Editorial

Páginasi-iii
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.16, n.2, p.i-iii Mai-Ago 2019 - ISSN 1807-1384
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EDITORIAL
O segundo número da Revista INTERthesis de 2019, em uma edição que traz
8 (oito) artigos e uma resenha, se inicia com importantes debates relacionados aos
estudos de gênero, como violência doméstica, masculinidades e educação.
O primeiro artigo, intitulado “Mulheres em situação de violência doméstica:
aspectos referentes ao empoderamento feminino”, tem como objetivo conhecer o
processo de empoderamento de mulheres em situação de violência doméstica.
Como panorama teórico, Paloma Abelin Saldanha Marinho e Hebe Signorini
Gonçalves apresentam o conceito de empoderamento e os principais debates a ele
interligados, enquanto que, metodologicamente, foi utilizada a pesquisa-intervenção
em um grupo de reflexão em um Centro de Referência para mulheres em situação
de violência no Rio de Janeiro. Dentre os resultados, as pesquisadoras destacaram
a pertinência do uso do conceito para os estudos de gênero e violência doméstica.
Em As representações de corpo, gênero e masculinidades no filme
‘Hércules’”, Rafael Marques Garcia, Alan Camargo Silva e Erik Giuseppe Barbosa
Pereira realizam uma análise fílmica da animação dos Estúdios Disney, com o
objetivo de compreender as representações sobre corpo e gênero empregados na
obra. Durante a trama, puderam ser encontrados diversos ícones e mensagens
acerca de quais corpos são válidos e aceitáveis, o que, de acordo com a conclusão
dos autores, colabora na reprodução de preceitos normativos e coercitivos de corpo
e masculinidades ao público infantil.
O terceiro artigo apresentado neste número parte da relação entre gênero e
educação para discutir as representações sobre o feminino santificado no Cariri
cearense. Nele, Polliana de Luna Nunes Barreto e Patrícia Helena Carvalho Holanda
observam que tal feminino santificado atua como elemento de amoldamento dos
sujeitos, na medida em que é também amoldado por meio de um fenômeno
educativo lato sensu. A abordagem perpassa a escrita em estilo hagiográfico sobre
Luzia Coelho como elemento de propagação de modelos para o feminino, e

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