Decálogo dos Advogados por Hélio Apoliano Cardoso

AutorHélio Apoliano Cardoso
Páginas11-12

Page 11

  1. ) Um advogado nunca deve brigar com o Juiz.

  2. ) Um advogado sincero e ilustrado prepara pela discussão o que o Juiz completa pela decisão.

  3. ) Um advogado nunca pode ser surpreendido. Nunca faz uma pergunta que não possa responder. Deve estar totalmente preparado.

  4. ) Um advogado logo aprende que as testemunhas têm um costume estranho de aparecer nos lugares, quando desejadas ou não desejadas.

  5. ) Um advogado que se apresenta para um caso com falhas em seu sumário, logo descobre seu dinheiro e os clientes vazando pelas aberturas.

  6. ) Um advogado deve ser campeão dos direitos do indivíduo, defensor das instituições e das leis.

  7. ) Um advogado que perde a calma, perde a causa, qualquer causa.

  8. ) Um advogado deve usar linguagem elevada e cortês, desprovida de agressividade, revelando, com isso, nobreza de sentimentos e superioridade de conduta.

  9. ) Um advogado moderno não pode mais confinar-se na doutrina e no contraditório. Ao lado desse direito estático, ele tem, forçosamente, que estudar o Direito em ação, que é a jurisprudência.

  10. ) Um advogado deve ter, como único árbitro de seus deveres: a própria consciência, sem esquecer que lida com a liberdade e com o patrimônio econômico ou moral do cliente que nele confia.

Page 12

O Judiciário...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT