A Avaliação de Desempenho no Cenário Brasileiro

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas213-217

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As empresas estão inseridas numa economia globalizada, de mudanças profundas e de grande competição. Essa realidade impõe, a exemplo de empresas situadas em outros países, a busca de soluções internas (produtos, processos) ou externas (novos mercados, fusões, aquisições) para melhorar sua situação e alcançar os resultados almejados.

No âmbito interno, para provocar processos de melhoria, mudaram seus rígidos modelos administrativos por modelos flexíveis e os processos decisórios foram transferidos para onde há os acontecimentos dos fatos. Ouvir a opinião do cliente tornou-se uma função vital. Ainda no âmbito interno, a busca incessante por produtividade, qualidade, satisfação do cliente, revisão dos processos, para eliminação de qualquer desperdício, tem sido a tónica para a sobrevivência da empresa.

A empresa passou a depender de pessoas competentes e criativas.

O ambiente de mudança provocou tensão no ambiente interno das organizações e ruptura dos contratos de trabalho, em que reinava a estabilidade e a lealdade. Mas as empresas continuaram a necessitar "de níveis de confiança e trabalho de equipe que não podem ser estimulados em um ambiente sem afeições e com oportunismo recíproco".77 Houve a necessidade de um novo contrato de trabalho, "cada funcionário assume a responsabilidade pelo melhor desempenho possível da parte da empresa à qual pertence e se compromete a um processo contínuo de aprendizado que é necessário para apoiar tal desempenho em meio à contínua mudança. E, em troca, a empresa trata de assegurar não a dependência correspondente à estabilidade do emprego, mas a liberdade da empregabilidade de cada indivíduo..., fornecendo a todos os funcionários a oportunidade de atualização contínua das qualificações, para proteger e melhorar tanto a flexibilidade no trabalho dentro da empresa quanto suas oportunidades lá fora".78 O quadro 1 mostra essa mudança do contrato social.

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[NO INCLUYE CUADRO]

Nesse novo contrato, a confiança e a cooperação entre as partes são fundamentais. O antagonismo reinante em muitos setores passou a ser substituído pela cooperação! Um exemplo marcante foi o antagonismo de poder entre dirigentes empresariais e de sindicatos, que foi marca de um passado recente, no País. Com o aumento da competitividade e o fantasma do desemprego, esse antagonismo passou para um modelo cooperativo. Como exemplo, acordos impensáveis para a época puderam ser assinados. As partes, sindicatos e empresas...

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