EDITAL 1, de 3 de janeiro de 2019 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DOS CARGOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Data03 Janeiro 2019
Páginas62-62
Data de publicação07 Janeiro 2019
ÓrgãoMinistério da Educação,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais,Campus Ibirité
SeçãoDO3

EDITAL 1, de 3 de janeiro de 2019 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DOS CARGOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

O REITOR SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto da Instituição, republicado com alterações no Diário Oficial da União do dia 13/07/2016, Seção 1, Págs. 10, 11 e 12, e pela Portaria IFMG nº 1.399 de 1º de outubro de 2015, publicada no DOU de 05 de outubro de 2015, Seção 2, página 20, torna público o Edital Específico para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado à seleção de candidatos para provimento de cargo público da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro de pessoal permanente do IFMG, de que trata a Lei n.º 12.772, de 28 de dezembro de 2012, para atender ao IFMG Campus Ibirité, nas áreas do conhecimento especificadas no quadro do item 1.2 do presente Edital Específico.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Edital Específico é parte integrante do Edital de Normas Gerais nº 082/2018, que estabelece as normas gerais aplicáveis, bem como os procedimentos e o período de inscrição, a remuneração detalhada e a forma de ingresso na carreira.

1.2. O Concurso Público destina-se ao preenchimento de vagas para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, a ser lotado no IFMG - Campus Ibirité, conforme distribuição de vagas constante do quadro abaixo:

Área de Atuação

Áreas de Conhecimento

Nº de Vagas

Classe de Ingresso e Regime

Escolaridade exigida para o cargo

(Habilitação)

Controle e Automação perfil 1

Noções de programação e algoritmos; Eletrônica analógica e digital; Eletricidade básica; Automação industrial;

Controle de processos; Instrumentação industrial; Robótica industrial; Máquinas e acionamentos elétricos; Metrologia; Sistemas pneumáticos e hidráulicos; Controladores lógicos programáveis;

Redes de computadores; Redes e protocolos industriais; Ergonomia e Segurança do trabalho

Conteúdos afins e projetos.

02

D I

Nível 1

40H DE

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Controle e Automação Perfil 2

Noções de programação e algoritmos; Tecnologia WEB;

Eletrônica analógica e digital; Eletricidade básica; Análise de sinais em tempo contínuo e discreto; Processamento em tempo discreto de sinais; Análise e controle de sistemas dinâmicos de tempo contínuo e discreto; Controle de processos;

Gerenciamento de projetos de automação; Sistemas flexíveis e integrados de manufatura; Controle linear, não-linear e digital; Estratégias de Controle; Controladores PID; Ergonomia e Segurança do trabalho; Conteúdos afins e de projeto.

01

D I

Nível 1

40H DE

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Controle e Automação Perfil 3

Noções de programação e algoritmos;

Eletrônica analógica e digital; Eletricidade básica; Sistemas embarcados, Microprocessadores e Microcontroladores; Controladores lógicos programáveis; Instrumentação industrial; Aquisição e tratamento de sinais; Sistemas supervisórios;

Gerenciamento de projetos de automação; Planejamento e controle da produção industrial; Sistemas flexíveis e integrados de manufatura; Gerenciamento da manutenção; Inteligência artificial aplicada à automação; Ergonomia e Segurança do trabalho; Conteúdos afins e de projeto.

01

D I

Nível 1

40H DE

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Eletrônica

Noções de programação e algoritmos;

Eletrônica analógica, digital e de Potência; Eletrônica das comunicações;

Instrumentação; Telemetria;

Sistemas digitais; Sistemas embarcados, Microprocessadores e Microcontroladores; Internet das Coisas- IoT; Processamento de Sinais; Robótica educacional e industrial; Ergonomia e Segurança do trabalho; Conteúdos afins e de projeto.

01

D I

Nível 1

40H DE

Bacharelado em Engenharia Elétrica, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Controle e Automação;

Mecatrônica

Noções de programação e algoritmos;

Eletrônica analógica, digital e de Potência; Sistemas embarcados, Microprocessadores e Microcontroladores; Internet das Coisas- IoT; Acionamentos elétricos; Sistemas pneumáticos e hidráulicos; Desenho Técnico; CAD, CAE e CAM; Sistemas de Manufatura industrial e CNC; Elementos de Máquinas; Processos de fabricação e Prototipagem mecânica; Robótica e manipuladores mecânicos; Metrologia; Propriedades dos materiais; Resistência dos materiais; Ergonomia e Segurança do trabalho; Conteúdos afins e de projeto.

01

D I

Nível 1

40H DE

Bacharelado em Engenharia Mecatrônica

Energias renováveis e eletricidade

Noções de programação e algoritmos; Eletricidade básica; Circuitos elétricos de CC e CA; Circuitos CA trifásicos; Acionamentos elétricos; Motores CC e CA; Instalações elétricas e proteção em baixa tensão; Eletromagnetismo; Conversão de energia; Máquinas e comandos Elétricos; Energia solar fotovoltaica; Instalação e Manutenção de Sistemas de Energias Renováveis; Projeto de Instalação de Energias Renováveis; Ergonomia e Segurança do trabalho; Conteúdos afins e de projeto.

02

D I

Nível 1

40H DE

Bacharelado em Engenharia Elétrica, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Controle e Automação;

1.3. O ingresso na carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá na classe D I/Nível 1, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas com Dedicação Exclusiva (DE).

1.4. O Cronograma informando as datas, horários e endereços de realização de todos os eventos será elaborado conforme o número de candidatos inscritos e publicado no portal do IFMG, a partir do dia 07 de fevereiro de 2019.

1.4.1 Todas as fases deste Edital Específico acontecerão na cidade de IBIRITÉ/MG.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet e deverão ser efetuadas no portal do IFMG a partir do dia 07 de janeiro de 2019 até o dia 06 de fevereiro de 2019. (horário de Brasília) e em conformidade com o item 3 do Edital de Normas Gerais nº 082/2018.

2.2 Os candidatos poderão solicitar a isenção, conforme os critérios do item 4 do Edital de Normas Gerais nº 082/2018, no período de 07 de janeiro de 2019 a 21 de janeiro de 2019.

2.2.1 O resultado dos pedidos de isenção será divulgado até o 3º dia útil após o término do prazo para o pedido de isenção e será divulgado conforme as regras do item 4 do Edital de Normas Gerais nº 082/2018.

2.3. O valor da inscrição é de R$ 201,00 (duzentos e um reais), podendo o candidato ser isento na forma do Edital de Normas Gerais nº 082/2018.

2.3.1 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado em conformidade com os critérios do item 3 do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT