Discutindo gênero e diversidade étnico racial: a inclusão a partir do design inclusivo nos livros multissensoriais

AutorAlessandra Lopes de Oliveira Castelini - Denise Regina Quaresma da Silva - Regina de Oliveira Heidrich
CargoDoutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social - PPGDI - Feevale/RS. Mestre em Educação (UNICENTRO/PR). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB) - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação. Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES (2011), Doutora (2007) e Mestre (2003) pela Universidade ...
Páginas43-62
Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito
Centro de Ciências Jurídicas - Universidade Federal da Paraíba
V. 7 - Nº 03 - Ano 2018 Educação, Gênero & Direitos Humanos
ISSN | 2179-7137 |
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/index
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DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: A
INCLUSÃO A PARTIR DO DESIGN INCLUSIVO NOS LIVROS
MULTISSENSORIAIS
Alessandra Lopes de Oliveira Castelini
1
Denise Regina Quaresma da Silva
2
Regina de Oliveira Heidrich
3
Resumo: Este artigo tem como objetivo
ampliar a visibilidade da necessária
discussão sobre diversidade étnico-racial
e inclusão a partir do design inclusivo
em livros multiformato, que se
apresentam enquanto artefatos culturais,
no debate educacional e interdisciplinar.
Metodologicamente, trata-se de um
estudo de natureza bibliográfica, de
caráter qualitativo e embasa-se nos
estudos propostos por Bauman (2001,
2005,2009); Castel e Quaresma da Silva
(2017); Martins (2002; 2009); Cavaleiro
(1999); Dias (1997); Fischer (2001);
Hall (1997); Rosenberg (1996) e Scott
(1995). Concluímos que o estudo sobre a
1
Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social PPGDI - Feevale/RS. Mestre em Educação
(UNICENTRO/PR). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). E-mail:
alessandralopes@ufpi.edu.br
2
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação. Pós-Doutora em Estudos
de Gênero pela UCES (2011), Doutora (2007) e Mestre (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Psicóloga. É professora Titular e pesquisadora da Universidade FEEVALE no Programa de Pós-
Graduação em Diversidad e Cultural e Inclusão Social e do PPG em Educação da Universidade La Salle -
Canoas/RS.. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K47728 27H9.
E-mail: denisequaresmadasilva@gmail.com . http://orcid.org/0000-0002-3697-8284
Educação da Universidade La Salle-Canoas/RS. E-mail: denisequaresmadasilva@gmail.co m
3
Pesquisadora do CNPq. Pós Doutora pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Doutora em Informática
na Educação. Docente do Programa de Pó s-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da
Universidade Feevale/RS. E-mail: rheidrich@feevale.br
diversidade étnico-racial nos livros
multissensoriais de design inclusivo é
um importante auxiliar no papel
fundamental da formação inicial e
continuada de docentes, para aqueles que
vão atuar na primeira etapa da educação
básica, bem como nas demais
modalidades de ensino e outros
contextos escolares ou não escolares,
como forma de desenvolver e contribuir
com a construção da afirmação da
identidade de gênero e racial desde a
educação infantil. o estudo de temas
sociais, da diversidade e inclusão nos
permitem a desmistificação do tema e
contribuem na edificação de críticas
Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito
Centro de Ciências Jurídicas - Universidade Federal da Paraíba
V. 7 - Nº 03 - Ano 2018 Educação, Gênero & Direitos Humanos
ISSN | 2179-7137 |
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construtivas e identificação da
responsabilidade do Estado nos
processos de exclusão e inclusão social
na perspectiva dos Direitos Humanos,
sobretudo àqueles que são as maiores
vítimas do sistema econômico, tornando
necessário o comprometimento rigoroso
da elaboração cientifica, da crítica social,
tornando-se necessário o deslocamento
dos pontos de vista, do nosso olhar,
considerando a compreensão do
contexto histórico e social desses
fenômenos bem como suas contradições
e complexidades.
Palavras-chave: Diversidade; Inclusão;
Livros Multissensoriais; Estudos Étnico-
Raciais; Formação de Docentes; Direitos
Humanos.
Abstract: This article aims to broaden
the visibility of the necessary discussion
on ethnic-racial diversity and inclusion
from the inclusive design in multiformat
books, which present themselves as
cultural artifacts in the educational and
interdisciplinary debate.
Methodologically, it is a study of a
bibliographic nature, of a qualitative
nature and based on the studies proposed
by Bauman (2001, 2005,2009); Castel
and Quaresma da Silva (2017); Martins
(2002; 2009); Knight (1999); Dias
(1997); Fischer (2001); Hall (1997);
Rosenberg (1996) and Scott (1995). We
conclude that the study of ethnic-racial
diversity in multisensorial books of
inclusive design is an important auxiliary
to the fundamental role of initial and
continuing teacher training for those who
will be involved in the first stage of basic
education, as well as in other teaching
modalities and other school or non-
school contexts, as a way to develop and
contribute to the construction of the
affirmation of gender and racial identity
from kindergarten. the study of social
issues, diversity and inclusion allow us
to demystify the theme and contribute to
the construction of constructive criticism
and identification of the State's
responsibility in the processes of
exclusion and social inclusion in the
perspective of Human Rights, especially
to those who are the economic system,
making necessary the rigorous
commitment of the scientific
elaboration, of the social critique,
making necessary the displacement of
the points of view, of our gaze,
considering the understanding of the
historical and social context of these

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