Definições

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas123-138

Page 123

A palavra patologia deriva da união de duas palavras gregas: pathos e logos que significam ordenadamente: doença e estudo ou razão. A patologia é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. No caso da engenharia civil, a patologia significa o estudo das anomalias relacionadas à deterioração das edificações.

De acordo com AURÉLIO (1988), patologia é:

...ramo da medicina que se ocupa da natureza e das modificações estruturais e/ou funcionais produzidas por doenças no organismo.

Analogamente, na área de engenharia civil o termo começa a ser utilizado concomitante à necessidade que adquiriu importância fundamental no final do século XX e início do século XXI, da inspeção e manutenção predial das edificações.

Page 124

O estudo das doenças nas edificações, tal como nos seres humanos, pode ser congênito, como por exemplo, problemas oriundos de projeto, da fase do processo executivo ou da especificação indevida de materiais, ou aparecer com o passar do tempo devido à ausência de manutenção ou uso inadequado.

Percebe-se uma falta de conhecimento da população em geral sobre a possibilidade de problemas que uma edificação pode apresentar e sobre a importância de se inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias da construção de forma rotineira, tal como se recomenda para o corpo humano.

Dentro desta premissa, torna-se importante definir outros termos correlatos à área médica:

· Terapia: é a ciência que identifica o tratamento e forma de cura de determinada doença.

· Profilaxia: consiste no estudo de medidas necessárias para prevenir o aparecimento das patologias.

· Sintoma: consiste em qualquer manifestação ou fenômeno diferenciado que pode ser detectado por uma série de testes e análises.

· Diagnóstico: é o entendimento do problema, detectando-se sua causa e origem.

· Anamnese: identificação e estudo acerca do princípio e evolução de uma patologia.

Os problemas edilícios começam a ser abordados, assim como a necessidade de verificação e estudo das questões com abrangência em todas as etapas do processo construtivo, desde o projeto, execução, qualidade dos materiais, até o uso.

Page 125

Figura 4.1 - Esquema da interrelação das etapas de um processo construtivo.

PROJETOS

Para a construção de uma edificação são necessários diversos projetos. Usualmente, a partir do projeto arquitetônico são desenvolvidos os demais projetos, tais como projeto estrutural, de fundações, de instalações elétricas, de gás, de esgoto sanitário e plu-vial, de instalação telefônica, antena, sonorização, e outros mais. Sua confecção deve ser realizada de forma integrada, devendo sempre ser supervisionados por um responsável pelo projeto global, pois os projetos não devem ser realizados separadamente, sem uma visão do conjunto e sem a análise das interferências de um projeto sobre o outro. Há uma falta de coordenação entre os diversos projetos, levando a erros e a adaptações durante a fase de execução, gerando conflitos e problemas posteriores.

Deve haver coordenação adequada de projetos, com detalhamentos criteriosos, associados à especificação de materiais e a um caderno de encargos.

Page 126

As soluções adotadas na etapa de projeto têm amplas repercussões em todo o processo da construção e na qualidade do produto final.

MÃO DE OBRA

A mão de obra no Brasil é deficiente e não tem formação específica. Os profissionais que atuam na execução das obras, em geral, executam os serviços pelo aprendizado na vida prática, sendo, portanto, um aprendizado empírico.

Para que se prepare a força de trabalho de forma adequada seria necessário que se implementasse, de forma ordenada e contínua, um programa nacional de capacitação da mão de obra, com treinamento contínuo para adequá-la às exigências crescentes de qualidade na execução e para adaptá-la a novos equipamentos, novos materiais, tecnologias mais modernas e sistemas de gestão da qualidade. O mercado torna-se a cada dia mais exigente e competitivo.

MATERIAIS

Os materiais são os principais insumos da construção civil, sendo um item significativo no custo global e tendo uma forte influência no produto final. Os problemas oriundos desse setor são a falta de padronização e a dualidade de uso de materiais indus-trializados e materiais artesanais.

Uma edificação residencial padrão médio tem mais de 500 itens diferentes, dessa forma é necessária uma correta especificação dos mesmos. A compra de produtos, quando bem especificados, em fornecedores que exerçam um correto controle de qualidade na produção de sua linha de fornecimento é um dos pontos importantes a serem observados para se garantir a qualidade dos materiais a serem aplicados nas construções, porém, existem diversos outros parâmetros que podem fazer com que materiais

Page 127

corretamente produzidos cheguem ao local da aplicação deteriorados ou com características insuficientes para a garantia de qualidade de uma obra.

O transporte inadequado e deficiente, expondo-se mate-riais à insolação (quando o material pode ter características alteradas por variação de temperatura), excesso de vibração no transporte, gerando fricção excessiva entre partículas, criando-se finos excessivos, impactos ao carregar e descarregar mate-riais de caminhões e outras situações que levem à sua deterioração antes de serem usados, mesmo sendo produzidos e embalados de forma adequada.

A especificação dos materiais deverá considerar, além das necessidades dos clientes, dos custos, da segurança e da estética, o local onde a edificação se insere. Dentre os diferentes parâmetros que influenciam na degradação dos materiais, muitos estão relacionados com o meio ambiente, tais como: variações de temperatura, reações químicas, erosão, ventos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT