Ética e fraudes contábeis

AutorPhablo Ercson Gouvêa/Leonardo Avanço
CargoUniversidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Páginas85-90

Page 85

1 Introdução

Com o passar dos anos, o profissional da contabilidade transformou-se, deixando de ser um simples "guarda-livros" para se tornar um profissional importante para a sobrevivência de uma empresa, pois o contabilista tem toda a organização da empresa sob sua responsabilidade.

Dessa forma, suas atitudes e relatórios devem proporcionar ao empresário a compreensão das operações financeiras e previsões para o futuro da empresa. Vista tamanha importância desse profissional, alguns contadores passam a ser grandes nomes na profissão, tornando seus serviços de altíssimos custos. E disponibilizando, em contrapartida, serviços de alta qualidade, sendo profissionais extremamente confiáveis.

A grande inconveniência pode estar implícita na má conduta de alguns contabilistas. Assim, este artigo tem por objetivo relatar alguns desvios de conduta desses profissionais. Para isso, pretende-se mostrar em quais circunstâncias esses indivíduos cometem atos ilícitos e a promoção de vantagens própria ou de seus administradores. Relatar em quais ocasiões esses profissionais faltam com a ética e quais os meios mais comumente utilizados. Os principais motivos da corrosão do caráter, dentro de princípios éticos, e quais são as sansões lícitas previstas em lei para tal prática.

Dado a isso, a profissão contábil "tropeça nos degraus" da má-fé, ocasionados por profissionais que certamente não obtiveram boa formação nas cadeiras universitárias.

Uma série de fatores aflige a ética contábil. Neste artigo será tratada desde a origem do problema ético, a

Page 86

questão da formação de conduta de tais profissionais, o papel social do contabilista, as fraudes mais comumente cometidas e, ainda, inclusão das tecnologias da informação nesse setor.

2 Ética e Valores

Ao nascer cada pessoa tem seu próprio berço, que lhe serve como principal referência na vida e é representado pelo conjunto de condições que o cercam, entre as quais encontramos a família à qual pertence, a classe econômica da qual faz parte, a religião e o país onde nasceu (incluídas as diferenças de culturas e de leis).

Adicionalmente, cada pessoa recebe desde cedo um conjunto de informações a respeito da vida, as quais tratam de assuntos relacionados à sociedade e que abrangem, entre outras, questões ligadas à justiça social entre os homens. O comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelas condições que cada uma tem ao seu redor e pelas condições adicionais que recebe vida afora. Tal fato ocorre em virtude de a projeção de vida de cada pessoa estar totalmente dirigida por essas informações.

Segundo Sá (2001), o comportamento das pessoas não é instável, em face das modificações sofridas nas condições que acompanham cada pessoa durante a vida; não é imutável, também, em virtude da capacidade que cada um tem de analisar e entender as informações que lhe são passadas, caso em que pode mudar seus valores e transformar seu comportamento.

Uma visão mais clara da diferença entre os valores das pessoas e, em conseqüência, dos comportamentos, pode ser vista naquilo que diz respeito ao atendimento de suas necessidades no dia-a-dia. É próprio do ser humano, e até mesmo imperativo à sua sobrevivência, buscar satisfazer uma série de necessidades, tais como alimentar-se, vestir-se, abrigar-se das ações da natureza, divertir-se entre outras. Essas necessidades, ainda que interessem a todos os seres humanos, têm seu atendimento diretamente atrelado às condições que os cercam em cada fase da vida.

3 Papel do Contador na Sociedade

O contador desempenha função relevante na análise e aperfeiçoamento da ética na profissão contábil, pois dilemas éticos sempre estão às voltas, por isso ele deve exercer fielmente seu papel de profissional independente. Na ética profissional, os contadores que são solicitados a assinar demonstrações contábeis com omissões ou fraudes não só devem abster-se, como também propor soluções alternativas que guardem os interesses da empresa e seus próprios, desde que não contrariem os princípios éticos.

O fato de uma empresa não dar importância à contabilidade demonstra a falta de ética profissional, pois estará demonstrando incompetência.

Segundo Lisboa (1997) a competência profissional é principio ético que deve nortear os procedimentos de elaboração de uma contabilidade confiável.

Uma empresa que não leva a sério a parte contábil e considera esse procedimento correto, tem o grave poder de gerar, através de tal erro, vício de procedimento, produzindo uma cultura negativa, que será difundida para as outras empresas. É importante enfatizar que os princípios éticos não são meros procedimentos impraticáveis, mas são preceitos que a sociedade deve acolher como verdadeiros e a eles seguir e respeitar.

4 Relação Entre Ética e Conduta

O comportamento esperado ou permitido pela cultura de cada país tem suas bases mínimas fixadas na lei. As leis, porém, são apenas fundamentos gerais do comportamento ético. A questão a ser discutida surge do ponto em que, apesar de nenhuma lei ter sido quebrada, as empresas vivenciam situações em que precisam determinar o que é ético ou não. Quando surge um conflito ético, para o qual as soluções não sejam viabilizadas pelos padrões presentes no código de ética da classe contábil, o contador deve, com vistas a saná-lo, discutir a questão com o superior hierárquico não envolvido, para esclarecer conceitualmente a raiz da dúvida, na intenção de obter um curso de ação. Se o conflito persistir, é melhor submetê-lo a um órgão representativo da organização. Os contadores internos devem atuar mantendo tolerável a margem de desvio dos princípios comportamentais éticos adotados pela empresa, uma vez que sempre surgirão situações em que várias alternativas serão possíveis. O reconhecimento das diversidades culturais atuará na redefinição dos sistemas de controles, premiações e motivações para melhor garantir o comportamento ético exigido pela empresa.

4. 1 Atributos para o profissional da contabilidade

Pode-se afirmar que uma das qualidades mais observadas em um profissional da contabilidade é a honestidade. Querer saber se ele é fiel à verdade todo o tempo é a garantia de que as informações sob seu cuidado terão o sigilo preservado.

Na concepção Sá (2001) outros requisitos são necessários para o bom exercício da contabilidade: competência, produtividade e sociabilidade, pois, através de sua competência, o profissional de contabilidade mostra o quanto pode ser hábil e sofisticado na produção de informação; por meio de sua produtividade, ele consegue otimizar o tempo disponível, produzindo mais informação; por meio da sociedade ele mostra como lidar com o cliente e como cruzar a fina linha entre relatar a verdade e não perder o cliente, acrescido de novas oportunidades na carreira. As pessoas em geral e os profissionais da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT