Desempenho e vida útil ? Conceito e considerações gerais

AutorCarlos Pinto Del Mar
Páginas207-211

Page 207

Desempenho

Desempenho significa comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas413; em outras palavras, é o comportamento das partes construídas, quando estão na fase de utilização.

O conceito de desempenho parte do pressuposto de que um produto deve apresentar certas propriedades a fim de cumprir a sua função, quando sujeito a determinadas influências ou ações durante a sua vida útil.

Contrariamente às normas técnicas prescritivas, que estabelecem (prescrevem) como os sistemas devem ser construídos, o foco das normas técnicas de desempenho está nos requisitos dos usuários para o edifício habitacional e seus sistemas, quanto ao seu comportamento em uso, independentemente da forma como os sistemas foram construídos.

Enquanto as normas prescritivas estabelecem requisitos com base no uso consagrado de produtos ou procedimentos, buscando o atendimento aos requisitos dos usuários de forma indireta, as normas de desempenho traduzem as exigências dos usuários em requisitos e critérios, e são consideradas complementares às normas prescritivas, sem substituí-las.

A forma de estabelecimento do desempenho é comum e internacionalmente adotada por meio da definição de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas) e métodos de avaliação, os quais permitem a mensuração clara do seu atendimento.

As especificações de desempenho são expressões das funções requeridas da edificação ou de seus sistemas, para um uso definido (no caso da NBR 15575:2013, para o uso residencial).

Uma vez estabelecidos tecnicamente os padrões ou referências dos requisitos dos usuários para aquele determinado sistema construtivo – como explicitado a seguir – poder-se-á aferir se o sistema, em funcionamento, atende ou não àqueles parâmetros, de modo que desempenho, nesse sentido, é também uma medida de atendimento dos requisitos (das necessidades) do usuário.

Page 208

A aplicação do conceito de desempenho às habitações, além de propiciar o estabelecimento de uma base objetiva e racional para a avaliação da qualidade de componentes e sistemas construtivos, orienta o projetista da habitação, na medida em que este é informado sobre (ou determina) o desempenho realmente exigido para aquele caso concreto, permitindo a especificação de componentes e elementos que atendam aos requisitos e critérios estabelecidos.

Além disso, permite também realizar a avaliação de custo/benefício entre o preço ofertado e os níveis de desempenho do produto. A esse propósito, Mitidieri observa que no ano de 1993, em simpósio realizado no Brasil, o engenheiro Ercio Thomaz414, com sua colaboração, apresentou uma metodologia de avaliação em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT