O desamparo dos adolescentes pobres na cidade de Maringa

AutorAngela Maria Pires Caniato, Mônica Salci Capelasso
Páginas375-396
375
Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 50, n. 2, p. 375-396, jul-dez 2016
Na contemporaneidade os vínculos interpes-
soais mostram-se mais frouxos, o consumismo se
       
cada vez mais hostil, especialmente com relação
aos adolescentes pobres. À luz da Psicopolítica
(Freud e Theodor Adorno), foi feito um levanta-

das ideologias que perpassam tais acontecimentos
  -
conceito, da apatia e do desamparo. Essas diferen-

subjetiva dos adolescentes de classes socioeconô-
micas desfavorecidas da cidade de Maringá - PR.
Este artigo está vinculado ao Projeto Pesquisa In-
tervenção “PHENIX: A Ousadia do Renascimento
do Indivíduo-Sujeito – Fase III”, que sustenta essa
compreensão e orienta uma proposta de coopera-
 -
senvolver um raciocínio crítico que os proteja para
não caírem tão facilmente nas armadilhas truculen-
tas - designação de malignidade e periculosidade
- que a sociedade imputa sobre eles.
Palavras-chave: Desamparo; Indústria cultural;
Adolescente pobre; Sociedade de consumo.
Nowadays, interpersonal bonds present
themselves as looser, consumerism is intensifying
and violence is incorporated in much more hos-
tile way, especially toward adolescents from low
income families. From the perspective of Psycho-
politics (Freud and Theodor Adorno’s Theory), a
bibliographical research has been done, in order
to obtain a greater understanding of the ideologies
that pervades these events and their interrela-
   -
  
expressions of violence undermine the subjective
identity of adolescents from disadvantaged so-
cio-economical classes from the city of Maringá
- Paraná. This article is linked to the Participant
Research on the Project “Phenix: The boldness of
the Individual-Subject Revival – Stage 3”, that su-
pports this understanding in agreement with a co-
operation proposal along with these adolescents,
which aims to develop a critical thinking that pro-
tects them from falling so easily in truculent traps
- designation of malignancy and hazard - that so-
ciety imputes on them.
Keywords: Abandonment, Culture industry; Poor
adolescent; Consumerism society.
Os adolescentes de uma periferia de Maringá: alunos de uma escola
pública
“O desamparo, por sua vez, indica que a vida psíquica conti-
nua a ser vivida fora de si, no desespero da abertura para um

A situação de vulnerabilidade do adolescente pobre pode ser evidenciada
na cidade de Maringá a partir das intervenções do projeto “PHENIX - A Ousa-
O desamparo dos adolescentes pobres na cidade de Maringá
The abandonment of the poor adolescents in the city of Maringa
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p375
Angela Maria Pires Caniato
Monica Salci Capelasso
Universidade Estadual de Maringá. Maringá/PR, Brasil




   


    

  



Educação e Emancipação.
 Pesquisa Participante
       
  
  
,  
      

  
 

 
       
 

inverte-se o autor
do objeto de pesquisa

questões-demandas 
fee-
dbacks

 

     questões-deman-
das    

o que é e o que deveria ser. 


Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT