Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação16 Outubro 2023
464 – São Paulo, 133 (95) Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III segunda-feira, 16 de outubro de 2023
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARARAQUARA
Faculdade de Odontologia
EDITAL Nº 149/2023 – DTAd – FO/CAr – Banca Examinadora
Definitiva
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa, da Faculdade
de Odontologia do Câmpus de Araraquara, DIVULGA a compo-
sição da Banca Examinadora definitiva do concurso público de
Títulos e Provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor
Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de
Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP sob o regi-
me jurídico efetivo, referente ao Edital nº 78/2023 - DTAd – FO/
CAr, área de conhecimento “Clínica Odontológica”, junto ao
Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara, conforme segue:
MEMBROS TITULARES:
- Profa. Dra. Renata Fonseca Garcia – Professor Associado
do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da
Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP;
- Profa. Dra. Stella Kossatz Pereira – Professor Associado
do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de
Ponta Grossa - UEPG;
- Profa. Dra. Alessandra Cassoni Ferreira – Professor Adjunto
do Departamento de Odontologia da Universidade de São Judas
Tadeu - USJT.
MEMBROS SUPLENTES:
- Prof. Dr. Fabio Cesar Braga de Abreu e Lima – Professor
Assistente Doutor do Departamento de Morfologia e Clínica
Infantil da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP;
- Prof. Dr. Marcelo Giannini – Professor Titular do Departa-
mento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontolo-
gia de Piracicaba - UNICAMP.
(Processo nº 602/2022-FO/CAr).
Araraquara, 11 de outubro de 2023
Clovis Molina Júnior
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa
EDITAL Nº 148/2023 – DTAd – FO/CAr – Banca Examinadora
Definitiva
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara, DIVULGA a composição
da Banca Examinadora Definitiva do concurso público de Títulos
e Provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Assis-
tente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação
Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP sob o regime jurídico
efetivo, referente ao Edital nº 97/2023 - DTAd – FO/CAr, área de
conhecimento “Anatomia Patológica e Patologia Clínica”, junto
ao Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara, conforme segue:
MEMBROS TITULARES:
- Prof. Dr. Paulo Sérgio Cerri – Professor Titular do Departa-
mento de Morfologia e Clínica Infantil da Faculdade de Odonto-
logia de Araraquara – UNESP;
- Prof. Dr. Ricardo Della Coletta – Professor Titular do Depar-
tamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de
Piracicaba - UNICAMP;
- Profa. Dra. Denise Tostes Oliveira – Professor Associado do
Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiolo-
gia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
MEMBROS SUPLENTES:
- Prof. Dr. Eduardo Colombari – Professor Titular do Depar-
tamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia
de Araraquara – UNESP;
- Prof. Dr. Ricardo Alves de Mesquita – Professor Titular do
Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológicas da
Faculdade de Odontologia - UFMG.
(Processo nº 233/2023-FO/CAr).
Araraquara, 11 de outubro de 2023
Clovis Molina Júnior
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa
EDITAL Nº 147/2023 – DTAd – FO/CAr – Banca Examinadora
Definitiva
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara, DIVULGA a composição
da Banca Examinadora definitiva do concurso público de Títulos
e Provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Assis-
tente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação
Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP sob o regime jurídico
efetivo, referente ao Edital nº 85/2023 - DTAd – FO/CAr, área de
conhecimento “Radiologia Odontológica”, junto ao Departa-
mento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade de Odontologia
do Câmpus de Araraquara, conforme segue:
MEMBROS TITULARES:
- Prof. Dr. José Mauricio dos Santos Nunes Reis – Professor
Associado do Departamento de Materiais Odontológicos e
Prótese da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP;
- Prof. Dr. Alexandre Perez Marques – Professor Adjunto do
Departamento de Diagnóstico e Terapêutica da Faculdade de
Odontologia - UERJ;
- Prof. Dr. Wilton Mitsunari Takeshita – Professor Assistente
Doutor do Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade
de Odontologia de Araçatuba - UNESP.
MEMBROS SUPLENTES:
- Prof. Dr. Idomeo Bonetti Filho – Professor Associado do
Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de
Odontologia de Araraquara – UNESP;
- Prof. Dr. Mateus Ericson Flores – Professor Titular do Insti-
tuto da Saúde da Universidade de Passo Fundo - UPF.
(Processo nº 368/2022-FO/CAr).
Araraquara, 11 de outubro de 2023
Clovis Molina Júnior
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa
EDITAL Nº 150/2023 – DTAd – FO/CAr – Resultado e Clas-
sificação Final
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa, da Faculdade
de Odontologia, TORNA PÚBLICO o resultado e classificação
final preliminar do Concurso Público de Títulos e Provas para
provimento de 2 (dois) cargos de Professor Assistente, em RTC,
junto ao Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese,
na área do conhecimento: Prótese, objeto do Edital nº 23/2023
– DTAd - FO/CAr, realizado nos períodos de 23 de agosto de
2023 e 18 a 20 de setembro de 2023, na seguinte conformidade:
CANDIDATOS APROVADOS
NOME – CPF - Média Final – Classificação
Examinador: Prova escrita (peso 1) / Títulos (peso 2) /
Didática (peso 2) / Prova de análise e arguição do projeto de
pesquisa, do plano de atividades para a graduação e para a
pós-graduação e do plano de ações de extensão universitária
(peso 1) / Prova prática (peso 1) / Média
Filipe de Oliveira Abi Rached – 307.728.828-19 – 9,22 – 1º
Profª. Drª. Ana Carolina Pero: 9,85 / 8,66 / 10,00 / 9,5 /
9,00 / 9,38
Prof. Dr. Mauro Antonio de Arruda Nóbilo: 9,75 / 8,66 /
10,00 / 9,2 / 9,00 / 9,32
Prof. Dr. Pedro Cesar Garcia de Oliveira: 8,60 / 8,66 / 9,90
/ 9,0 / 8,00 / 8,96
Taisa Nogueira Pansani – 362.004.708-12 – 8,29 – 2º
Profª. Drª. Ana Carolina Pero: 9,65 / 6,46 / 9,80 / 9,8 / 8,50
/ 8,63
Prof. Dr. Mauro Antonio de Arruda Nóbilo: 8,20 / 6,46 / 9,00
/ 9,0 / 8,50 / 8,08
III - PAGAMENTO DA TAXA
Ao receber os documentos, a Secretaria do Programa irá
gerar o boleto bancário referente à taxa de inscrição no valor
R$50,00 (cinquenta reais), que será enviado ao candidato por
email. O não pagamento do boleto até o vencimento implicará
na eliminação da participação do candidato no processo de
seleção e este valor não será devolvido sob qualquer hipótese.
IV - REALIZAÇÃO DOS EXAMES
Os exames serão realizados entre os dias 21 e 23 de
Novembro de 2023, conforme o número de candidatos inscritos,
de forma presencial no Instituto de Ciências Biomédicas. Em
casos excepcionais, como em função do candidato se encon-
trar fora do estado de São Paulo, o processo seletivo poderá
ocorrer de forma remota, desde que seja enviada justificativa
no momento de inscrição do candidato, a ser analisada pela
Coordenadoria. Os candidatos serão informados, logo após
o final do período de inscrições, pelo e-mail indicado na sua
ficha de inscrição, sobre o dia, horário e local da apresentação
do Seminário, bem como da Prova de Interpretação de Texto
(para Doutorado e Doutorado Direto). Será obedecida, quando
possível, primeiramente a ordem de inscrição dos candidatos ao
Doutorado e Doutorado Direto e na sequência os candidatos
ao Mestrado.
V - RECURSOS
É assegurado ao candidato o direito a Recurso no prazo
de até 2 dias após a divulgação do resultado do processo de
seleção.
VI - VALIDADE DA APROVAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
A validade da aprovação no processo Seletivo para Matrícu-
la no Programa é de 180 dias corridos, a partir da homologação
do resultado pela CPG.
INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS
Edital IEB nº 008/2023
EDITAL DE ACEITAÇÃO DE INSCRIÇÃO PARA O CONCURSO
DE TÍTULOS E PROVAS, VISANDO O PROVIMENTO DE 1 (UM)
CARGO DE PROFESSOR TITULAR (REF. MS-6), em RDIDP, NO
INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DE
SÃO PAULO.
O Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros,
em sua 310ª Sessã o Ordinária realizada em 26.09.2023, nos
termos da legislaçã o em vigor, aprovou o pedido de inscriçã o
da candidata Monica Duarte Dantas para o concurso público de
títulos e provas para provimento de 1( um) cargo de Professor
Titular (Ref. MS-6), em RDIDP, claro/cargo nº 1026160, junto ao
Instituto de Estudos Brasileiros, na área de Estudos Brasileiros,
com base no programa e condiçõ es estabelecidas no Edital IEB
nº 008/2022, publicado no DOE de 26.11.2022. O pedido de
inscrição da candidata Sandra Martins Farias foi indeferido por
não atender ao requisito constante no inciso II do item 1 do
edital e por não ter sido aprovada, pelo Conselho Deliberativo, a
solicitação de inscrição como especialista de reconhecido valor,
uma vez que o pedido não recebeu votos favoráveis de dois
terços dos membros do colegiado, conforme previsto no § 1º do
Artigo 80 do Estatuto da Universidade de São Paulo.
Na mesma sessã o foram aprovados os nomes dos membros
que comporão a Comissão Julgadora: MEMBROS TITULARES: os
Professores Titulares: Flávia Camargo Toni (IEB/USP); Ana Lucia
Duarte Lanna (FAU/USP); Beatriz Gallotti Mamigonian (UFSC);
Gilberto Bercovici (FD/USP); João José Reis (UFBA). MEMBROS
SUPLENTES os Professores Titulares: Paulo Roberto Nassar de
Oliveira (ECA/USP); Antonio Alcir Bernardez Pecora (UNICAMP);
Fernanda Arêas Peixoto (FFLCH/USP); Hebe Maria Costa Mattos
Gomes de Castro (UFJF); Heloísa Maria Murgel Starling (UFMG);
José Flávio Motta (FEA/USP); Kabengele Munanga (FFLCH-USP);
Marcos Francisco Napolitano de Eugenio (FFLCH/USP); Marcus
Joaquim Maciel de Carvalho (UFPE); Maria Fernanda Baptista
Bicalho (UFF); Alfredo de Jesus Dal Molin Flores (UFRGS).
INSTITUTO OCEANOGRÁFICO
INSTITUTO OCEANOGRÁFICO
EDITAL N. 59/2023
Referente ao Edital de abertura de inscrições ao concurso
público de títulos e provas para provimento de um cargo de
Professor Doutor, referência MS-3.1, em RDIDP, claro/cargo
nº 1230298, junto ao Departamento de Oceanografia Física,
Química e Geológica, na área de conhecimento de Oceanografia
Química publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de
trinta e um de janeiro de dois mil e três.
Apresentaram inscrição, em ordem alfabética, os Doutores
Amanda Gerotto; Ana Caroline Cabral; Ana Cecília Rizzatti de
Albergaria Barbosa; Andréa da Consolação de Oliveira Carvalho;
Bianca Sung Mi Kim; Caio Cesar Ribeiro; Caio Vinicius Zecchin
Cipro; Camila Ortulan Pereira; Carlos Esteban Delgado Noriega;
Dayana Moscardi dos Santos; Fiamma Eugênia Lemos Abreu;
Iole Beatriz Marques Orselli; Laercio Lopes Martins; Letícia
Lazzari; Lígia Dias de Araujo; Luciana Saraiva Filippos; Luiz
Carlos Cotovicz Junior; Marcelo Augusto de Lira Mota; Marius
Nils Muller; Michelle Passos Araújo; Milena Ceccopieri da Rocha;
Natasha Travenisk Hoff; Paulo Alves de Lima Ferreira; Rodrigo
de Lima Sobrinho; Silvio Tarou Sasaki; Simone Bernardini; Tailisi
Hoppe Trevizani; Thays Thayanne Luz Santos; Valquiria Maria de
Carvalho Aguiar; Vitor Gonsalez Chiozzini.
A Comissão Julgadora foi composta pelos seguintes exa-
minadores: Prof. Dr. Tito Monteiro da Cruz Lotufo, Professor
Doutor no Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto
Oceanográfico da USP, que de acordo com o disposto no artigo
185 do Regimento Geral da USP, foi o Presidente da Comissão
Julgadora; Profa. Dra. Christine Laure Marie Bourotte (IGc-USP);
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Costa Matos (UFJF), Prof. Dr.
Amauri Antonio Menegario (UNESP, campus de Rio Claro), Prof.
Dr. Mauro Bertotti (IQ-USP), todos indicados pelo Conselho de
Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica e
homologados pela Congregação.
O concurso foi realizado nos dias 02, 03, 04, 05 e 06 de
outubro de 2023, nos próprios do Instituto Oceanográfico.
Apresentaram-se no ato inicial do concurso os candidatos Ana
Caroline Cabral; Bianca Sung Mi Kim; Caio Vinicius Zecchin
Cipro; Dayana Moscardi dos Santos; Fiamma Eugênia Lemos
Abreu; Laercio Lopes Martins; Lígia Dias de Araujo; Luciana
Saraiva Filippos; Natasha Travenisk Hoff; Rodrigo de Lima Sobri-
nho; Tailisi Hoppe Trevizani.
A primeira fase do concurso, de caráter eliminatório, corres-
pondeu à Prova Escrita, que foi realizada no dia 03 de outubro
de 2023. A candidata Natasha Travenisk Hoff não se apresentou.
Encerrada a prova escrita, em sessão pública foram apresenta-
das as notas consignadas aos candidatos pelos membros da
Comissão Julgadora. Os candidatos Bianca Sung Mi Kim, Dayana
Moscardi dos Santos, Fiamma Eugênia Lemos Abreu, Laercio
Lopes Martins, Lígia Dias de Araujo, Luciana Saraiva Filippos, Tai-
lisi Hoppe Trevizani obtiveram nota igual ou superior a 7,0 com
pelo menos três dos examinadores, e assim, foram consideradas
aprovados. A segunda fase do concurso foi realizada nos dias 05
e 06 de outubro de 2023.
Em decorrência das notas obtidas em todas as provas deste
concurso, nas duas fases, com cada um dos examinadores, a
Comissão Julgadora considerou os sete candidatos aprovados
no concurso.
Três dos membros da Comissão Julgadora indicaram a
Dra. Tailisi Hoppe Trevizani e dois dos membros indicaram a
Dra. Dayana Moscardi dos Santos. Desta forma, por maioria, a
Comissão Julgadora indicou a Dra. Tailisi Hoppe Trevizani para
provimento do cargo de Professor Doutor, objeto deste concurso.
O Relatório final do concurso foi homologado pela Congre-
gação do Instituto Oceanográfico da USP, em sua 426 reunião
ordinária, realizada em 10 de outubro de 2023.
3. Cópia de Documentos Acadêmicos:
f) - Histórico escolar final da Graduação;
g) - Diploma (frente e verso) ou Certificado de Conclusão da
Graduação com a data da Colação de Grau; Para título obtido
fora do país, deverá ser entregue uma cópia da tradução jura-
mentada ou documento comprobatório da validação do título no
Brasil (exceto para diplomas emitidos em inglês ou espanhol);
h) - Histórico escolar do Mestrado (candidatos ao Doutora-
do com Mestrado);
i) - Diploma ou Certificado de conclusão do Mestrado (can-
didatos ao Doutorado com Mestrado);
j) - Exemplar da Dissertação (candidatos ao Doutorado
com Mestrado);
k) - Currículo Lattes (cadastro no site do CNPq) atualizado
há no máximo 03 meses;
l) - Projeto de pesquisa a ser desenvolvido no decorrer do
curso, contendo no máximo 20 páginas, incluindo um resumo e
cronograma de atividades, obedecendo os prazos previstos pelas
Normas do Programa. Resultados preliminares, se existentes,
deverão ser incluídos no projeto.
4. Proficiência em Línguas:
m) Comprovação da Proficiência em língua inglesa para
todos os ingressantes no Programa. Para o processo seletivo,
todos os exames terão validade de 5 anos e a comprovação
deverá ser no ato da inscrição, através da obtenção do grau Sufi-
ciente emitido pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP, na prova
aplicada aos candidatos do ICB/USP, ou certificados emitidos
pelas entidades, conforme exigências abaixo:
- TOEFL IBT (Test of English as a Foreign Language – Inter-
net-based Test) = 79 e 70 pontos (Doutorado / Doutorado Direto
e Mestrado, respectivamente);
- TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institu-
cional Test Program) = 550 e 520 pontos (Doutorado / Doutora-
do Direto e Mestrado, respectivamente);
- IELTS (International English Language Testing System) =
6,0 e 5,0 pontos (Doutorado / Doutorado Direto e Mestrado,
respectivamente);
- TEAP (Test of English for Academic Purposes) = 80 e 70
pontos (Doutorado / Doutorado Direto e Mestrado, respecti-
vamente);
- Exames da Universidade de Cambridge= exigência mínima
para Mestrado (PET - Preliminary English Test - Aprovação nível
A) e para Doutorado / Doutorado Direto (FCE-First Certificate
in English - aprovação nível C); Certificate of Advanced English
(CAE) nível B2 para Doutorado e Doutorado Direto.
II – DOS EXAMES
Visando às boas práticas acadêmicas, o ICB/USP apoia a
Declaration on Responsible Research Assessment (DORA), da
qual a Universidade de São Paulo é signatária, e cujos princípios
enunciados estão disponíveis no site https://sfdora.org/. O ICB
recomenda a observação da DORA em todos seus processos
seletivos.
O processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-
-graduação em Biologia de Sistemas é constituído de três fases
para o Mestrado e três fases para o Doutorado/Doutorado
Direto, todas eliminatórias (nota de corte: 5,0). Serão aceitos
no Programa os candidatos que tiverem nota final superior ou
igual a cinco.
Mestrado: Os candidatos serão avaliados, em caráter elimi-
natório, através de Histórico Escolar da Graduação (Peso 2), Cur-
riculum Vitae (Peso 3) e de Seminário Público do Projeto (Peso 5)
a) - Histórico Escolar da Graduação; será atribuída nota de
zero a dez, e serão levados em consideração a média ponderada
do estudante, o tempo de conclusão do curso e o número de
reprovações;
b) - Curriculum Vitae (cv Lattes atualizado no ato da ins-
crição) será atribuída nota de zero a dez, sendo valorizados: a)
desempenho acadêmico durante a graduação, b) estágios pre-
gressos, atividades profissionais, atividades científicas e de pes-
quisa, c) atribuição de bolsa para realização de iniciação cien-
tífica, d) participação em eventos científicos, e e) publicações.
c) - Seminário público sobre o projeto de Pesquisa seguido
de arguição; será atribuída nota de zero a dez, e serão valori-
zados: a adequação do tema do projeto às linhas de pesquisa
do programa, revisão da literatura, objetividade da proposta,
metodologia, exequibilidade e relevância da contribuição pre-
tendida. Na arguição será avaliada a capacidade do candidato
de sintetizar a proposta e responder às perguntas. Cada candi-
dato deverá fazer uma apresentação de seu Projeto de Pesquisa,
com duração mínima de 15 minutos e máxima de 30 minutos.
Doutorado: Os candidatos serão avaliados, em caráter
eliminatório, através de: Avaliação de Curriculum Vitae (Peso 4),
de Seminário Público do Projeto (Peso 5) e de Prova de Interpre-
tação de texto em língua inglesa (Peso 1).
a) - Curriculum vitae (cv Lattes atualizado no ato da inscri-
ção) será atribuída nota de zero a dez, e serão valorizados: a)
desempenho acadêmico durante o Mestrado, b) participação em
eventos científicos nacionais e internacionais com apresentação
de trabalhos e c) publicações;
b) - Seminário público sobre o projeto de Pesquisa seguido
de arguição; será atribuída nota de zero a dez, e serão valori-
zados: a adequação do tema do projeto às linhas de pesquisa
do programa, revisão da literatura, objetividade da proposta,
metodologia, exequibilidade e relevância da contribuição pre-
tendida. Na arguição será avaliada a capacidade do candidato
de sintetizar a proposta e responder às perguntas. Cada candi-
dato deverá fazer uma apresentação de seu Projeto de Pesquisa,
com duração mínima de 15 minutos e máxima de 30 minutos;
c) - Prova de Interpretação de um texto científico apre-
sentado ao candidato em língua inglesa: será atribuída nota
de zero a dez. Alternativamente, os candidatos poderão optar
pelo exame de conhecimentos gerais em Biologia obtido no
Graduate Record Examination (GRE), General Test, promovido
pelo Educational Testing Service – ETS (www.ets.org/gre/insti-
tutions), e serão considerados aprovados aqueles que estiverem
classificados acima do percentil 70 (o resultado do exame terá
validade igual ao prazo estabelecidos pelo ETS).
Doutorado Direto: Os candidatos serão avaliados, em
caráter eliminatório, através de: Avaliação do Curriculum Vitae
(Peso 5), de Seminário Público do Projeto (Peso 4) e de Prova de
Interpretação de texto em língua inglesa (Peso 1).
a) - Curriculum vitae (cv Lattes atualizado no ato da ins-
crição); será atribuída nota de zero a dez, e serão valorizados:
a) estágio pregresso, atividades científicas e de pesquisa; b)
atribuição de bolsa para realização de iniciação científica, c)
desempenho durante a Graduação, d) participação em eventos
científicos nacionais e internacionais com apresentação de
trabalhos e e) publicações;
b) - Seminário público sobre o projeto de Pesquisa seguido
de arguição; será atribuída nota de zero a dez, e serão valori-
zados: a adequação do tema do projeto às linhas de pesquisa
do programa, revisão da literatura, objetividade da proposta,
metodologia, exequibilidade e relevância da contribuição pre-
tendida. Na arguição será avaliada a capacidade do candidato
de sintetizar a proposta e responder às perguntas. Cada candi-
dato deverá fazer uma apresentação de seu Projeto de Pesquisa,
com duração mínima de 15 minutos e máxima de 30 minutos;
c) - Prova de Interpretação de um texto científico apresen-
tado ao candidato em língua inglesa: será atribuída nota de
zero a dez. Alternativamente, os candidatos poderão optar pelo
exame de conhecimentos gerais em Biologia obtido no Gra-
duate Record Examination (GRE) General Test promovido pelo
Educational Testing Service -ETS (www.ets.org/gre/institutions),
e serão considerados aprovados aqueles que estiverem classi-
ficados acima do percentil 70 (validade do resultado conforme
estabelecido pelo ETS).
A prova será aplicada de forma remota e a (o) candidata (o)
deverá permanecer conectado (a), com a câmera e o microfone
ligados durante toda a duração da prova. A tradução da prova
deverá ser editada em Word. Ao término, a prova deverá ser
enviada em pdf, para o e-mail do programa ppg.esp@usp.br.
O candidato deverá permanecer conectado, com a câmera e
o microfone ligados, até receber o aviso, via chat, que a sua
tradução foi recebida.
Atenção: Após o início da prova, não será permitida a
entrada de candidato (a) na sala virtual. A sala será aberta com
15 minutos de antecedência.
4.1.3. - O critério para habilitação na primeira etapa do
processo seletivo será o aproveitamento de pelo menos 50%
na prova. Para os candidatos considerados por meio de ações
afirmativas, o aproveitamento será de pelo menos 30% na prova
da primeira etapa.
4.1.4. - A lista dos candidatos aprovados na primeira etapa
será divulgada até o dia 20 de dezembro de 2023 na aba ingres-
so do website do Programa de Pós-Graduação (https://www.fsp.
usp.br/pos/programas/entomologia-em-saude-publica/).
4.2. - SEGUNDA ETAPA
4.2.1. - Nesta etapa, os candidatos serão avaliados pelo
currículo e pelo projeto de pesquisa apresentados.
4.2.2. - O candidato deverá acessar o link do processo sele-
tivo: https://www.fsp.usp.br/inscricoes/login e inserir o projeto
de pesquisa, identificando em qual das linhas de pesquisa pode-
rá ser desenvolvido e sugestão de orientador (a), do dia 21 de
dezembro de 2023 até às 23h59 do dia 29 de dezembro de 2023.
4.2.3. - O projeto de pesquisa, deverá conter os seguintes
itens: Introdução, objetivos, justifcativa, metodologia, resultados
esperados, no máximo 06 (seis) páginas, incluindo as referências.
4.2.4. - Serão convocados para a terceira etapa do processo
seletivo, os candidatos habilitados cujo perfil seja condizente
com o Programa de Pós-Graduação em Entomologia em Saúde
Pública - Mestrado Profissional (ESP-MP), e com projetos de
acordo com as linhas de pesquisa do programa e com viabi-
lidade de execução. A lista dos candidatos convocados será
divulgada até o dia 08 de janeiro de 2024 na aba ingresso do
website do Programa de Pós-Graduação (https://www.fsp.usp.
br/pos/programas/entomologia-em-saude-publica/).
4.3. - TERCEIRA ETAPA
4.3.1. - Na terceira fase, os candidatos serão convocados
para arguição, que será realizada na forma virtual por meio da
plataforma Google Meet, no período de 22 de janeiro a 30 de
janeiro de 2024.
4.3.2. - Nesta fase, serão avaliados o domínio do candidato
em relação ao projeto proposto e seu compromisso para a reali-
zação das atividades do Programa, incluindo: presença nas dis-
ciplinas, presença nos horários de orientação, desenvolvimento
da pesquisa, elaboração da dissertação e indicação do produto
técnico/tecnológico gerado. Disponibilidade e compatibilidade
com vagas de orientadores também são condicionantes da
aprovação.
4.3.3. - O resultado final contendo a lista dos candidatos
aprovados no processo seletivo será divulgado até o dia 05 de
fevereiro de 2024 no website do Programa (https://www.fsp.usp.
br/pos/programas/entomologia-em-saude-publica/).
5. - REVISÃO DO RESULTADO FINAL
5.1. - O candidato poderá solicitar revisão dos resultados
finais até 48 horas após a divulgação dos mesmos, através do
e-mail: ppg.esp@usp.br.
5.2. - Em casos de vagas remanescentes, a qualquer tempo
antes da matrícula, poderá haver nova convocação para a
terceira etapa, desde que haja compatibilidade entre a linha de
pesquisa pretendida pelo condidato e a linha de pesquisa do
orientador com vaga disponível.
6. - MATRÍCULA
O candidato aprovado em todas as etapas deverá proceder
à matrícula no Programa, no início de 2024, em período a ser
confirmado na conclusão do processo seletivo. Nessa ocasião
será confirmado também o meio de entrega dos documentos.
6.1. - Para realizar a matrícula, em período a ser divulgado
posteriormente, os candidatos aprovados no processo seletivo
deverão entregar os seguintes documentos ao Serviço de
Pós- Graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr.
Arnaldo, 715 – Cerqueira César – São Paulo/SP – CEP 01246-
904 – térreo):
a. - Formulário de matrícula devidamente preenchido ((dis-
ponível no link: https://www.fsp.usp.br/pos/formularios/).
b. - 01 (uma) foto 3x4 recente (colada no formulário);
c. - Cópia do RG ou RNE, se estrangeiro. Não serão aceitos
documentos de órgãos de classe ou CNH;
d. - Cópia do CPF, caso não esteja indicado no RG;
e. - Certidão de quitação eleitoral (retirada do site do
TSE http://www.tse.jus.br/) (apenas para brasileiros nativos ou
naturalizados);
f. - Cópia da certidão de casamento (frente e verso) ou
nascimento;
g. - Cópia do comprovante de quitação com o serviço
militar (somente para brasileiros natos ou naturalizados do
sexo masculino);
h. - Cópia de diploma de Graduação ou certificado de con-
clusão do curso e de colação de grau, neste último caso o aluno
ficará com pendência da entrega do diploma;
i. - Cópia do histórico escolar da graduação. Os egressos de
programas de doutorado ou mestrado, deverão apresentar os
respectivos certificados de conclusão dos programas.
6.2. - A aceitação do diploma de Graduação apresentado
estará sujeita à observância das disposições do artigo 37 do
Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo
(http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-7493-de-27-
de-marco-de-2018).
6.3. - Todas as cópias deverão ser apresentadas juntamente
com os documentos originais.
6.4. - Candidatos fora da sede poderão encaminhar a docu-
mentação autenticada via correios.
6.5. - Candidatos de outros países poderão encaminhar a
documentação autenticada via correio. O diploma deverá ser
apresentado com o selo consular.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
ABERTURA DE EDITAL
BioS-ICB 03/2023
Programa de Pós-Graduação em Biologia de Sistemas
- áreas de concentração: Biologia Celular, Tecidual e do Desen-
volvimento, e Biologia Morfofuncional - Instituto de Ciências
Biomédicas da Universidade de São Paulo.
A Presidente da Comissão de Pós-Graduação do ICB/USP
torna público que no período de 13 a 16 de Novembro de 2023
estarão abertas as inscrições para o Exame de Seleção de candi-
datos ao Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto no Programa
de Pós-Graduação em Biologia de Sistemas. Para realizar a
inscrição, o candidato deverá enviar os documentos, em formato
pdf, para o email ppg.biosistemas@usp.br até às 15h00 do dia
16/11/2023. Serão abertas 14 vagas para o Mestrado e 14 vagas
para o Doutorado e Doutorado Direto.
I - DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO:
1. Ficha de Inscrição e Requerimento: disponíveis no site
www.biologiadesistemas.com.br/formularios
2. Cópia de Documentos Pessoais:
a) - RG. Estrangeiros deverão entregar RNE ou protocolo
com data de validade vigente e cópia do passaporte válido:
página de identificação;
b) - CPF;
c) - Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral (emiti-
da pelo site www.tse.jus.br);
d) - Certificado Militar (se for o caso);
e) - Certidão de Nascimento ou de Casamento.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
segunda-feira, 16 de outubro de 2023 às 05:06:25

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