Confiança da indústria sobe pelo 2º mês seguido, aponta FGV

O Indice de Confiança da Indústria (ICI) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) subiu 2,3 pontos em maio, para 99,7 pontos, o maior nível desde dezembro, quando atingiu 100,1 pontos.

Na média móvel trimestral, o índice avançou 1,0 ponto, após oito quedas consecutivas. “Após recuar 13 pontos entre julho e março, o ICI sobe pelo segundo mês seguido e se aproxima do nível neutro de 100 pontos”, diz Aloisio Campelo Jr., economista do FGV Ibre, em comentário no relatório.

“Houve aumento da satisfação em relação à situação corrente dos negócios, com avalições bastante favoráveis quanto ao nível atual da demanda externa. O Indice de Expectativas cresceu de forma disseminada entre os setores, mas a magnitude da alta foi influenciada ela recuperação expressiva do otimismo entre os produtores de não duráveis. No extremo oposto, a única categoria de uso a registrar aumento do pessimismo no mês é a de bens duráveis, uma cautela que está diretamente relacionada ao aumento gradual das taxas de juros”, detalha o economista.

Em maio, houve alta da confiança em 12 dos 19 segmentos industriais monitorados pela Sondagem. O Indice Situação Atual (ISA) avançou 1,6 ponto, para 100,4 pontos. O Indice de Expectativas (IE) subiu 3,0 pontos para 99,0 pontos. Ambos retornam ao maior nível desde dezembro de 2021.

Entre os quesitos que integram o ISA, o melhor desempenho ocorreu no indicador que mede a percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios, com alta de 5,1 pontos, para 103,7 pontos, maior nível desde outubro (106,2 pontos).

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT