A dependência dos adolescentes ao mundo virtual

AutorBruna Goudinho Gonçalves - Denise Nuernberg
CargoGraduação em Psicologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Páginas165-182
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 46, Número 1, p. 165-182, Abril de 2012
__________________________________________________
* The dependence of teenagers by the virtual world
1 Graduação em Psicologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Endereço para correspondên-
cias: Rua Sete de Setembro, número 110, Apto. 1203, Criciúma, SC (brunasgon@bol.com.br).
2 Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Endereço para correspondências: Rua Cel. Pedro Benedet, número 363, Sala 809, Criciúma, SC
(deniseunesc@gmail.com).
A dependência dos adolescentes ao mundo virtual*
Bruna Goudinho Gonçalves1
Denise Nuernberg2
Universidade do Extremo Sul Catarinense
O presente artigo trata-se de um estu-
do de campo do tipo exploratório, qualitativo
realizado com 10 adolescentes voluntários
(cinco do sexo feminino e cinco do sexo mas-
culino) de uma escola de Criciúma/SC. Para a
coleta dos dados utilizou-se um questioná-
rio contendo dez perguntas, no qual procu-
rou-se verificar a adicção dos adolescentes
no mundo virtual e como este pode influen-
ciar na vida social destes adolescentes. Sa-
lienta-se que é no período da adolescência
que se constrói a identidade e a autonomia,
como também ocorrem mudanças físicas e
emocionais, mas com a utilização frequente
da internet, pode ocorrer um comprometimen-
to da interação social. Diante disso, conclui-
se, a partir da análise dos dados que a inter-
net potencializa a onipotência juvenil e se
seguir neste contexto, vários adolescentes
necessitarão de auxílio terapêutico. Este es-
tudo contribui com esta temática tão impor-
tante e ainda pouco fundamentada.
Palavras Chave: Vício na internet – Rede
social – Adolescência.
This article is a field study type ex-
ploratory, qualitative with 10 volunteers
adolescents (five female and five male)
from a school of Criciúma/SC, for data
collection used a questionnaire with ten
questions, in which look to verify the
addiction of adolescents in the virtual
world and how the addiction can influence
in the social life of adolescents. Accentua-
te that is during adolescence that is cons-
tructed the identity and autonomy, as well
physical and emotional changes occur,
but with the utilization in frequency of
internet can implicate the social inte-
raction. Given this it is concluded that
it was realized with the analysis of the
data that the internet enhances the omni-
potence of youth and if followed in this
context, several teenagers required the
aid of therapy. This study will contribu-
te with this theme so important and
poorly reasoned.
Keywords: Addiction on the internet –
Social networking – Teenagers.
Introdução
O universo virtual é, talvez, o espaço de maior interação entre as pessoas,
visto que atualmente, estão ficando mais tempo interagindo na internet,
166
UMAN AS
Revista de Ciências
H
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 46, Número 1, p. 165-182, Abril de 2012
e que o número de computadores pessoais tem aumentado, a cada dia no Bra-
sil, com isso novos problemas sociais e comportamentais surgem diante desse
novo cenário.
Diante do exposto, o presente artigo questiona sobre a atualidade do
ciberespaço e suas consequências, partindo do pressuposto que essa nova
interface, internet e interação humana tragam novos procedimentos que pre-
cisam ser investigados, haja vista que foi fundado a primeira clínica no mun-
do, para crianças e adolescentes com dependência no uso do computador,
localizada na Inglaterra.
Constata-se no mundo virtual, um significativo crescimento dos meios
de comunicação, e em um curto espaço de tempo se desenvolveram ferra-
mentas para bate-papos virtuais muito avançadas, além dos blogs que faci-
litaram muito a interação das pessoas no ciberespaço.
Esses locais virtuais possibilitam ao usuário trocar informações com
várias outras pessoas de muitos lugares do mundo ao mesmo tempo. Alguns
destes tornaram as conversas virtuais mais atrativas, devido aos novos re-
cursos de entretenimento disponibilizados. Emotions, sons, vídeos, jogos, pos-
tagem de fotos, despertaram a curiosidade dos jovens. Essa tecnologia, que
disponibiliza, além da conversa digital, o som e a imagem em tempo real da
outra pessoa com quem o usuário está interagindo, tornou-se uma diversão
para os jovens, substituindo, muitas vezes, o contato físico.
Hoje em dia é comum deparar-se com pessoas que não conseguem
mais conviver apenas com a realidade comum, pois estão inseridas nos espa-
ços virtuais e, muitas vezes, dependentes das opções que o mundo virtual
pode lhes oferecer. Segundo Schwartz (2005 apud NARDON, 2006), a in-
ternet está, cada vez mais, presente no cotidiano das pessoas, principalmen-
te na vivência dos jovens.
Destaca-se que isso ocorre porque a internet possibilita a criação de um
mundo paralelo, ou seja, é vivenciado o mundo virtual (chamado ciberespaço),
no qual é possível vivenciar experiências que só eram imaginadas em histórias
de ficção científica (entre outros), e o mundo real, a realidade em que vive.
Dessa forma, podem ocorrer alterações nas relações sociais dos jovens.
Evidencia-se também, que o mundo virtual tem conseguido mobilizar
segmentos sociais de uma maneira mais crítica e com isso esses movimentos
individuais e coletivos que nasceram no ciberespaço, já se estabelecem como
uma cultura muito além de uma pequena diversão para os jovens na frente
do computador.
Por conseguinte, identifica-se a relevância desse estudo no sentido de
contribuir com a sociedade no melhor entendimento sobre a dependência na
internet e suas consequências na vida das pessoas.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT