Editorial.

CargoEditorial

Apresentacao (8 de dezembro de 2014).

Apresentamos a mais nova edicao da Revista Direito e Praxis (vol. 05, n. 09 de 2014, Jul-Dez), com o Dossie tematico Direito e Marxismo. Este numero traz doze artigos ineditos, o dossie e duas resenhas, escritos por pesquisadores internacionais e brasileiros.

Dentre os artigos publicados, selecionamos prioritariamente aqueles cuja tematica aproxima-se da pauta desta edicao. As resenhas selecionadas apresentam duas obras de impacto para os debates no campo do pensamento marxista, quais sejam, "Mulher, Estado e Revolucao", de Wendy Goldman e "Florestan Fernandes na Constituinte", uma coletanea de intervencoes do sociologo brasileiro proferidas durante a Assembleia Nacional Constituinte.

O Dossie, organizado pelo Editor-Convidado, professor Guilherme Leite Goncalves, visitante no Instituto Latinoamericano da Universidade Livre de Berlim, traz oito artigos ineditos. No artigo "Marx esta de volta! Um chamado pela virada materialista no campo do direito", o editor nos convida a superacao de obstaculos que bloqueiam a retomada de Marx no campo do direito e conclama o retorno da economia politica marxista para a reflexao do fenomeno juridico. Em seguida, apresentamos duas traducoes do alemao para o portugues dos artigos da professora Sonja Buckel, Universidade de Kassel, e do professor Alex Demirovic, livre-docente pela Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt. Ambos os artigos sao representativos de nova teoria materialista do Direito e do Estado, que se mostra uma alternativa critica no interior da segunda e terceira geracoes da escola frankfurtiana. O artigo de Roberto Efrem Filho, professor da Universidade Federal da Paraiba, traz a analise das interconexoes entre classe e violencia a partir de um caso especifico. Com isso, ilustra o ganho analitico que a operacionalizacao do modelo marxiano em dialogo com a antropologia pode significar para a compreensao de processos concretos. O artigo de Jose Ricardo Cunha, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, retoma o debate classico do campo Direito e Marxismo a respeito da emancipacao politica e, assim, discute os limites e possibilidades da esfera juridica no processo de transformacao social. Seu argumento se desenvolve a partir da constatacao de que, se e verdade que nao e possivel uma emancipacao pelo direito, tambem e certo que este importante campo de luta nao pode ser desprezado. Na mesma linha, o artigo de Moises Alves Soares, professor do Centro Universitario da Sociedade Educacional de Santa Catarina, e Ricardo Pazello, professor da Universidade Federal do Parana, ambos membros fundadores do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), retomam o primeiro debate juridico sovietico, reatualizando-o com o intuito de fundamentar o projeto do direito insurgente. O debate do dossie se fecha com dois artigos que demonstram a abertura do marxismo ao dialogo com outras teorias sociais. Joao Paulo Bachur, professor do Instituto de Ciencia Politica da Universidade de Brasilia, aproxima a etnografia juridica de Bruno Latour com a tradicao da sociologia marxista do direito para oferecer uma perspectiva atenta a materialidade que, ao mesmo tempo, seja capaz de manter viva a nocao de autonomia do fenomeno juridico. Laurindo Dias Minhoto, professor da Universidade de Sao Paulo, por sua vez, propoe uma teoria critica dos sistemas, em que o modelo luhmanniano, mobilizado pela tradicao marxista ocidental, poderia funcionar como um sismografo das tendencias expansionistas neoliberais de monetarizacao do mundo.

Dedicamos esta edicao ao filosofo marxista, Leandro Konder, falecido neste mes de novembro de 2014. Alem de ser consagrado como um dos principais filosofos brasileiros, foi formado em direito e chegou a atuar como advogado de sindicatos ate ser forcado ao exilio durante a ditadura militar. Militante historico do campo da esquerda (PCB, PT e PSOL), Leandro Konder dizia que "o [marxismo brasileiro] foi vivido e traduzido em acao por numerosos ativistas politicos e batalhadores". Nesse sentido, a historia do marxismo significava, para ele, "examinar a representacao da realidade em que tais lutadores se baseavam para agir". Do ponto de vista da reflexao sobre o juridico, seu legado e um chamado a se levar Direito e Praxis a serio. Nao ha duvidas de que, o primeiro texto que colocou muitos pesquisadores brasileiros da nova geracao em contato com a obra de Marx foi "O que e dialetica", de Leandro Konder. Em uma entrevista em 2011, Leandro Konder manifestava sentir-se orfao em razao do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT