Desafios para a pesquisa e pós-graduação em Serviço Social

AutorVitória Régia Fernandes Gehlen - Helena Lúcia Augusto Chaves
CargoUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Páginas253-261
253
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 253-261, maio/ago. 2017 ISSN 1982-0259
Desafios para a pesquisa e pós-graduação em Serviço
Social
Vitória Régia Fernandes Gehlen
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Desafios para a pesquisa e pós-graduação em Serviço Social
Resumo: O objetivo do ensaio é indicar desafios para a pesquisa e a pós-graduação em Serviço Social ressaltando a relevância da
pesquisa e da produção do conhecimento nesse campo de estudo e intervenção. Articula o pensamento considerando o ato de pesquisar
como um ato soberano de liberdade e a luta pela liberdade como uma marca da história da humanidade, em busca permanente pela
emancipação. Considera os cinco primeiros planos nacionais de pós-graduação para identificar demandas e tendências da pós-graduação
brasileira e destacar a pós-graduação em Serviço Social nesse contexto. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental
com abordagem histórica e qualitativa. O aporte a pesquisa teórica e aplicada ao Serviço Social no âmbito da pós-graduação ressalta
aspectos relacionados à história, ao sentido e à consolidação dessa área como campo de estudo, de formação e de intervenção.
Palavras-chave: Pós-Graduação. Serviço Social. Pesquisa. Intervenção.
Challenges to research and graduate studies in the field of Social Work
Abstract: The objective of this paper is to describe the challenges posed to research and postgraduate studies in Social Work by
emphasizing the relevance of research and production of knowledge in this field of study and intervention. It promotes such discussion
by considering the act of researching as an absolute act of freedom and the fight for freedom as a symbol in the history of mankind, in
a permanent quest for emancipation. It takes into account the first five national plans for graduate studies in order to identify needs and
trends in graduate studies in Brazil and further characterize graduate studies in Social Work in this context. The method in use was
bibliographic and documental research with a historical and qualitative approach. The contribution to theoretical research applied to
Social Service, in the context of graduate studies, highlights aspects relative to history, meaning and consolidation of this area as a field
of study, education and intervention.
Keywords: Graduate Studies. Social Work. Research. Intervention.
Recebido em 15.11.2016. Aprovado em 20.02.2017.
Helena Lúcia Augusto Chaves
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p253
ENSAIO TEMÁTICO: PÓS-GRADUAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT