das notas por ele conferidas nas duas fases, observados os pesos
mencionados no item 3.
10. As notas das provas poderão variar de zero a dez, com
aproximação até a primeira casa decimal.
11. A nota obtida pelo candidato aprovado na prova escrita
irá compor a média final da segunda fase, com peso 1 (um).
12. O resultado do concurso será proclamado pela comissão
julgadora imediatamente após seu término, em sessão pública.
13. Serão considerados habilitados os candidatos que
obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.
14. A indicação dos candidatos será feita por examinador,
segundo as notas por ele conferidas.
15. Será proposto para nomeação o candidato que obtiver o
maior número de indicações da comissão julgadora.
16. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprova-
ção em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias
Médicas do Estado – DPME, nos termos do Artigo 47, VI, da Lei
nº 10.261/68.
17. A nomeação do docente aprovado no concurso, assim
como as demais providências decorrentes, serão regidas pelos
termos da Resolução nº 7271 de 2016.
18. O docente em RDIDP deverá manter vínculo empregatí-
cio exclusivo com a USP, nos termos do artigo 197 do Regimento
Geral da USP.
19. O concurso terá validade imediata e será proposto para
nomeação somente o candidato indicado para o cargo posto
em concurso.
20. O candidato será convocado para posse pelo Diário
Oficial do Estado.
21. Maiores informações, bem como as normas pertinentes
ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados na
Assistência Técnica Acadêmica do IAG/USP, localizada na Rua
do Matão, 1226, prédio da administração, sala 304, Cidade
Universitária/São Paulo, das 9h às 12h e das 14h às 16h, ou pelo
e-mail atac-iag@usp.br.
22. Informações sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas
no Departamento de Ciências Atmosféricas estão disponíveis na
Internet, no seguinte endereço eletrônico: http://www.iag.usp.
br/atmosfericas
ANEXO – RESUMO EM INGLÊS
Call for Faculty Position Edital ATAc-IAG/027/2022
OPENING FACULTY POSITION IN THE ATMOSPHERIC SCIEN-
CES DEPARTMENT OF THE INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEO-
FISICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO
PAULO, BRAZIL
The Dean of the Instituto de Astronomia, Geofísica e
Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP),
Brazil, announces the opening faculty position (position No.
cos: água, carbono, enxofre, nitrogênio. Processos de remoção:
deposição seca e úmida. Aerossóis atmosféricos: propriedades
físico-químicas. Chuva ácida: aspectos históricos e composição
química de águas de chuva. Smog Fotoquímico: ozônio troposfé-
rico e oxidantes atmosféricos.
ACA0446 – Métodos Númericos de Previsão de Tempo:
Introdução: previsão de tempo como um problema matemático,
princípios físicos, necessidade de parametrizações de processos
físicos e problemática associada à definição da condição inicial
e de fronteira. Equações Primitivas. Formulação do problema da
previsão em diferentes coordenadas e aproximações. Métodos
numéricos fundamentais. Aplicação de métodos numéricos à
equação da advecção, difusão e de Laplace. Impacto do método
numérico na determinação das propriedades de ondas de gravi-
dade e de Rossby. Fundamentos de análise objetiva e o problema
da condição inicial em modelos numéricos de previsão de tempo.
Construção de modelos simplificados e uso de modelos de
mesoescala disponíveis.
O concurso será regido pelos princípios constitucionais,
notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no
Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e
no Regimento do IAG/USP.
1. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusiva-
mente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao no
período acima indicado, devendo o candidato apresentar reque-
rimento dirigido ao Diretor do IAG/USP, contendo dados pessoais
e área de conhecimento (especialidade) do Departamento a que
concorre, anexando os seguintes documentos:
I – memorial circunstanciado e comprovação dos trabalhos
publicados, das atividades realizadas pertinentes ao concurso
e das demais informações que permitam avaliação de seus
méritos, em formato digital, em português ou inglês (o sistema
de inscrição solicitará 2 arquivos: memorial e documentos
comprobatórios). Por memorial circunstanciado entende-se a
apresentação de análise reflexiva sobre a formação acadêmica,
as experiências pessoais de estudo, trabalhos, pesquisas, publi-
cações e outras informações pertinentes à vida acadêmica e
profissional, indicando motivações e significados;
II – prova de que é portador do título de Doutor outorgado
pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;
III – prova de quitação com o serviço militar para candidatos
do sexo masculino;
IV – título de eleitor;
V – certidão de quitação eleitoral ou certidão circunstancia-
da emitidas pela Justiça Eleitoral há menos de 30 dias do início
do período de inscrições;
VI – comprovação de vacinação contra a Covid-19 (esque-
ma vacinal completo) e de eventuais doses de reforço;
VII - documento de identidade, e no caso de candidato
estrangeiro, CRNM/RNE (ou protocolo de solicitação) ou pas-
saporte;
VIII – projeto de pesquisa, que deverá ocupar no máximo 20
páginas digitadas em espaço duplo, em formato digital, e poderá
ser redigido em português ou em inglês.
§ 1º - Elementos comprobatórios do memorial referido no
inciso I, tais como maquetes, obras de arte ou outros materiais
que não puderem ser digitalizados deverão ser apresentados até
o último dia útil que antecede o início do concurso.
§ 2º - Não serão admitidos como comprovação dos itens
constantes do memorial links de Dropbox ou Google Drive ou
qualquer outro remetendo a página passível de alteração pelo
próprio candidato.
§ 3º - Para fins do inciso II, não serão aceitas atas de defesa
sem informação sobre homologação quando a concessão do
título de Doutor depender dessa providência no âmbito da
Instituição de Ensino emissora, ficando o candidato desde já
ciente de que neste caso a ausência de comprovação sobre tal
homologação implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 4º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados
das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que as tenham
cumprido por ocasião de seu contrato inicial.
§ 5º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das
exigências dos incisos III, IV e V, devendo comprovar que se
encontram em situação regular no Brasil.
§ 6º - O candidato estrangeiro aprovado no concurso e
indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse
se apresentar visto temporário ou permanente que faculte o
exercício de atividade remunerada no Brasil.
§ 7º - No ato da inscrição, os candidatos portadores de
necessidades especiais deverão apresentar solicitação para que
se providenciem as condições necessárias para a realização
das provas.
§ 8º - Para fins do inciso VI, ressalvado o disposto no § 9º,
serão aceitos como comprovante:
1. o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a
pessoa foi vacinada;
2. o certificado nacional de vacinação de Covid-19, dispo-
nível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão
(https://conectesus.saude.gov.br/home);
3. o certificado digital de vacinação contra a Covid-19
disponível no aplicativo Poupatempo Digital;
4. eventuais passaportes da vacina instituídos pelo Poder
Público, desde que seja possível verificar sua autenticidade.
§ 9º - Excepcionalmente, caso o candidato esteja dispen-
sado de receber vacinas contra a Covid-19 por razões médicas,
deverá apresentar documentação apta a comprovar a dispensa,
a qual será analisada pelas instâncias competentes da Universi-
dade, indeferindo-se a inscrição na hipótese de a documentação
não se prestar à dispensa pretendida.
§ 10 - É de integral responsabilidade do candidato a rea-
lização do upload de cada um de seus documentos no campo
específico indicado pelo sistema constante do link https://uspdi-
gital.usp.br/gr/admissao, ficando o candidato desde já ciente de
que a realização de upload de documentos em ordem diversa
da ali estabelecida implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 11 - É de integral responsabilidade do candidato a
apresentação de seus documentos em sua inteireza (frente e
verso) e em arquivo legível, ficando o candidato desde já ciente
de que, se não sanar durante o prazo de inscrições eventual
irregularidade de upload de documento incompleto ou ilegível,
sua inscrição será indeferida.
§ 12 - Não será admitida a apresentação extemporânea
de documentos pelo candidato, ainda que em grau de recurso.
§ 13 - No ato da inscrição, o candidato poderá manifestar,
por escrito, a intenção de realizar as provas na língua inglesa,
nos termos do artigo 45 do Regimento do IAG/USP. Os conte-
údos das provas realizadas nas línguas inglesa e portuguesa
serão idênticos.
2. As inscrições serão julgadas pela Congregação do IAG/
USP, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.
Parágrafo único – O concurso deverá realizar-se no prazo
de trinta a cento e vinte dias, a contar da data da publicação no
Diário Oficial do Estado da aprovação das inscrições, de acordo
com o artigo 134, parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
3. O concurso será realizado segundo critérios objetivos,
em duas fases, por meio de atribuição de notas em provas,
assim divididas:
1ª fase (eliminatória) – prova escrita – peso 1 (um)
2ª fase – I) julgamento do memorial com prova pública de
arguição - peso 5 (cinco)
II) prova didática - peso 2 (dois)
III) prova pública de defesa de projeto – peso 2 (dois).
§ 1º - A convocação dos inscritos para a realização das
provas será publicada no Diário Oficial do Estado.
§ 2º - Os candidatos que se apresentarem depois do horário
estabelecido não poderão realizar as provas.
§ 3º - Nos termos do art. 5º da Portaria GR 7687/2021,
é obrigatória a comprovação de vacinação contra a Covid-19
(esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço em
todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade,
III – atividades relacionadas à prestação de serviços à
comunidade;
IV – atividades profissionais ou outras, quando for o caso;
V - diplomas e outras dignidades universitárias.
PROVA DIDÁTICA
7. - A prova didática será pública, com a duração mínima de
quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre uma
aula e programa da área de conhecimento acima mencionada,
nos termos do artigo 137 do Regimento Geral da USP.
I – a comissão julgadora, com base no programa do concur-
so, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos
tomarão conhecimento imediatamente antes do sorteio do
ponto;
II – o candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação;
III – a realização da prova far-se-á 24 (vinte e quatro) horas
após o sorteio do ponto as quais serão de livre disposição do
candidato, não se exigindo dele nesse período a realização de
outras atividades;
IV – o candidato poderá utilizar o material didático que
julgar necessário;
V – se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos
em grupos de, no máximo, três, observada a ordem de inscrição,
para fins de sorteio e realização da prova;
VI – quando atingido o 60º (sexagésimo) minuto de prova, a
Comissão Julgadora deverá interromper o candidato;
VII – se a exposição do candidato encerrar-se aquém do 40º
minuto de prova, deverão os examinadores conferir nota zero ao
candidato na respectiva prova.
PROVA PRÁTICA
8. A prova prática realizar-se-á segundo o inciso I do artigo
37 do Regimento da Faculdade de Saúde Pública da USP, que
versará sobre planejamento de um trabalho em que o candidato
deverá descrever e justificar a metodologia a ser utilizada.
I - sorteio pelo candidato, na hora do início da prova, de um
ponto de lista organizada pela Comissão Julgadora, atendendo
às peculiaridades da disciplina ou conjunto de disciplinas;
II - sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de 4
(quatro) horas de duração;
III - durante 60 (sessenta) minutos, após o sorteio, o candi-
dato poderá esquematizar o plano da prova;
IV - se a modalidade da prova e o número de candidatos
o exigir, eles serão divididos em grupos de, no máximo três,
observada a ordem de inscrição, para fins de sorteio e realização
da prova, não sendo permitida a presença dos demais no local
da realização da prova.
JULGAMENTO DA 2ª FASE
9. Ao término da apreciação das provas, cada candidato terá
de cada examinador uma nota final que será a média ponderada
das notas por ele conferidas nas duas fases, observados os pesos
mencionados no item 3.
10. As notas das provas poderão variar de zero a dez, com
aproximação até a primeira casa decimal.
11. A nota obtida pelo candidato aprovado na prova escrita
irá compor a média final da segunda fase, com peso 02.
12. O resultado do concurso será proclamado pela comissão
julgadora imediatamente após seu término, em sessão pública.
13. Serão considerados habilitados os candidatos que
obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.
14. A indicação dos candidatos será feita por examinador,
segundo as notas por ele conferidas.
15.Será proposto para nomeação o candidato que obtiver o
maior número de indicações da comissão julgadora.
15. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprova-
ção em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias
Médicas do Estado – DPME, nos termos do Artigo 47, VI, da Lei
nº 10.261/68.
16. A nomeação do docente aprovado no concurso, assim
como as demais providências decorrentes, serão regidas pelos
termos da Resolução nº 7271 de 2016.
17. O docente em RDIDP deverá manter vínculo empregatí-
cio exclusivo com a USP, nos termos do artigo 197 do Regimento
Geral da USP.
18. O concurso terá validade imediata e será proposto para
nomeação somente o candidato indicado para o cargo posto
em concurso.
19. O candidato será convocado para posse pelo Diário
Oficial do Estado.
20. Maiores informações, bem como as normas pertinentes
ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados na
Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Saúde Pública
da Universidade de São Paulo, e-mail: academica@fsp.usp.br.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
EDITAL HU nº 107/2022
CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO
O Hospital Universitário da USP, na ordem de classificação
estabelecida pelo Edital 080/2022 de Resultado Final/Classifica-
ção, e face à desistência do candidato CAIO FRANCISCO CUNHA
FRAZATTO (13º) convoca CAROLINA SALDANHA NEVES HORTA
LIMA (14º) a comparecer no Serviço de Pessoal do Hospital
Universitário, situado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Cidade
Universitária – São Paulo – SP, no prazo de 5 dias úteis contados
a partir do dia útil seguinte ao da publicação do presente Edital,
no horário entre as 07:00 e as 16:00 horas para apresentação
da documentação comprobatória completa (originais e cópias)
discriminada no Edital HU 038/2022 de Abertura de Concurso
Público para a Função de MÉDICO (ÁREA DE CLÍNICA MÉDICA),
visando dar andamento à contratação pelo regime da CLT, sob
pena de ser considerado desistente do Concurso Público.
INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E
CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS
Edital nº ATAc-IAG/027/2022
ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE
TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE 01 (UM)
CARGO DE PROFESSOR DOUTOR NO DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA,
GEOFISICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE
SÃO PAULO
O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências
Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) torna
público a todos os interessados que, de acordo com o decidido
pela Congregação em sessão ordinária realizada em 22/06/2022,
estarão abertas, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, com início às
08 horas (horário de Brasília) do dia 01/08/2022 e término às
17 horas (horário de Brasília) do dia 30/09/2022, as inscrições
ao concurso público de títulos e provas para provimento de
01 (um) de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de
Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo
nº 1007475, com o salário de R$ 13.357,25 (março/2022), junto
ao Departamento de Ciências Atmosféricas, na área de conhe-
cimento Aerossóis Atmosféricos e Gases de Efeito Estufa, nos
termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e
o respectivo programa que segue:
ACA0336 - Meteorologia Ambiental: Conceitos básicos
em poluição do ar e química atmosférica. Ciclos biogeoquí-
micos. Características físico-químicas do aerossol atmosférico
e material particulado, padrões de qualidade do ar. Gases de
Efeito Estufa: ciclo do carbono, fontes e sumidouros, métodos de
medida. Modelos de dispersão de poluentes e modelos estatís-
ticos multivariados e isotópicos para identificação de fontes de
poluição do ar. Impactos atmosféricos dos poluentes.
ACA0410 - Introdução à Química Atmosférica: Mudanças
climáticas globais: ozônio estratosférico e buraco de ozônio.
Gases do efeito estufa e aquecimento global. Composição quí-
mica da atmosfera. Poluição e poluentes atmosféricos. Avaliação
dos fatores que afetam a poluição do ar. Efeitos da poluição
atmosférica: escala local, regional e global. Ciclos biogeoquími-
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terça-feira, 19 de julho de 2022 às 05:02:39
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