Considerações Gerais

AutorClaudio Camargo Penteado
Páginas43-47

Page 43

O Uruguai possui aproximadamente 3.432.000 (três milhões, quatrocentos e trinta e dois mil) habitantes, sendo que 1.581.000 (hum milhão, quinhentos e oitenta e um mil) vivem em Montevidéu, sua capital, cujo território é de 176.215 km².

Só para se ter uma idéia comparativa, basta lembrar que o Estado de São Paulo ocupa uma área de 248.808 km² e tem mais de 40.442.795 (quarenta milhões, quatrocentos e quarenta e dois mil, setecentos e noventa e cinco) habitantes, ou seja, o Uruguai territorialmente corresponde a aproximadamente 71% (setenta e um por cento) do Estado de São Paulo e em termos de população aproximadamente 8,5% (oito vírgula cinco por cento).

O PIB atual do Uruguai é de US$ 34 bilhões, sendo que 91% da população vive em zona urbana e 9% em zona rural.

A população uruguaia teve origem européia (cerca de noventa por cento), especialmente de espanhóis, sendo daí a razão do idioma oficial do país (castelhano), tendo tido também influência de italianos e em número menor de ingleses, franceses e alemães.

A escassa população indígena foi absorvida, desde o princípio, pelos conquistadores espanhóis.

Page 44

O país não possui atualmente problemas sociais, merecendo destaque o fato de que é um dos países onde se registra a menor taxa de analfabetismo da América do Sul e também possui uma das mais altas percentagens de universitários do mundo, o que lhe traz um reconhecido prestígio internacional.

A tranqüilidade do meio social permite ao Uruguai oferecer um marco destacável na questão da segurança, uma vez que os índices de violência contra as pessoas e os bens são praticamente nulos.

A educação, seja primária, secundária ou universitária, é oferecida gratuitamente pelo Estado, sendo somente obrigatório o curso primário.

Devido à sua localização geográfica, o Uruguai, contando ainda com uma vasta rede de comunicação, além de uma política de incentivos ao desenvolvimento de zonas francas, certamente está fadado a ser um dos mais importantes centros de prestação de serviços e ponto de apoio às mais diversas operações comercias e industriais do Cone Sul.

Além disso, e em reforço a essa tendência, é importante observar que embora a moeda oficial no Uruguai seja o Peso uruguaio, é expressamente permitida a utilização de qualquer outra moeda na contratação de qualquer tipo de negócio.

Essa flexibilidade é atrativa internacionalmente e permite que legalmente se realizem negócios em outras moedas, contando com a certeza de que a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT