Editorial

AutorMyriam Raquel Mitjavila
Páginas1-3
DOI:10.5007/1984-8951.2011v12n101p1
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.12, n.101, p.1 -3 ago/dez 2011
Editorial
A divulgação de produção científica de caráter interdisciplinar no campo das
Ciências Humanas apresenta-se, invariavelmente, como um desafio repleto de
armadilhas para a equipe editorial que decida assumi-lo. No caso de Cadernos de
Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, a necessidade de trabalhar na
direção de formular lineamentos cada vez mais específicos no que se refere ao foco
e ao escopo da publicação convive em permanente tensão com um considerável
aumento do número de manuscritos que são recebidos e que, em sua grande
maioria, inscrevem-se nesse complexo e fértil território que definimos como
interdisciplinar.
Ao longo do ano de 2011, a equipe editorial empreendeu um processo de
reorganização da gestão do periódico visando, precisamente, ampliar o volume e
tipo de contribuições, a partir de estratégias de divulgação que criassem condições
para aumentar o grau de internacionalização e de diversificação dos tópicos e
perspectivas interdisciplinares dos manuscritos recebidos. Esse objetivo foi
plenamente atingido, mas exigiu esforços para administrar o fluxo editorial,
envolvendo, entre outras decisões, a de incorporar a função de editor executivo, a
qual foi assumida, para o presente número de Cadernos, pela integrante da equipe
editorial, Leani Buddle. Simultaneamente, foi realizado um trabalho bastante árduo
de melhoria, tanto em termos quantitativos como qualitativos, da composição do
corpo de avaliadores, de forma a garantir padrões superiores de qualidade no
processo de avaliação por pares. O trabalho de aprimoramento de Cadernos ainda
deverá enfrentar novos desafios, mas acreditamos que alguns resultados já poderão
ser apreciados pelos leitores a partir da presente edição.
Neste segundo número de 2011 contamos com dez artigos, um ensaio e uma
resenha, textos que abordam diversos temas e problemáticas de interesse
interdisciplinar na área das ciências humanas. Os dois primeiros artigos discutem a
questão do sujeito, embora de perspectivas diferentes. No primeiro deles, Pedro
Diego Karczmarczyk compara a categoria de sujeito definida por Althusser com as
observações de Wittgenstein acerca da constituição do indivíduo falante nos jogos
de linguagem, comparação que, na interpretação do autor, adquire relevância a
partir da análise da interpelação dos indivíduos por meio do significado. Já no

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