Docência no Ensino Superior

AutorRaquel Cristina Ferraroni Sanches/Fernanda Heloisa Macedo Soares
Páginas1-32
Construção da Identidade Docente do Professor de Direito • 1
Capítulo 1
Docência no Ensino Superior
Nas últimas décadas, a sociedade brasileira tem pas-
sado por transformações signicativas que se reetem no
ensino de todos os níveis, desde sua abrangência às mais
diversas classes sociais quanto à extensão de tempo de estu-
do daqueles que ingressam nas universidades.
Levando em conta esse cenário, é possível constatar
que, também a formação didática do docente universitá-
rio foi negligenciada no Brasil de uma forma geral, salvo
os cursos de licenciatura e pedagogia, nos quais se observa
maior cuidado com a formação didática e pedagógica da-
queles que exercerão funções docentes.
Data de 1808, com a vinda da família real e da corte,
a criação das primeiras escolas laicas de nível superior para
atender a demanda do novo período político-econômico da
história nacional. Entretanto, não se observa preocupação
com formação do quadro docente que atuaria em tais ins-
tituições e tampouco se atribuiu relevância a essa questão.
Apenas na década de setenta é que se percebe o crescimen-
to da conscientização dos professores dos cursos de ensino
2 • Raquel Cristina Ferraroni Sanches | Fernanda Heloisa Macedo Soares
superior em relação à real necessidade em se buscar capaci-
tação como forma de melhorar o ensino nas universidades.
Atualmente, constata-se maior preocupação com
a docência no ensino superior e esse fato tem gerado um
aumento dos estudos sobre a formação e desenvolvimento
prossional dos professores, tomando corpo no meio edu-
cacional. No entanto, essa preocupação vai além da forma-
ção teórico-disciplinar exigida pelo mercado de trabalho,
pois exige, também, prossionais com formação no campo
dos saberes pedagógicos e políticos.
A educação é uma prática social que deveria ocorrer
em todas as instituições. Segundo Libâneo apud Anasta-
siou, Cavallet e Pimenta (2002, p. 209), “a docência, enten-
dida como o ensinar e o aprender, está presente na prática
social em geral e não apenas na escola”. Essa armação é
eivada de signicado, pois no decorrer da vida aprendemos
continuamente e, também, ensinamos, seja na vida acadê-
mica, prossional ou pessoal. Considerando essa perspecti-
va, o professor universitário precisa atuar como prossional
reexivo, crítico e competente no âmbito de sua disciplina,
capacitado a exercer a docência e realizar atividades de in-
vestigação. Para tanto,
o aperfeiçoamento da docência universitária exige,
pois, uma integração de saberes complementares.
Diante dos novos desaos para a docência, o domí-
nio restrito de uma área cientíca do conhecimento
não é suciente. O professor deve desenvolver tam-
bém um saber pedagógico e um saber político. Este
possibilita ao docente, pela ação educativa, a cons-
trução de consciência, numa sociedade globalizada,
Construção da Identidade Docente do Professor de Direito • 3
complexa e contraditória. Conscientes, docentes e
discentes fazem-se sujeitos da educação (ANAS-
TASIOU, CAVALLET e PIMENTA, 2008, p. 212).
Também é necessário enfocar o papel do docente do
ensino superior e sua relação com o currículo de seu cur-
so, visto que uma das competências pedagógicas do pro-
fessor é saber atuar como “conceptor e gestor do currículo”
(MASETTO, 2003, p. 70).
De fato, cabe ao professor discutir as característi-
cas do prossional que pretende formar, os princípios de
aprendizagem que serão norteadores de diferentes ativida-
des, a organização das atividades e disciplinas que tenham
condições de mediar a aprendizagem, as técnicas a serem
usadas, o processo de avaliação e as técnicas avaliativas que
acompanharão o aluno em sua caminhada em direção aos
objetivos e metas apresentados. O professor, ao iniciar sua
ação em uma instituição, deve se inteirar do Projeto Peda-
gógico do Curso para planejar sua disciplina e atividades, a
m de que apresentem coerência com o currículo do mesmo.
Os docentes precisam, também, discutir com seus
pares de modo a planejar a organização curricular para que
integre atividades e disciplinas, cujo trabalho conjunto te-
nha em vista alcançar os mesmos objetivos educacionais e
o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar. Com
isso, será possível ao professor administrar melhor seu tem-
po, sua carga horária e os recursos técnicos oferecidos em
função dos objetivos propostos e das necessidades dos alu-
nos, procurando realizar uma interação entre as disciplinas

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