Lei nº 4.118, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sôbre a política nacional de energia nuclear, cria a Comissão Nacional de Energia Nuclear, e dá outras providências.

Publicado emDiario Oficial de la Unión

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA; faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO I Disposições preliminares Artigos 1 e 2
ARTIGO 1

Constituem monopólio da União:

I - A pesquisa e lavra das jazidas de minérios nucleares localizados no território nacional;

II - o enriquecimento, o reprocessamento, a industrialização e o comércio de:

  1. minérios e minerais nucleares e seus derivados;

  2. elementos nucleares e seus compostos;

  3. materiais físseis e férteis;

  4. substâncias radioativas das três séries naturais; e

  5. subprodutos nucleares; e

    III - (revogado);

    IV - o controle de:

  6. materiais férteis e físseis especiais; e

  7. estoques e reservas de minérios nucleares, de seus concentrados ou de compostos químicos e elementos nucleares.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Executivo, VETADO, orientar a Política Nacional de Energia Nuclear.

ARTIGO 2

Para fins do disposto nesta Lei, consideram-se:

I - elemento nuclear - elemento químico que possa ser utilizado na libertação de energia em reatores nucleares ou que possa dar origem a elementos químicos que possam ser utilizados para esse fim;

II - mineral nuclear - mineral que contenha em sua composição um ou mais elementos nucleares;

III - minério nuclear - concentração natural de mineral nuclear na qual o elemento ou os elementos nucleares ocorrem em proporção e condições que permitam a sua exploração econômica;

IV - urânio enriquecido nos isótopos 235 ou 233 - o urânio que contém o isótopo 235 ou o isótopo 233, ou ambos, em tal quantidade que a razão entre a soma das quantidades desses isótopos e a do isótopo 238 seja superior à razão entre a quantidade do isótopo 235 e a do isótopo 238 existente no urânio natural;

V - material nuclear - material que contenha elemento nuclear e que seja produto de transformação do concentrado de minério nuclear;

VI - material fértil:

  1. o urânio natural;

  2. o urânio cujo teor em isótopo 235 seja inferior ao que se encontra na natureza;

  3. o tório;

  4. quaisquer dos materiais de que tratam as alíneas “a”, “b” e “c” sob a forma de metal, liga, composto químico ou concentrado;

  5. qualquer outro material que contenha um ou mais dos materiais de que tratam as alíneas “a”, “b” e “c” em concentração que venha a ser estabelecida pela entidade competente; e

  6. qualquer outro material que venha a ser considerado como material fértil pela entidade competente;

    VII - material físsil especial:

  7. o plutônio 239;

  8. o urânio 233;

  9. o urânio enriquecido nos isótopos 235 ou 233;

  10. qualquer material que contenha um ou mais dos materiais de que tratam as alíneas “a”, “b” e “c”; e

  11. qualquer material físsil que venha a ser classificado como material físsil especial pela entidade competente; e

    VIII - subproduto nuclear:

  12. material radioativo ou não radioativo resultante de processo destinado à produção ou à utilização de material físsil especial; ou

  13. todo material, exceto o material físsil especial, formado por exposição de quaisquer elementos químicos à radiação libertada nos processos de produção ou de utilização de materiais físseis especiais.

    Parágrafo único. São elementos nucleares de que trata o inciso I do caput o urânio, o tório e o plutônio, além de outros que venham a ser especificados pela entidade competente.

CAPÍTULO II Da comissão nacional de energia nuclear Artigos 3 a 30
SEÇÃO I Dos fins Artigos 3 a 8
ARTIGO 3

Fica criada a Comissão Nacional de Energia Nuclear (C. N. E. N. ), como autarquia federal, com autonomia administrativa e financeira, VETADO.

ARTIGO 4

I -

II -

a)

b)

c)

d)

e)

f)

III -

IV -

V -

VI -

VII -

VIII -

ARTIGO 5

§ 1º

§ 2º

§ 3º

ARTIGO 6

A Comissão Nacional de Energia Nuclear poderá contratar os serviços de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas para a execução das medidas previstas nos itens II e V do art. 4.desta lei, exceto para a operação de reatores de potência, mantendo em todos os casos a fiscalização e contrôle de execução.

ARTIGO 7

Fica o Poder Executivo autorizado a garantir, diretamente, ou por intermédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, os créditos externos obtidos na conformidade do inciso VIII do art. 4.desta lei.

ARTIGO 8

Para realização de seus objetivos, a Comissão é autorizada a promover a organização de laboratórios, institutos e outros estabelecimentos de pesquisa científica a ela subordinadas técnica e administrativamente, bem como a operar em regime de cooperação com outras instituições existentes no País.

SEÇÃO II Da constituição da comissão Artigos 9 a 16
ARTIGO 9

A Comissão Nacional de Energia Nuclear será constituída por cinco (5) Membros, dos quais um será o Presidente.

Parágrafo único. O Presidente e os demais Membros da CNEN serão nomeados pelo Poder Executivo, dentre pessoas de reconhecida idoneidade moral e capacidade administrativa em setôres científicos ou técnicos.

ARTIGO 10

Os Membros da CNEN serão nomeados por um período de cinco (5) anos, sendo facultada sua recondução.

§ 1º Na composição da CNEN efetuada logo após a promulgação desta lei, as nomeações serão feitas por períodos iniciais diferentes de um, dois, três, quatro e cinco anos. Os decretos de nomeação deverão estabelecer para cada Membro nomeado o período e a data na qual o mesmo terá início.

§ 2.O Membro da CNEN designado para ocupar vaga ocorrida durante os períodos acima estabelecidos terminará o período de Membro substituído.

§ 3.Mediante representação motivada da CNEN que deliberará por maioria absoluta de seus componentes, o Poder Executivo poderá demitir, por ineficiência, negligência no cumprimento do dever ou malversação, qualquer de seus Membros.

ARTIGO 11

São condições para nomeação de Membros da CNEN:

  1. ser brasileiro (art. 129, itens I e II da Constituição Federal);

  2. ter elevada conduta moral e reconhecida capacidade técnica;

  3. não ter interêsses particulares diretos ou indiretos, na prospecção, pesquisa, lavra, industrialização e comércio de materiais nucleares no uso industrial da energia nuclear e suas aplicações;

  4. não ter tido nos últimos três anos, a qualquer Título , interêsses financeiros - ligados às atividades da CNEN;

  5. não possuir, quando de sua posse, ações de quaisquer emprêsas subsidiárias criadas pela CNEN:

  6. deixar de exercer qualquer outro tipo de atividade, VETADO, particular. Não se inclui nesta proibição o magistério superior (Constituição Federal art. 185).

ARTIGO 12

O Presidente da CNEN representa-la-á em tôdas as suas relações externas e será substituído, em seus impedimentos, por um dos Membros da Comissão por êle designado.

Parágrafo único. Os trabalhos da CNEN serão regulados no Regimento Interno.

ARTIGO 13

As deliberações da CNEN serão tomadas por maioria de votos de seus Membros cabendo ao Presidente, além do voto comum o de desempate.

ARTIGO 14

Os servidores públicos civis e os empregados de autarquias e sociedades de economia mista nomeados Membros da Comissão ou designados para nela servirem, serão licenciados, contando como de efetivo serviço o período que servirem na Comissão para todos os efeitos. VETADO.

Parágrafo único. Os militares designados para servir na CNEN, serão considerados em função da natureza ou interêsse militar para os fins dispostos nos arts. 24, letra " e" e 29, letra "i ", da Lei nº 1.316, de 20 de janeiro de 1951 e o tempo que os mesmos passarem na referida Comissão será considerado de efetivo serviço para efeito do art. 54 da lei número 2.370 de 9-12-54.

ARTIGO 15

Os membros da CNEN perceberão vencimentos correspondentes ao símbolo 1-C.

ARTIGO 16

Para a elaboração de seus estudos e planos, a CNEN poderá requisitar, na forma da legislação em vigor, ou contratar, pessoal científico e técnico especializado nacional ou estrangeiro, bem como constituir comissões consultivas para assuntos especializados.

Parágrafo único - VETADO.

SEÇÃO III Do patrimônio e sua utilização Artigos 17 e 18
ARTIGO 17

O patrimônio da CNEN será formado:

  1. pelos bens e direitos que lhe forem doados ou por ela adquiridos;

  2. pelo saldo de rendas próprias ou de recursos orçamentários, quando transferidos para a conta patrimonial.

Parágrafo único. Serão transferidos para o patrimônio da CNEN os bens do Conselho Nacional de Pesquisas que de comum acôrdo entre os dois órgãos, devam sê-lo em razão da atividade anterior da Comissão de Energia Atômica do mesmo Conselho.

ARTIGO 18

A CNEN poderá adquirir os bens necessários à realização de seus fins, mas só poderá vendê-lo, mediante autorização do Poder Executivo.

SEÇÃO IV Do fundo nacional de energia nuclear Artigos 19 e 20
ARTIGO 19

É instituído um Fundo Nacional de Energia Nuclear destinado ao desenvolvimento das aplicações da Energia Nuclear, e que será administrado e movimentado pela Comissão.

ARTIGO 20

Constituirão o Fundo Nacional de Energia Nuclear:

  1. doze por cento (12%) do produto da arrecadação do Fundo Federal de Eletrificação criado pela Lei número 2.308, de 31 de agôsto de 1954;

  2. os créditos especialmente concedidos para tal fim;

  3. o saldo de dotações orçamentárias da CNEN;

  4. o saldo de créditos especiais abertos por lei;

  5. quaisquer rendas e receitas eventuais.

§ 1º A parcela do Fundo Federal de Eletrificação, de que trata a letra ( a ) dêste artigo será entregue pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico à CNEN - em quotas trimestrais.

SEÇÃO V Do regime financeiro da cnen Artigos 21 a 24
ARTIGO 21

Os recursos destinados às atividades da CNEN serão provenientes de:

  1. dotações orçamentárias que lhe forem atribuídas pela União;

  2. arrecadação do Fundo Nacional de Energia Nuclear;

  3. renda da aplicação de bens patrimoniais;

  4. receita resultante de tôdas as operações e atividades da Comissão;

  5. créditos especiais abertos por Lei;

  6. produtos de alienação de bens patrimoniais;

  7. legados, donativos e outras rendas, que por natureza ou fôrça de lei, lhe devam competir:

  8. quantias provenientes de empréstimos bancários de entidades oficiais ou privadas e de qualquer outra forma de crédito ou financiamento.

ARTIGO 22

A dotação correspondente a cada exercício financeiro constará do orçamento da União, com Título próprio, para ser entregue à Comissão em quotas, semestrais antecipadas e que serão depositadas, para movimentação, em conta corrente em instituição oficial de crédito.

ARTIGO 23

A CNEN organizará anualmente sua proposta de orçamento, justificando-a com indicação do plano de trabalho correspondente e submetendo-a à aprovação do Poder Executivo.

ARTIGO 24

A CNEN prestará contas, anualmente, ao Tribunal de Contas da União.

Parágrafo único. A prestação de contas das despesas efetuadas com atividades que tenham sido consideradas de caráter sigiloso, poderá ser feita sigilosamente, a critério da CNEN, adotando-se um processo especial que o resguarde.

SEÇÃO VI Disposições gerais Artigos 25 a 30
ARTIGO 25

§ 1º

§ 2º

ARTIGO 26

a)

b)

Parágrafo único.

ARTIGO 27

O caráter sigiloso das atividades da CNEN será estabelecido pela Comissão, quando julgar necessário, caso não tenha sido determinado préviamente por órgãos com autoridade para fazê-lo.

Parágrafo único. A desclassificação do caráter sigiloso poderá ser feita pelo órgão que a tiver estabelecido, por sua própria iniciativa ou por solicitação fundamentada pela Comissão.

ARTIGO 28

As atividades da CNEN que não se revistam de caráter sigiloso, poderão ser divulgadas sob a forma que a Comissão julgar mais apropriada à informação e ao setor da opinião pública a que esta se destina.

Parágrafo único. A divulgação de informações que posam afetar a segurança nacional, só será feita após consulta ao Conselho de Segurança Nacional.

ARTIGO 29

Serão isentos de impostos e taxas, os aparelhos, instrumentos, máquinas, instalações, matérias primas, produtos semi-manufaturados ou manufaturados e quaisquer outros materiais importados pela CNEN em conseqüência de seu programa de trabalho.

Parágrafo único. A isenção só se tornará efetiva após a publicação no Diário Oficial , de Portaria do Ministro da Fazenda, discriminando a quantidade, qualidade, valor e procedência dos bens isentos.

ARTIGO 30

A CNEN gozará dos seguintes privilégios:

  1. seus bens e rendas não serão passíveis de penhora, arresto, sequestro ou embargo;

  2. serão extensivos às suas obrigações, dívidas ou encargos passivos, os prazos de prescrição de que goza a Fazenda Nacional;

  3. poderá adquirir, por compra ou permuta, bens da União, independente de hasta pública;

  4. ser-lhe-á assegurada a via executiva fiscal da União, bem como gozará de quaisquer processos especiais a essa extensivos na cobrança de seus créditos, gozando seus representantes dos privilégios e prazos atribuídos aos procuradores da União, com exclusão, entretanto, de quaisquer percentagens, e sendo idêntico ao da União o regime de custas;

  5. as certidões, cópias autênticas, ofícios e todos os atos dela emanados terão fé pública;

  6. gozará de isenção tributária.

CAPÍTULO III Dos minerais e minérios nucleares Artigos 31 a 33

Disposições Gerais

ARTIGO 31
ARTIGO 32
ARTIGO 33
CAPÍTULO IV Do comércio de materiais nucleares Artigos 34 a 40
ARTIGO 34
ARTIGO 35
ARTIGO 36
ARTIGO 37
ARTIGO 38

A CNEN é autorizada a adquirir fora do País os materiais ou equipamentos que interessem ao desenvolvimento e utilização da energia nuclear, ou contratar serviços com o mesmo fim, podendo para isso, utilizar os fundos de que disponha ou outros que lhe sejam atribuídos.

Parágrafo único. Para atender às importações de que trata a presente lei, o Conselho de Superintendência da Moeda e do Crédito reservará verba especial nos orçamentos de câmbio.

ARTIGO 39

A exportação ou importação clandestina dos materiais nucleares enumerados no artigo 34, constitui crime contra a Segurança Nacional.

ARTIGO 40

É proibida a posse ou transferência de material nuclear, inclusive subprodutos, sem autorização expressa da CNEN, mesmo no comércio interno; pena de perda das vantagens ou produtos e reclusão de um (1) a quatro (4) anos para os responsáveis.

CAPÍTULO V Disposições transitórias Artigos 41 a 44
ARTIGO 41

A CNEN poderá celebrar convênios com órgãos de pesquisa para auxiliar-lhes a atividade.

ARTIGO 42

O Poder Executivo promoverá a revisão dos acôrdos ou convênios internacionais em vigor e dos contratos existentes com emprêsas particulares, para adaptá-los aos têrmos desta lei.

ARTIGO 43

É autorizado o Poder Executivo a abrir, VETADO, um crédito especial de três bilhões de cruzeiros (Cr$3.000.000.000,00), a fim de atender, no corrente exercício, às despesas decorrentes da execução do programa da CNEN.

ARTIGO 44

Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 27 de agôsto de 1962; 141º da Independência e 74.da República.

JOÃO GOULART

F. Brochado da Rocha

João Mangabeira

Renato Costa Lima

Miguel Calmon

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT