Das 50 obras de transporte urbano, apenas uma está pronta

SP, Salvador e Manaus tiveram todos os projetos de mobilidade para a Copa cancelados; Rio é bem avaliadoPaulo Celso Pereirapaulo.celso@bsb.oglobo.com.brLegado. No Rio, a TransCarioca vai ligar o aeroporto do Galeão à BarraNida Rego/17-06-2013BRASÍLIAJunho de 2013 deveria ser um mês épico para a presidente Dilma Rousseff. Pela promessa feita ainda no governo Lula, em 2010, a presidente estaria a esta altura inaugurando três grandes obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014: o VLT de Fortaleza e um BRT e um corredor viário em Porto Alegre. Com essas obras, já estariam em funcionamento 47 das 50 obras planejadas para as cidades durante a Copa, faltando apenas o BRT e o Monotrilho de Manaus e um corredor viário no Recife. A realidade, no entanto, é oposta. Três anos depois do definir a matriz de responsabilidade entre estados, municípios e o governo federal para o programa, uma das 50 intervenções está pronta - um terminal de metrô em Recife, a menor obra prevista para a cidade.Das 12 capitais que receberiam obras da Copa, apenas Rio, Belo Horizonte e Recife mantiveram o planejamento original para a mobilidade urbana e já trabalham em todas as intervenções previstas. Em Fortaleza, todos os projetos foram mantidos, mas o ritmo é muito mais lento e em alguns a prefeitura ainda está na etapa de desapropriações e as obras nem começaram. O Rio é bem avaliado pelo Governo Federal. A única intervenção prevista para a Copa é a TransCarioca, o BRT que ligará o Aeroporto do Galeão à Barra, passando pela Penha. Trata-se do maior...

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