Dia da prova

AutorMara Saad
Páginas17-19
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DIA DA PROVA
5.1 COMO DEVE O EXAMINANDO PROCEDER NO DIA DA PROVA:
O que levar: chegado o grande dia, paramente-se para a prova. Organize
o material antecipadamente. O primeiro item a ser incluído é o vade
mecum. Sem ele é pouco provável que o examinando alcance aprovação.
Inclua também os documentos de identicação pessoal, sem os quais não
é possível realizar a prova. Não se esqueça também de levar mais de uma
caneta esferográca preta ou azul, com tubo transparente, uma garrafa
de água, um lanche leve e um lanche calórico, como um chocolate ou um
sanduíche, em caso de necessidade.
Estado de espírito: na hora da prova, leve uma boa dose de otimismo e
tente manter a calma. Leia com atenção, por mais de uma vez, o enunciado
da peça e das questões. Colha atenciosa e criteriosamente os dados para a
resolução da prova. Não deixe de ir ao banheiro em caso de necessidade, nem
mesmo a pretexto de ganhar tempo. Isso pode prejudicar a concentração.
Aproveite esse tempo para descansar e fazer o lanche. Depois, volte a fazer
a prova com tranquilidade.
Caderno de rascunhos: é de preenchimento facultativo: ele não tem qualquer
valor para efeito de avaliação, podendo ser levado com o examinando. O
caderno de textos denitivos é o único válido para a avaliação da prova.
A vantagem do rascunho é entregar uma prova limpa, sem rasuras, bem
apresentável. A desvantagem é que o rascunho corresponde praticamente
a fazer duas provas e pode faltar tempo hábil para passar a prova a limpo.
Daí o risco de ter que entregar a prova pela metade, caso falte tempo para
a tarefa. Fazer rascunho exige o fator tempo. Portanto, ninguém melhor
que você para saber se deve ou não fazer o rascunho, a depender do quanto
você sabe de conteúdo e da sua celeridade na resolução das questões. Caso
opte pelo rascunho, utilize-o apenas para fazer o esqueleto da peça. Não há
tempo hábil para elaborar uma peça inteira no rascunho e transcrevê-la para
o caderno de texto denitivo. Uma boa dica é usar o esqueleto enquanto
se faz a leitura do enunciado, para lançar os tópicos e subtópicos a serem
abordados na peça.
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