O Consumidor Fluido

AutorChristiane Ogg Costa
CargoProfessora efetiva da Universidade Tecnológica do Paraná, no curso de Design Leciona as disciplinas de Projeto de produto e Modelos e protótipos, orienta trabalhos de graduação e desenvolve pesquisa. Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1984. Especialização em Marketing pela FAE em 1985, em Design de Embalagens na UFPR em ...
Páginas36-48
DOI:10.5007/1984-8951.2011v12n100p36
O consumidor fluído
The fluid consumer
Christiane Maria Ogg Nascimento Gonçalves Costa
1
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir as mudanças na cultura de consumo,
considerando a pluralidade e a variabilidade de características, necessidades e
anseios dos indivíduos e grupos sociais que marcam o cenário atual. Considerando
a importância e a responsabilidade do design na construção da cultura material,
através da (de)codificação de artefatos pretende-se avançar na compreensão da
importância do reconhecimento das limitações impostas pela fragmentação de
códigos culturais que geram incertezas, mas também oportunidades para projetos
compartilhados, propondo novas formas de comunicação entre o designer e o
consumidor.
Palavras-chave: Design cooperativo. Projeto compartilhado. Colaboração.
ABSTRACT
This article‟s goal is to discuss the changes in the consumer culture, considering the
plurality and variability in individual and social groups‟ wishes, n eeds and
characteristics that outstand in the present scenario. Regarding Design‟s importance
and responsibility in the making of the material culture through artifacts‟
(de)codification, this paper intends to go further in understanding the importance of
recognizing the limitations imposed by cultural codes fragmentation which generates
uncertainty but yet opportunities to shared projects, proposing new forms of
communication between designer and consumer.
Keywords: Cooperative design. Shared Project. Collaboration.
1 Professora efetiva da Universidade Tecnológica do Paraná, no curso de Design Leciona as
disciplinas de Projeto de produto e Modelos e protótipos, orienta trabalhos de graduação e
desenvolve pesquisa. Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1984.
Especialização em Marketing pela FAE em 1985, em Design de Embalagens na UFPR em 1994, e
Mestrado em Inovação tecnológica pelo CEFET - PR, 2002. Em 1998 iniciou a Ogg Design, atuando
no desenvolvimentos de produtos, consultoria e gestão de design. christianeogg@gmail.com
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT