Despesas em Atividades com a Zona Franca

AutorClaudio Camargo Penteado
Páginas97-98

Page 97

A - Uso do Porto - Quando uma mercadoria ingressa ou sai de um porto marítimo uruguaio deverá pagar uma importância por tonelada ou uma taxa fixa caso se trate de container.

No caso da Zona Franca de Montevidéu, para se ter uma idéia de custo, o transporte de um container de 40 pés, com aproximadamente 15 toneladas, do porto de Montevidéu até a ZFM e desta para o Porto de Montevidéu (devolução do container), custa aproximadamente US$ 500,00 (quinhentos dólares), com taxas inclusas.

B - Despesas Alfandegárias - Para cada entrada ou saída de mercadoria são necessários determinados trâmites burocráticos com o pagamento de algumas taxas.

C - Honorários de Despachantes - Todos os trâmites portuários e alfandegários necessários para a transferência de mercadorias para ou de uma Zona Franca devem ser realizados por firmas de despachantes.

D - Armazenagem - Os usuários de Zona Franca cobram os serviços de armazenamento levando em conta o espaço ocupado, se a área é coberta ou não etc.

Page 98

Existe também o sistema de armazenagem denominado "Média Vuelta", o qual Gustavo Ferrand, in obra citada, pág. 24, assim o conceitua:

La operación de media vuelta es aquella en la cualia mercaderia no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT