A democratização do acesso à Faculdade de Direito da USP

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo passa por um processo recente de democratização do acesso, com apoio à entrada e à permanência de alunos negros e de baixa renda. A conscientização sobre a necessidade dessa abertura tardou a vir, mas já é possível ver alguns resultado.

A USP foi a última universidade paulista a aderir ao sistema de cotas raciais no vestibular, adotado apenas a partir de 2018. A Faculdade de Direito da USP aprovou que 30% das 460 vagas oferecidas ao ano devem ser preenchidas por cotistas aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), dos quais 10% a alunos vindos da rede pública de educação e outros 20% para autodeclarados preto, pardo ou indígena.

Em 2019, já era possível ver o aumento da diversidade dos alunos na Faculdade do Largo São Francisco, ano em que pela primeira vez uma estudante mulher e negra, Letícia Chagas, foi eleita presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto.

Filha de mãe trabalhadora doméstica e pai caminhoneiro, Letícia é de Campinas, interior de São Paulo, e sempre estudou em escola pública. Para conseguir fazer o curso, Letícia buscou vaga na Casa do Estudante, oferecida pela Faculdade de Direito.

Em entrevista ao presidente do IREE, Walfrido Warde, Letícia falou sobre o significado de sua liderança e sobre o que pensa para o futuro da educação. “Quero que as pessoas sintam que a universidade pública é delas. Afinal, por que a universidade pública existe? Para nós. Não estudo a vida inteira em escola pública para chegar na universidade e ter que fazer particular.”

A estudante de Direito é a favor da expansão da política de cotas raciais nas universidades públicas e defendeu programas como moradias universitárias e bolsas para que alunos pobres possam permanecer nos cursos.

“Tem muito o que se fazer ainda, a faculdade é um dos lugares mais elitistas em que eu já estive. Para que eu pudesse estar lá e para que a minha eleição pudesse ocorrer, foi central a política de cotas raciais. Eu moro hoje na casa do estudante, que tem um papel muito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT