Desenvolvimento da Pesquisa Salarial

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas256-268

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FASES PARA A ELABORAÇÃO DA PESQUISA SALARIAL

Como dissemos anteriormente, pesquisa de salários é o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial.

Para a elaboração da pesquisa salarial, devem ser seguidas as seguintes fases:

· Seleção dos cargos a serem pesquisados.

· Seleção das empresas participantes.

· Preparação do manual de coleta de dados.

· Coleta de dados.

· Tabulação dos dados.

· Análise do resultado e recomendações.

· Relatório aos participantes.

SELEÇÃO DOS CARGOS A SEREM PESQUISADOS

A primeira decisão a ser tomada é quanto ao número de cargos a ser incluído na pesquisa (amostra), que não pode ser excessivo; deve ser inferior a cinquenta; no entanto, quando se tratar de uma pesquisa geral, que envolva todos os planos da companhia (operacional, administrativo e executivo), esse número poderá ser maior, mas não muito maior.

Os cargos devem ser representativos, tanto interna quanto externamente. Devem ser específicos, para evitar dúvidas sobre o seu conteúdo, e não incluir grande variedade de tarefas. São os cargos universais, isto é, facilmente comparados entre as empresas a serem pesquisadas, como: Secretária, Analista de Sistemas, Programador, Engenheiro de Processos, Analista de Recursos Humanos, Mecânico, Eletricista.

Devem ser escolhidos cargos de todas as classes salariais, para ser possível estimar as curvas das estruturas salariais. Assim, se a empresa possui um único plano para pessoal administrativo e gerencial, na pesquisa devem ser incluídos cargos das classes menores (contínuos, auxiliares, etc.), cargos das classes intermediárias (analistas) e das classes superiores (gerentes).

O Quadro 12.1 resume os critérios para a seleção dos cargos.

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Quadro 12.1

Critérios para a seleção dos cargos

SELEÇÃO DAS EMPRESAS PARTICIPANTES

Este é também um dos pontos importantes da pesquisa, uma vez que as empresas a serem convidadas formarão o universo de abrangência do mercado. O objetivo é saber, com uma pesquisa salarial, qual a remuneração praticada no mercado de trabalho, para os cargos pesquisados. O conceito de mercado, portanto, é amplo, pois considera a remuneração oferecida por todas as empresas para aqueles cargos. Não seria possível, nem do interesse de uma organização, pesquisar todas as demais companhias, portanto, a pesquisa irá abranger um segmento pequeno, que servirá como amostra desse amplo mercado. Dessa forma, as empresas que serão convidadas a participar de uma pesquisa salarial não podem ser escolhidas aleatoriamente. Antes de fazê-lo, deve ser definido o número de participantes. Sabemos que quanto maior for o número de empresas mais consistentes serão os dados, mas, como não podemos convidar todas as empresas, o número médio ideal é entre 10 e 20 empresas.

Devem ser escolhidas empresas do mesmo porte da Companhia pesquisadora. O porte das empresas pode ser mensurado pelo faturamento anual ou número de funcionários. Devem ser escolhidas, também, empresas concorrentes ou aquelas que empregam o mesmo tipo de profissionais que a empresa pesquisadora. Se, por exemplo, a pesquisa abranger apenas cargos operacionais, será mais indicado

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escolher empresas do mesmo ramo de atividade, porém, se a pesquisa abranger cargos administrativos, em...

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