Consumo consciente: Uma alternativa para o Desenvolvimento Sustentável

AutorCassiane Chais - Claralucia Prates Machado - Alexandra Mazochi Scopel - Deonir De Toni
CargoMestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul - Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul - Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul - Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Páginas59-75
Revista Global Manager
V. 13, N. 2, 2013
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
CONSUMO CONSCIENTE:
UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Cassiane Chaisa, Claralucia Prates Machado b, Alexandra Mazochi Scopel c, Deonir De
Tonid.
a Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul. cassichais@gmail.co m.
b Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul. claramachado9@g mail.com
c Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul. alemscopel@gmail.co m
d Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. dtoni2@ucs.br
Informações de Submissão
Autor Correspondente Cassiane Chais,
endereço: Rua Benjamin Constant
Passo Fundo - RS - CEP: 99010130.
Recebido em: 26/10/2013
Aceito em: 10/12/2013
Publicado em: 16/12/2013
Resumo
A utilização desenfreada dos recursos naturais disponíveis está
fazendo com que alguns destes recursos se tornem escassos em
pouco tempo. Sabendo que sem eles a humanidade pode não
existir o ser humano começa a se preocupar com a sua
preservação. Dessa for ma essa pesquisa buscou identificar quais
são os atores que podem auxiliar na tarefa de tornar o consumo
um ato consciente e responsável e quais são as estratégias que
governo, organizações e sociedade necessitam realizar para que o
ser humano possa alcançar a geração do desenvolvimento
sustentável, bem como qual o papel do marketing nesta seara.
Para tanto foi r ealizado um estudo bibliográfico utilizando livros,
periódicos clássicos e da atualidade, bem como a análise de
evidências. Os achados deram conta que a partir de ações
definidas, cada elo deve fazer sua parte e assim, atuando
coletivamente contra o consumo descontrolado, utilizando a
educação ambiental principal mente com crianças e jovens, talvez
as futuras gerações possam compreender o quanto o consumo
consciente acarreta um desenvolvimento sustentável do planeta.
The use unbridled natural resources is causing some of these
resources become scarce soon. Knowing that without them
humanity can not exist the human begins to worry about its
preservation. Thus, this research sou ght to identify those actors
who can assist in the task of making the consumer a conscious
and responsible and what are the strategies that government,
organizations a nd so ciety need to realize that human beings can
achieve the generation of sustainable development, well as the
role of marketing in this matter. Therefore we cond ucted a
bibliographic study using books, per iodicals classics and today,
as well as analysis of evidence. The findings have realized that
from ac tions defined, it is necessary that everyone do their part
and thus acting collectively against excessive and uncontrolled,
using environmental education mainly with children and young
people, perhaps future generations can understand the as
conscious consumption entails sustainable development o f the
planet.
Palavras-chave
Consumo Consciente. Marketing verde.
Governo. Empresas. Sociedade.
Keywords
As palavras-chave em inglês.
Revista Global Manager v. 13, n. 2, p. 59-75, 2013
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1 INTRODUÇÃO
O ser humano está se deparando com a necessidade de rever seus conceitos em relação
ao meio natural em que vive, está compreendendo que sem atitudes com consciência e
respeito para com a natureza e com o próximo não poderá chegar ao tão almejado
desenvolvimento sustentável. Esse tema tão debatido na sociedade consumista atual procura
atentar a sociedade da importância da preservação, da responsabilidade social, e do consumo
consciente (PANAROTTO, 2008).
O consumo consciente pode ser entendido como um consumo que preze pelas riquezas
naturais e que não leva em consideração somente esta geração e sim as gerações futuras. Esse
tipo de consumidor também é preocupado com o descarte correto do lixo que produz dessa
forma seu consumo é considerado um consumo sustentável, ou até mesmo um consumo verde
(SILVA; GÓMEZ, 2011).
Neste sentido este artigo busca identificar os diferentes atores e como estes podem
atuar na conscientização da importância de uma sociedade sustentavelmente desenvolvida.
Assim o governo, as organizações, o marketing e a sociedade são os principais atores do
processo de conscientização para uma sociedade mais sustentável.
As organizações têm papel fundamental na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Seu papel principal pode ser destacado como a prática da responsabilidade social, ou seja, não
basta estar preocupados apenas com o capitalismo desenfreado, mas sim na geração de novas
tecnologias que possam garantir renda e que mantenham os recursos naturais preservados
(TÓDERO; MACKE; BIAZUS, 2011).
O marketing, por sua vez, naturalmente procura estimular os desejos de consumo,
porém, para Parente (2000) o marketing e em especial a propaganda, pode provocar dois
efeitos sobre um mesmo produto: alavancar um maior número de consumidores para o
produto; e “criar” necessidades nas pessoas para o consumo daquele produto em específico.
Neste mesmo sentido, Hammes (2004) afirma que a cada dia, um novo produto é lançado no
mercado e o marketing encarrega-se de torná-lo atraente e necessário. É nesta tarefa que o
marketing verde pode contribuir para que sejam difundidos hábitos de compra saudáveis e
conscientes na população.
O governo deve investir seu potencial em pesquisas científicas, na educação
ambiental, na formulação de leis, na fiscalização do cumprimento das normas existentes, no
incentivo fiscal e econômico para organizações éticas e sustentáveis, e na conscientização da

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