Editorial.

Autorde Moraes Freire, Silene
CargoEditorial

"DUAS DECADAS DO PPGSS: UMA HISTORIA CONSTRUIDA POR MUITAS MAOS"

O Programa de Pos-graduacao em Servico Social (PPGSS) da UERJ, em 2019, comemora 20 anos dedicados a pesquisa, ensino e formacao de novos pesquisadores. A presente edicao de n.43 da Revista Em Pauta, Teoria Social e Realidade Contemporanea e especialmente dedicada a memorar essas duas decadas desse importante Programa.

Em maio de 2019, a Faculdade de Servico Social (FSS) da UERJ completa 75 anos de existencia. Trata-se de uma historia especialmente rica que inclui desde seus momentos iniciais como uma escola tecnica publica e gratuita ligada ao entao Distrito Federal, passando pelo seu reconhecimento como unidade de ensino superior em 1958, pela definicao de um curriculo em consonancia com a ABEPSS (entao ABESS) ao longo dos anos de 1960, pela resistencia as agruras impostas pelo golpe de abril de 1964 e pela efervescencia politica que incidiu na profissao como um todo com o Movimento de Reconceituacao Latino-americano de Servico Social. Ao longo da decada de 1970, firmou-se na FSS um compromisso crescente com a construcao de uma perspectiva critica, com interlocucao ativa com a tradicao marxista e uma fecunda interlocucao com outras vertentes do pensamento social. A FSS teve ainda um papel preponderante nas mudancas que ocorreram na profissao durante a decada de 1980, quando os componentes da unidade de ensino contribuiram para a democratizacao do pais e, na UERJ, puderam, mediante intensa luta bem sucedida, eleger seus gestores por voto universal. A FSS tem buscado a materializacao do seu projeto pedagogico de formacao profissional e academica critica, propositiva e de qualidade tanto para a area de Servico Social quanto para o campo das Ciencias Sociais e Humanas, de modo geral.

Em consonancia com o projeto pedagogico da graduacao e da entao pos-graduacao lato sensu, a FSS criou em 1999, o Mestrado em Servico Social e, com ele, o Programa de Pos-Graduacao em Servico Social. Apos cinco anos bem sucedidos do Mestrado, em 2005, foi criado [tambem] o Doutorado em Servico Social no PPGSS.

O PPGSS elegeu como areas de concentracao temas significativos e relevantes para o pais e o Estado do Rio de Janeiro: trabalho e politica social. O objetivo central do Programa de Pos-Graduacao em Servico Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ao longo de sua existencia, sempre foi o de formar pesquisadores de alto nivel, em Servico Social e areas afins, qualificados para o ensino superior, para a producao e difusao de conhecimentos sobre as questoes afetas ao trabalho, as politicas sociais e ao Servico Social na America Latina, com enfase no Brasil.

O elevado indice da producao academica, tanto docente quanto discente do PPGSS faz com que hoje ele tenha uma projecao regional e nacional ja consolidada que se expressa na alta procura [do] pelo seu processo seletivo. Em 2013, o ainda jovem PPGSS teve seu conceito, atribuido pela CAPES, elevado para 6 (seis), inscrevendo-se entre as pos-graduacoes stricto sensu de excelencia do pais. Tal conceito foi mantido pela avaliacao quadrienal da CAPES de 2016, fazendo com que o Programa chegue aos seus vinte anos mantendo sua excelencia.

Ate o momento do fechamento dessa edicao, o PPGSS ja contava com 256 dissertacoes de mestrado e 106 teses de doutorado. Alem de 15 relatorios de conclusao de pesquisas de pos-doutorado. Cabe destacar que o PPGSS tem recebido inumeros pesquisadores de diferentes regioes do pais, em sua maioria docentes de universidades publicas, para realizacao de pesquisa de pos-doutorado, o que demonstra o grau de referencia adquirido ao longo dos anos. Mas, o que nos alegra, sobretudo, e o fato de que muitos/as de nossos/as ex-alunos/as serem atualmente professores/as de outras universidades, pesquisadores/as, profissionais e gestores/as destacados/as. O numero de publicacoes dos/as alunos/as egressos tem sido outro reconhecimento da formacao de excelencia que buscamos.

Nessas duas decadas o PPGSS recebeu alunos estrangeiros, oriundos de Portugal, Colombia, Mocambique, Chile, Argentina e Uruguai. Alguns estudantes de doutorado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT