DIVERSIDADE E EQUIDADE DE GÊNERO EM EMPRESAS

AutorJoao Bosco Hora Góis, Kamila Cristina da Silva Teixeira
Páginas155-182
GÊNERO | Niterói | v.15 | n.2 | p. 155 - 162 | 1.sem.2015 155
DIVERSIDADE E EQUIDADE DE GÊNERO EM
EMPRESAS
Kamila Cristina da Silva Teixeira
Universidade Federal Fluminense
E-mail: kamilateixeira27@yahoo.com.br
João Bôsco Hora Góis
Universidade Federal Fluminense
E-mail: jbhg@uol.com.br
Resumo: Este artigo tem como objetivo examinar práticas relacionadas à pro-
moção da diversidade no mercado de trabalho. Nosso foco se dirige àquelas
práticas que buscam valorizar a força de trabalho feminina. Foram identifica-
dos os tipos de programas e discutidos os seus efeitos e limites. Os dados para
a escrita deste artigo foram coletados em fontes impressas e digitais: relató-
rios técnicos, material instrucional e artigos de jornais e revistas. Os autores
concluem que as práticas examinadas, dado o dramático cenário mais amplo
no qual as trabalhadoras se inserem, não conseguem produzir mudanças sig-
nificativas na situação das mulheres no mercado de trabalho. Contudo, argu-
mentam que tais práticas podem impulsionar a criação de mais iniciativas que,
ao longo do tempo, poderão contribuir para o aperfeiçoamento da posição
das mulheres no mercado de trabalho.
Palavras-Chave: Responsabilidade social empresarial; Diversidade; Mulheres;
Igualdade.
Abstract: In this article we examine some practices related to promoting di-
versity in the job market. We focus on those practices that seek to give the due
value to the female workforce. We identify the types of programs and discuss
their impacts and limitations. Data for this article were collected from printed
and online sources: technical reports, instructional material and newspapers and
magazine’s articles. The authors conclude that the examined practices are un-
able, given the dreadful broader scenario in which female workers are in, to pro-
duce significant changes in their situation. Nevertheless, they argue that those
practices can propel the spreading of more initiatives that, in the long run, can
be beneficial to the betterment of women’s position in the labor market.
Keywords: Corporate social responsibility; Diversity; Women; Equality.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT