Descrição e Especificação de Cargos

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas77-110

Page 79

REGRAS GERAIS PARA DESCREVER E ESPECIFICAR CARGOS

Com base nos dados levantados dos cargos, pela observação local, questionário e/ou entrevista, deve ser elaborada a descrição e especificação do cargo, de forma organizada e padronizada.

Descrição de cargos, como dissemos, é o relato das tarefas descritas de forma organizada, permitindo ao leitor a compreensão das atividades desenvolvidas pela pessoa.

A descrição deve ser objetiva; no entanto, é interessante a observação de algumas regras, a fim de padronizar e facilitar o entendimento do conteúdo do cargo.

A descrição deve ser clara

A descrição deve ser elaborada de forma simples e clara para que alguém que não conheça determinado cargo possa compreendê-lo. Os detalhes devem ser descritos para evitar dúvidas e os que não contribuam para sua compreensão devem ser eliminados. Caso sejam empregados termos pouco conhecidos ou técnicos, estes devem ser definidos.

A descrição é do cargo

A descrição e a especificação referem-se ao cargo e não ao ocupante deste. Portanto, devem ser descritas as tarefas e especificados os requisitos exigidos pelo cargo e não o que o eventual ocupante sabe fazer. Dessa forma, se o ocupante de um cargo sabe um idioma estrangeiro, mas o cargo não exige tal conhecimento, essa informação não deve fazer parte da descrição e especificação do cargo.

A descrição é impessoal

A descrição de cada tarefa deve ser iniciada por um verbo que defina bem a atividade. O verbo deve ser usado na terceira pessoa do presente do indicativo ou no infinitivo, a fim de tornar a descrição impessoal.

Usar advérbios apenas na especificação

Não devem ser usados advérbios na descrição das tarefas; estes devem ser utilizados somente nas especificações.

Page 80

Descrever "O QUE FAZ", "COMO FAZ" e "POR QUE FAZ".

Cada tarefa deve responder "O QUE FAZ", "COMO FAZ" e "POR QUE FAZ". Devem ser inseridos sempre que necessários para melhor compreensão da atividade. Vejamos alguns exemplos.

Exemplo 1:

O QUE FAZ - Arquivar documentos.

COMO FAZ - Separando por assunto e cronologicamente.

POR QUE FAZ - Para manter o arquivo organizado.

Nesse exemplo, não há necessidade do "POR QUE FAZ", uma vez que isso é óbvio. Portanto, a tarefa pode ser descrita da seguinte forma:

· Arquivar documentos, separando por assunto e cronologicamente. Exemplo 2:

O QUE FAZ - Preencher cheques.

COMO FAZ - Coletando dados de recibos.

POR QUE FAZ - Para pagamentos de autônomos.

Nesse exemplo, não há necessidade do "COMO FAZ"; portanto, a tarefa pode ser descrita da seguinte forma:

· Preencher cheques para pagamento de autônomos. Exemplo 3:

O QUE FAZ - Descrever cargos.

COMO FAZ - A partir de dados obtidos por meio de entrevistas com os ocupantes.

POR QUE FAZ - Para oferecer uma síntese padronizada e clara das tarefas componentes desses cargos.

Nesse exemplo, é interessante descrever "O QUE FAZ", "COMO FAZ" e "POR QUE FAZ", para permitir melhor compreensão da atividade.

Portanto, o texto seria:

· Descrever cargos a partir de dados obtidos por meio de entrevistas com os ocupantes, para oferecer uma síntese padronizada e clara das tarefas componentes desses cargos.

As tarefas devem ser descritas em ordem de importância ou cronológica.

A regra geral é descrevê-las em ordem de importância. No entanto, para melhor compreensão do conteúdo de alguns cargos, geralmente operacionais, é melhor descrevê-las de forma cronológica.

Page 81

Descrição sumária e detalhada

O cargo pode ser descrito de forma sumária ou detalhadamente. As regras descritas aplicam-se à descrição detalhada do cargo. A descrição sumária, como o próprio nome indica, é um resumo que permite compreender rapidamente o conteúdo do cargo. Em geral, a descrição sumária é composta das principais atividades, sendo descrito apenas "O QUE FAZ", com o objetivo de fornecer uma ideia geral do cargo. Vejamos um exemplo:

· CARGO: TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS

Especifica e padroniza nomenclatura de descrição de materiais. Faz previsão de sobressalentes, indica a eliminação ou substituição de itens, e recomenda o emprego adequado de materiais. Elabora pequenos projetos de construção, adaptação ou modificação de máquinas e equipamentos.

Especificação do cargo

A especificação do cargo é o relato dos requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo. Esses relatos não devem ser longos e vagos e poderão não ser definitivos, uma vez que poderão sofrer modificações durante as avaliações dos cargos. O Quadro 5.1 mostra o que deve ser analisado nos principais fatores de especificação dos cargos.

Descrição de cargos executivos

A descrição de cargos executivos pode ser elaborada da mesma forma que a apresentada para os demais cargos, sendo que a descrição sumária deve ser substituída pelo objetivo do cargo na organização. O objetivo relata a razão da existência do cargo na empresa. Veja o exemplo abaixo para o cargo "gerente de recursos humanos":

· Responsável por manter um clima organizacional adequado ao bom andamento das funções da companhia e pela correta direção das atividades de Recursos Humanos, com vistas a suprir, desenvolver e manter motivados e produtivos os colaboradores.

Deve ser incluído na especificação o nível de reporte de cargo, ou seja, a posição no organograma da companhia.

Page 82

Exemplos de descrição e especificação de cargos

O Quadro 5.2 apresenta um exemplo de descrição e especificação de cargo administrativo. Fornecemos, também, cinco exemplos de descrições e especificações de cargos operacionais, que serão utilizados em capítulos posteriores e podem ser vistos nos Quadros 5.3, 5.4, 5.5, 5.6 e 5.7.

Relato dos principais fatores de especificação dos cargos

Fatores O que especificar
INSTRUÇÃO Instrução formal obtida em cursos oficiais e de extensão ou especialização.
CONHECIMENTO Conhecimentos essenciais exigidos para o exercício do cargo.
EXPERIÊNCIA Tempo estimado para que o ocupante do cargo, desde que possua os conhecimentos exigidos, possa desempenhar, normalmente, as tarefas componentes do cargo em análise.
INICIATIVA/ COMPLEXIDADE Relato da complexidade das tarefas, do grau de supervisão recebida pelo ocupante para o desempenho das suas atividades e do discernimento, julgamento ou decisão exigidos para a solução de problemas. Esse fator pode também ser desmembrado em iniciativa, complexidade das tarefas e supervisão recebida.
RESPONSABILIDADE POR SUPERVISÃO Relato da extensão da supervisão exercida, sendo verificado o número de subordinados e a natureza da supervisão (complexidade das tarefas supervisionadas).

(continua)

Page 83

Quadro 5.1

(continuação)

RESPONSABILIDADE POR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Considera a responsabilidade exigida com relação ao manejo, manutenção e guarda de máquinas, ferramentas e equipamentos, bem como a prevenção contra estragos ou prejuízos devidos a descuido.
RESPONSABILIDADE POR NUMERÁRIO Considera a responsabilidade exigida do ocupante do cargo pela guarda e manuseio de dinheiro, títulos e documentos da companhia e possibilidade de perda dos mesmos.
RESPONSABILIDADE POR ERROS Considera o risco de ocorrência de erros na execução do trabalho que possam afetar a imagem da companhia ou trazer prejuízos para a mesma.
RESPONSABILIDADE POR MATERIAIS E PRODUTOS Considera a responsabilidade por materiais ou produtos (matéria-prima, produtos acabados, fluídos, etc.) sob custódia do ocupante do cargo e a extensão e probabilidade de prejuízos financeiros ou operacionais que possam resultar em razão do exercício do cargo.
RESPONSABILIDADE POR SEGURANÇA DE TERCEIROS Considera a possibilidade de ocorrência de acidentes a que se exponham outros colaboradores, na realização das tarefas pelo ocupante do cargo, mesmo agindo dentro dos padrões de segurança exigidos pela companhia.

(continua)

Page 84

Quadro 5.1

(continuação)

ESFORÇO MENTAL E VISUAL Exigência de concentração ou atenção mental ou visual requerida do ocupante do cargo. Devem ser determinadas a frequência, a intensidade e a continuidade do esforço mental e visual.
RESPONSABILIDADE POR CONTATOS Considera a natureza dos contatos efetuados pelo ocupante do cargo para resultados do seu trabalho. Devem ser evidenciados o objetivo, a frequência e a hierarquia das pessoas com quem são mantidos os contatos, bem como se são externos ou internos.
ESFORÇO FÍSICO Exigências quanto ao esforço físico requerido do ocupante do cargo, que envolvam posições incômodas, carregamento de pesos, bem como a intensidade dessa exigência no trabalho.
RISCO Considera a possibilidade de ocorrência de acidentes com o próprio ocupante do cargo, apesar da observância das normas de segurança. Deve ser evidenciada a frequência de exposição, a probabilidade e a gravidade das lesões provenientes dos possíveis acidentes.
CONDIÇÕES DE TRABALHO Considera as condições físicas do ambiente de trabalho do ocupante do cargo, tais como: ruído, calor, sujeira, vibrações, gases, fumaça, etc.

Page 85

Quadro 5.2

Descrição de cargo

Título do cargo: Analista de Cargos e Salários Unidade: Recursos Humanos Descrição sumária

Executa trabalhos de descrição e especificação de cargos, pesquisas salariais e de benefícios e processamento de aumentos e reajustes salariais.

Descrição detalhada

· Descreve e especifica cargos, baseando-se nos planos de avaliação previamente estabelecidos, de conformidade com anotações constantes em questionários e/ou entrevistas com ocupantes do cargo.

· Elabora levantamentos diversos sobre o comportamento do mercado salarial, consultando publicações específicas e/ou pesquisas, para análise e comparações internas.

· Desenvolve pesquisas salariais e de benefícios, definindo formulários, rol de cargos e empresas. Tabula e apresenta os resultados para diretoria.

· Analisa solicitações de aumentos salariais por promoção ou mérito, verificando se estão condizentes com o estabelecido na política de administração salarial.

· Confere fichas de solicitação de pessoal e de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT