Crédito de carbono negociado na China atinge maior valor em 4 meses

Os contratos de dióxido de carbono negociados na China atingiram os maiores valores em quatro meses na última segunda-feira, à medida que as empresas do país correm para comprar crédito e cumprir suas metas de emissão do gás poluente.

De acordo com dados oficiais, o preço do contrato mais ativo saltou 5,4% em relação ao dia anterior, fechando em 49,18 yuans (US$ 7,71) por tonelada, depois de atingir a máxima intraday a 51,33 yuans. Trata-se do maior valor desde o fechamento em 24 de agosto, a 50,20 yuans.

Para a economista-chefe da Natixis, Alicia Garcia Herrero, o preço do carbono é crucial para as promessas de mudança climática da China.

Ela lembra que um dos principais mecanismos para alcançar o pico de emissões de gases do efeito estufa até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2060 foi a criação de um esquema de comércio de emissões de crédito (ETS, na sigla em inglês) em todo o país, desde julho deste ano.

“O tamanho do mercado nacional de ETS na China é um ponto forte, pois se tornou o maior do mundo desde o primeiro dia de operação, podendo comercializar aproximadamente 4 bilhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono por dia, mais do que o dobro da permissão de carbono no ETS negociados no mercado da União Europeia, que está em vigor há 16 anos”, observou em relatório.

Alicia observa, porém, que “tamanho não é tudo o que importa”. “Na...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT