Direito e Coerção: a permanência de elementos da Antiguidade em Kant

AutorDaniel Cabaleiro Saldanha
Páginas318-336
CAPÍTULO 13
Direito e Coerção:
a permanência de elementos da Antiguidade em Kant
Daniel Cabaleiro Saldanha1
Diríamos que o Direito é como o Rei Midas. Se na lenda
grega esse monarca convertia em ouro tudo aquilo em que
tocava, aniquilando-se na própria riqueza, o Direito, não
por castigo, mas por destinação ética, converte em jurí-
dico tudo aquilo em que toca, para dar-lhe condições de
realizabilidade garantida, em harmonia com os demais
valores sociais.2 
1. Introdução
        
Aueben



    
       


  

  
 

      
  
  

Lições Preliminares de Direito. 
Daniel Cabaleiro Saldanha • 319
 
 

 
       .





 
     
    
        

  
   Bildung  

         
         
Paidea  Bildung. 


        
 
Fenomenologia do Espírito. 
Die Wissenschaft).  
 
Gênese e Estrutura da Fenomenologia do Espírito de Hegel. Trad. Andrei J. Vaczi
et al 
Volksgeist   sollen) e o
    
Introdução à Filosoa da História
de Hegel.    
de cultura.
O Choque de Civilizações, 
     


Ibid., 
Ibid., 

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT