Consumo de mídia: o fator digital

AutorPedro Mizukami - Jhessica Reia - Joana Varon
Páginas23-47
1.1 Adoção da tecnologia digital
1.1.1 Equipamentos digitais
O crescimento econômico e a redução da desigualdade econômica resultaram
em um aumento no poder de compra do cidadão brasileiro médio, o que permi-
tiu um maior consumo de bens duráveis, incluindo equipamentos de tecnologia
mais avançada (televisores, celulares e PCs).
Os televisores foram os dispositivos de conteúdo de mídia mais difundidos
no Brasil em 2011, sendo encontrados em 98,3% dos domicílios. Os rádios tam-
bém estiveram amplamente presentes, especialmente se considerarmos que o
número de rádios por domicílio não inclui a recepção de transmissões de rádio
em carros, celulares e PCs. Enquanto a proporção de rádios e televisores tem
se mantido praticamente inalterada ao longo dos últimos anos, o número de
PCs tem crescido substancialmente; mesmo assim, eles ainda foram os equi-
pamentos menos difundidos entre esses dispositivos, sendo encontrados em
apenas 45% dos domicílios em 2010 (Tabela 2, a seguir).
1.1.2 Plataformas
Ao mesmo tempo que o rádio e a televisão terrestres ainda são as principais
plataformas de mídia no Brasil, têm ocorrido mudanças na distribuição da au-
diência devido ao crescimento do acesso à TV por assinatura, à Internet e, de
forma bem menos substancial, à TV digital.
A contratação de TV por assinatura (via cabo ou satélite) cresceu bastante
durante o ano passado (consulte a seção 5). Em novembro de 2011, a recepção
via Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura
via Satélite (DTH, Direct-to-Home) foi responsável por 55% das assinaturas, a
recepção via Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais (MMDS,
Multipoint Multichannel Distribution System) por 2%, e a recepção via cabo por
43%11. O mercado de TV por assinatura está fortemente concentrado e é do-
11 IBGE, Censo Demográf‌i co, 2010.
1. CONSUMO DE MÍDIA: O FATOR DIGITAL
24
MAPEAMENTO DA MÍDIA DIGITAL NO BRASIL
Tabela 2.
Proporção de domicílios com equipamentos TIC, 2005-2011
2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
No DO
(’000) % DO No DO
(’000) % DO No DO
(’000) % DO No DO
(’000) % DO No DO
(’000) % DO No DO
(’000) % DO No DO
(’000) % DO
TV 49.393 91,3 51.554 92,8 53.137 94,2 55.412 97,0 56.381 97,8 57.048 98,1 57.665 98,3
Rádios 47.553 87,9 48.720 87,7 49.527 87,8 50.670 88,7 49.290 85,5 49.778 85,6 n/d n/d
PCs 10.008 18,5 12.277 22,1 14.948 26,5 17.823 31,2 18.620 32,3 20.295 34,9 26.398 45,0
Nota: DO: domicílios; n/d: não disponível.
Fonte: Cálculos efetuados por editores do MDM com base em dados da International Telecommunication Union (ITU), 2013.

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