A construção dos Fóruns de supervisão de estágio em serviço social

AutorReginaldo Guiraldelli - Janaina Loeffler de Almeida
CargoUniversidade de Brasília (UnB) - Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso (SEPLAN)
Páginas395-402
395
R. Katál., Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 395-402, out./dez. 2016
A construção dos Fóruns de supervisão de estágio em
serviço social
Recebido em 11.03.2016. Aprovado em 15.08.2016.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
A construção dos Fóruns de supervisão de estágio em serviço social
Resumo: Este artigo apresenta reflexões acerca da construção e fortalecimento dos Fóruns de Supervisão de Estágio como espaços
político-formativos de interlocução, articulação, resistência e luta do Serviço Social brasileiro em defesa de uma formação crítica, pública,
laica, presencial, democrática e de qualidade. Aborda o Fórum como um dos espaços estratégicos de organização e participação política
da categoria, que contribui para o processo de formação continuada e de debates sobre estágio supervisionado. Com base em dados
obtidos nos Fóruns realizados na regional centro-oeste, 2013-2014, são apresentados impasses e desafios para a consolidação dos
fóruns, sinalizando a necessidade de estratégias coletivas, diante das adversidades postas na contemporaneidade que incidem na
formação e exercício profissional.
Palavras-chave: Serviço Social. Formação profissional. Estágio. Fórum.
The Construction of Internship Supervision Forums in Social Work
Abstract: This article reflects on the construction and strengthening of Internship Supervision Forums as political-educational spaces
for interlocution, articulation, resistance and struggle in Brazilian social work, in defense of critical, public, secular, classroom-based,
democratic and quality education. It addresses supervision forums as one of the strategic spaces for political organization and participation
for social workers, which contributes to the process of continuing education and debates about the supervised internship. Based on data
obtained from Forums conducted in the Midwestern region, 2013-2014, the paper presents impasses and challenges to the consolidation
of forums, indicating the need for collective strategies, considering the current adversities to professional education and exercise.
Keywords: Social Service. Professional Education. Internship. Forum.
Reginaldo Guiraldelli
Universidade de Brasília (UnB)
Janaina Loeffler de Almeida
Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso (SEPLAN)

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT