A criatividade como berço e forca da competitividade de uma indústria de grande porte em caxias do sul: um estudo de caso no setor de estratégia da empresa alfa

AutorLucas Taufer - Rafael Perini - Ulisses Bisinella
CargoMestrando em Administração pela UFRGS Especialista em Administração pela FSG - Mestre em Administração pela FSG. Coordenador de Pós-Graduação e Professor de Graduação e Pós- Graduação na FSG - Doutorando em Filosofia pela PUC-RS. Mestre em Filosofia pela PUC-RS. Professor de Graduação e Pós- Graduação na Faculdade LaSalle Caxias
Páginas100-121
Revista Global Manager
V. 15, N. 2, 2015
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
A CRIATIVIDADE COMO BERÇO E FORCA DA COMPETITIVIDADE DE UMA
INDÚSTRIA DE GRANDE PORTE EM CAXIAS DO SUL: UM ESTUDO DE CASO NO
SETOR DE ESTRATÉGIA DA EMPRESA ALFA
CREATIVITY AS CRADLE AND FORCE OF THE COMPETITIVENESS OF A
LARGE INDUSTRY IN CAXIAS DO SUL: A CASE STUDY IN THE SECTOR
STRATEGY OF THE ENTERPRISE ALPHA
Lucas Taufer
a
, Rafael Perini
b
, Ulisses Bisinella
c
a Mestrando em Administração pela UFRGS Especialista em Administração pela FSG. lucastaufer@mail.com
b Mestre em Administração pela FSG. Coordenador de Pós-Graduação e Professor de Graduação e Pós-
Graduação na FSG. rafael.perini@fsg.br
c Doutorando em Filosofia pela PUC-RS. Mestre em Filosofia pela PUC-RS. Professor de Graduação e Pós-
Graduação na Faculdade LaSalle Caxias. ulissesbisinella@yahoo.com.br
Informações de Submissão
Autor correspondente: Lucas Taufer
,
endereço:
Avenida Fênix, 164, b airro
Cruzeiro, Caxias do Sul, RS. CEP:
95076/580
.
Recebido em:
09/09/2015
Aceito em
: 11/12/2015
Publicado em: 31/
12/2015
Resumo
O presente trabalho constitui um estudo sobre a relação entre
criatividade e competitividade em uma indústria de grande porte de
Caxias do Sul. As hipóteses de que a inovação é fundamental para a
competitividade e que sem criatividade não há inovação, culminam
na necessidade de investigação sobre os ambientes de trabalho e seu
clima voltado à criatividade. Acordando as premissas com o
panorama econômico do contexto analisado, se tem a importância do
entendimento da exi stência dos fenômenos (perda de competitividade
da indústria de grande porte e inexistência de ambiente e clima de
trabalho propício à criatividade) e de suas possíveis relações. O
estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa que
delineou a pesquisa, trouxe como resultados a não observação de
relação direta entre os fenômenos, mas comprovou a existência dos
dois no seu contexto.
Abstract
This study brings an inquiry about t he relationship between creativit y
and competitiveness of a large industry in Caxias do Sul. The
hypothesis of that innovation is the key to competitiveness and that
without creativity there is no innovation, goes on in the need for
research on the desktop, and its climate facing creativity. Waking the
premises with the economic outlook of the analyzed context, it is the
importance of understanding the existence of phenomena (the largest
industry lost competitiveness and environment of absence and work
climate conducive to creativity) and their possible relationships. The
case study with a qualitative and quantitative approach that outlined
the research, brought as a result the non-
observation of direct
relationship between the phenomena, but confirmed the existence of
both in context.
Palavras-
chave
Criatividade. Inovação. Competitividade.
Estratégia corporativa
.
Keywords
Creativity. Innovation. Competitiveness.
Corporate Strategy
.
Revista Global Manager v. 15, n. 2, p. 100-121, 2015.
101
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho constitui um estudo sobre a relação entre criatividade e
competitividade em uma indústria de grande porte de Caxias do Sul. As hipóteses de que a
inovação é fundamental para a competitividade e que sem criatividade não há inovação,
culminam na necessidade de investigação sobre os ambientes de trabalho e seu clima voltado
à criatividade. Acordando as premissas com o panorama econômico do contexto analisado, se
tem a importância do entendimento da existência dos fenômenos (perda de competitividade da
indústria de grande porte e inexistência de ambiente e clima de trabalho propício à
criatividade) e de suas possíveis relações.
O município de Caxias do Sul registrou em 2015 retração de 9,5% em sua atividade
econômica, sendo que, apenas o setor industrial, o qual é responsável por 53,4% da economia
da cidade, acumula queda no período de 11,2%, conforme o índice de desempenho industrial.
(CIC, 2015). A tendência também é observada pelo número de postos de trabalho fechados no
ano para a indústria, que, de acordo com o mesmo informe, foi de 5018 vagas. (CIC, 2015).
A realidade também se estende ao contexto nacional, como demonstram os
apontamentos do IEDI (2014). Desde 2008, o setor apresenta 5% de recuo acumulado e se
colocam três os problemas centrais que constituem este cenário: os elevados custos internos, a
baixa produtividade e a baixa capacidade de inovação. (IEDI, 2014, grifo dos autores). No
índice global de inovação composto por 143 países, o Brasil aparece em 61º no quadro geral,
e, no subitem de eficiência em inovação, não passa do 71º lugar. (CORNELL; INSEAD;
WIPO, 2014).
Neste sentido, pode-se entender, que, pelo menos de certa forma, a inovação influencia
a competitividade das organizações no setor industrial. Considerando a hipótese de que, por
sua vez, a criatividade como fator crucial para a inovação, face ao atual panorama econômico
do setor industrial em Caxias do Sul em 2014, pesquisou-se a partir da questão: qual a relação
entre criatividade e competitividade de uma indústria de grande porte em Caxias do Sul?
Decorrente da proposta, de se analisar a relação entre criatividade e competitividade
em uma indústria de grande porte em Caxias do Sul, foram etapas da pesquisa, por meio de
um estudo de caso com abordagens qualitativa e quantitativa, analisar o ambiente de trabalho,
no que diz respeito à criatividade, no setor de Estratégia de uma indústria de grande porte,
denominada empresa Alfa; analisar o clima para a criatividade, no que diz respeito às
barreiras e estímulos, no mesmo local; e, analisar a competitividade da empresa Alfa no ano
de 2014.

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