Ser docente no Século XXI: o trabalho em uma universidade pública brasileira

AutorMaria de Fátima Ferreira Queiróz - Laiany Lara Emiliano
CargoUniversidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde, Santos, SP, Brasil - Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, Santos, SP, Brasil
Páginas687-699
687
Ser docente no Século XXI: o trabalho em uma
universidade pública brasileira
Ser docente no Século XXI: o trabalho em uma universidade pública brasileira
Resumo: O artigo apresenta as condições do trabalho docente em uma universidade pública brasileira em contexto de mudanças no setor
da educação. O objetivo é analisar as percepções de docentes sobre o trabalho em relação à organização do trabalho e às implicações no
binômio saúde/doença. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa pautado em entrevistas semiestruturadas sobre questões que
abordam o processo de trabalho dos docentes, a partir de suas experiências, desejos e sensações. Foram entrevistados sete docentes, e
a análise da fala teve como base o método do discurso do sujeito coletivo. Os resultados apresentam as condições de trabalho dos
docentes sob processo de intensificação, prolongamento de jornadas e adoecimento desses trabalhadores. No cenário apresentado o
trabalho vem atrelado a difusas engrenagens evidenciadas nos aspectos da organização do trabalho. Aborda-se um tema atual, que
responde à necessidade de compreender o trabalho e seus efeitos deletérios visando contribuir com futuras transformações.
Palavras-chave: Condições de trabalho. Trabalho docente. Educação - docente. Saúde - docente.
Teacher in the 21st Century: working conditions in a Brazilian public university
Abstract: The article presents the conditions of teaching work at a Brazilian public university in the context of changes in the education
sector. The objective is to analyze teachers’ perceptions about work in relation to work organization and the implications for the health
/ disease binomial. This is a study with a qualitative approach based on semi-structured interviews on issues that address the work
process of teachers, based on their experiences, desires and sensations. Seven teachers were interviewed, and the speech analysis was
based on the collective subject’s speech method. The results show the working conditions of teachers under intensification process,
extension of working hours and illness of these workers. In the scenario presented, the work is linked to diffuse gears evidenced in
aspects of work organization. A current theme is addressed, which responds to the need to understand work and its deleterious effects
in order to contribute to future transformations.
Keywords: Work conditions. Teaching work. Education - teacher. Health - teacher
Recebido em 01.06.2020. Aprovado em 03.07.2020. Revisado em 10.07.2020.
ESPAÇO ESPECIAL
© O(s) Autor(es). 2020 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
1 Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação Ensino em
Ciências da Saúde, Santos, SP, Brasil
2 Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, Santos, SP, Brasil
Maria de Fátima Ferreira Queiróz1
https://orcid.org/0000-0003-2701-3939
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p687
Laiany Lara Emiliano2
https://orcid.org/0000-0001-7241-0074
R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 687-699, set./dez. 2020 ISSN 1982-0259

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT