Divinas! Modelos, poder y mentiras

AutorNuno Santos Carneiro
CargoCentro de Psicologia da Universidade do Porto
Páginas207-210
Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito
Centro de Ciências Jurídicas - Universidade Federal da Paraíba
V. 6 - Nº 01 - Ano 2017 Mídia, Gênero & Direitos Humanos
ISSN | 2179-7137 | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/index
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¡DIVINAS! MODELOS, PODER Y MENTIRAS
Resenha: Patrícia Soley-Beltran. 2015. Barcelona: Editorial Anagrama. 264 pp .
Nuno Santos Carneiro
Centro de Psicologia da Universidade do P orto (CPUPP). Email: nunoscarneiro@gmail.com
Já premiado em Espanha
(Prémio Anagrama de Ensayo), o livro
de Soley-Beltran merece realce por
várias dimensões nele implicadas e pela
forma inovadora, ao mesmo tempo que
profundamente comprometida, como
nos leva ao que metaforicamente se
poderia apelidar de passer elle dos
géneros e da produção discursivo-
cultural que a sustenta. Uma passer elle
pela qual caminhamos, descobrindo e
aprofundando como a construção da
moda, dos seus atores e das suas atrizes,
mas também dos silêncios neste
trabalho denunciados, constitui
processos que não se cingem à indústria
da moda mas, mais do que isso,
produzem e reproduzem assimetrias de
género que a todas e todos nos
implicam. Entre dilemas, escolhas,
dúvidas, incursões teóricas e pessoais
numa arena vivenciada pela autora, ela
própria com percurso profissional de
manequim, ¡Divinas!... é também
exemplar pela relevância que nele
assume um posicionamento crítico: o de
consciencializar e assumir esse
importante paradoxo epistémico de se
construir simultaneamente como sujeito
e objeto de análise, num parêntesis
autorreflexivo permanente, sem o luxo
de uma sustentação identitária fixa de
género, etnia, classe ou nacionalidade
(p. 181).
Assim acontece, de facto, ao
longo de toda a obra, edificada pela
atenção sistemática - e crucial no
campo dos estudos de género - à
intersecção de diferentes modos de
exclusão, vigentes (também) na moda e
na publicidade. Na exploração exímia
que o livro faz a respeito do corpo como
dispositivo visual e disciplinador,
vamos dando conta de como dele
fazemos um projeto identitário e
experiencial. Traçando uma História,
tão incisiva quanto elucidante, da moda
e suas figuras-chave, Patrícia Soley-
Beltran levanta questões de inegável
importância para o entendimento da

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