Disputas político-econômicas em torno da democratização educacional brasileira no século XXI

AutorCarlos Felipe Nunes Moreira
CargoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Páginas447-456
447
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 447-456, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p447
Disputas político-econômicas em torno da
democratização educacional brasileira no século XXI
Disputas político-econômicas em torno da democratização educacional brasileira no século XXI
Resumo: O objetivo do texto é refletir se, atualmente, a prática social em defesa da política de educação no Brasil, sob as atuais
condições impostas pelo capitalismo, adquire ou não um novo sentido crítico e contornos anticapitalistas. Para tal, é apresentado um
breve resgate histórico das principais lutas sociais travadas neste século ligadas à educação no País, sustentado pelo diálogo com autores
filiados à tradição marxista. Os resultados apontam para a necessidade de maior aprofundamento no que tange ao processo de solidificação
de um projeto educacional antagônico, articulado com o movimento de superação da ordem capitalista, no qual o Serviço Social tem como
compromisso ético inserir-se e fortalecê-lo, orientado por uma concepção ampliada de democracia.
Palavras-chave: Educação. Capitalismo. Poder político-econômico. Socialização do poder. Democratização da política educacional.
Political and Economic Disputes over Brazilian Educational Democratization in the 21st Century
Abstract: This article discusses whether the social practice in defense of education policy in Brazil, under the current conditions
capitalism imposes, acquires a new critical sense and anti-capitalist features. A brief historical review of the main social struggles in
education of this century in Brazil is presented, supported by a dialogue with Marxist authors. The results point to the need for further
research on the process of consolidation of an antagonistic educational project, coordinated with the movement of overcoming the
capitalist order. The social work has the ethical commitment to be part of this educational project and strengthen it, led by an expanded
concept of democracy.
Keywords: Education. Capitalism. Political and economic power. Socialization of power. Democratization of educational policy.
Recebido em 01.02.2019. Aprovado em 16.04.2019. Revisado em 19.06.2019.
ESPAÇO TEMÁTICO: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA E LUTAS SOCIAIS
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Carlos Felipe Nunes Moreira1
https://orcid.org/0000-0001-7294-149X

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT