Cultura, patrimonialização e desigualdade no brasil e na áfrica austral

AutorAntonio Evaldo Almeida Barros
CargoLicenciatura em História e Filosofia
Páginas43-64
CU
L
T
U
R
A
,
P
A
T
R
I
MO
N
I
A
L
I
ZA
ÇÃO
E
D
E
S
I
G
U
A
L
D
A
D
E
N
O
BR
A
S
I
L
E
N
A
Á
FR
I
CA
AUSTRAL
Antonio Evaldo Almeida Barros1
Resumo
O artigo enfoca o Bumba-meu-boi do Maranhão, a Zulu Dance de Kwazulu-
-Natal, África do Sul e a Timbila de Inhambane, Moçambique e o universo
social e cultural no qual estão inseridos. Enfatiza as conexões entre patrimônio
e educação, patrimônio e cidadania, Estado e cultura. Teórica e epistemolo-
gicamente, parte do reconhecimento de algo comumente olvidado: o fato de
que África e os estudos africanos influenciaram o pensamento dos principais
intelectuais e as formulações teóricas sobre as quais operam as Ciências Sociais
e Humanas contemporâneas. Parte de pesquisa bibliográfica e documental e se
estrutura na interface entre estudos africanos, epistemologias do sul e perspec-
tivas da análise social que enfatizam, no estudo da cultura, questões referentes
a mudanças, conflitos, contradições e desigualdades sociais. Entende que apro-
fundar estudos acerca de repertórios e produtos culturais, numa perspectiva
comparativa e cruzada Sul-Sul, poderá contribuir para a compreensão das rela-
ções entre Estado, Cultura e Políticas Públicas.
Palavras-chave:
Cultura, patrimônio, desigualdade, políticas culturais, educa-
ção, cidadania.
1 Li cenciatura e m História e Filosofia, Doutor em Estudos Étnicos e A fricanos pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor Adjunto do Curso de Estudos
Africanos e Afro-Brasileiros na Universidade Fed eral do Maranhão (UFMA) e
Professor Adjunto d o Departamento de História e Geo grafia da Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: antonio evaldoab@gmail.com / Endereço:
Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Centro Pedagógico Paulo Freire -
Coordenação do Curso de Estudos Africanos e Afro- B rasileiros, T érreo, Av. dos
Portugueses, 1 966 - Vila Bacanga, São Luís - M A. CEP: 65080-805; Universidade
Estadual do Maranhão - UEMA: Cidade Universitária Paulo VI, Av. Lourenço Vieira
da Silva, nº 1000 - Bairro: Jardim São Cristo vão, São Luís - MA. CEP 65055-310.
Artigo recebido em: 23/01/2018. Aprovado em: 06/04/2018.
Antonio Evaldo Almeida Barros
CULTURE, PATRIMONIALIZATION AND INEQUALITY IN
BRAZIL AND SOUTHERN AFRICA
Abstract
This research focuses on the Bumba-meu-boi of Maranhão, the Zulu Dance of
Kwazulu-Natal, South Africa an d Timbila of Inha mbane, Moza mbique, a nd the
social and cultural universe in which these repertories and cultural modalities
are inserted. It emphasizes the connections between patrimony and education,
patrimony and citizenship, state and culture. Theoretically and epistemologi-
cally, part of the recognition of something commonly forgotten: t he fact that
Africa and Afri can studies have profoundly influenced the thinking of the main
intellectuals and the theoretical formulations on which the contemporary social
and human sciences operate. Thus, starting from a bibliographical and docu-
mentary research, the work is structured in the interface between the African
studies, the epistemologies of the south and perspectives of the social analysis
that emphasize, in the study of the culture, the questions referring to the so-
cial change, conflicts, contradictions and inequalities. The deepening of stu-
dies about cultural repertoires and products, in a comparative and cross-South-
-South perspective, could contribute significantly to th e understanding of the
relations between State, Culture and Public Policies.
Key words: Culture, heritage, inequality, cultural policies, education, citi-
zenship.
1 INTRODUÇÃO
Resultado de reivindicações de diversos setores sociais, par-
ticularmente, dos sujeitos envolvidos com sua produção, os bumbas
do Maranhão receberiam, em 2011, do Instituto do Patrimônio His-
tórico e Artístico Brasileiro (IPHAN), o título de Patrimônio Cultu-
ral do Brasil. Na perspectiva do IPHAN, o Bumba-boi do Maranhão
constituiria um bem cultural de grande relevância para a história, a
memória e a identidade do povo brasileiro. Em processo similar ao
ocorrido com os bumbas da terra de O Mulato (1881), de Aluízio
Azevedo, e de Os tambores de São Luís (1975), de Josué Montello,
formas de Zulu Dance, pr esente em tantos momentos da vida, como
aqueles das comemorações e rituais a exemplo dos funerais, de
homens e mulheres da África do Sul, como Madiba (Nelson Madela,
1918-2013), e de Timbila, um tipo de orquestra popular de Moçam-
bique, cujos festivais não raro homenageiam as lutas de seus povos
e líderes como Samora Machel (1933-1986), vêm sendo tomadas
pelas políticas estatais e gover na mentais desses países como Patri-
mônio Cultural.
42

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT