A educação básica brasileira em disputa: doutrinação versus neutralidadeEducação e trabalho no Brasil: a perspectiva defendida pelo capital para a formação dos trabalhadores

AutorAna Cláudia Rodrigues de Oliveira - Fabio Lanza - Leti?cia Jovelina Storto
CargoSecretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Ciências Sociais, Ensino Médio, Londrina, PR, Brasil. - Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Londrina, PR, Brasil. - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Programa...
Páginas468-478
468 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p468
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 468-478, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
A educação básica brasileira em disputa: doutrinação
versus neutralidade
Recebido em 01.02.2019. Aprovado em 16.04.2019. Revisado em 12.07.2019.
ESPAÇO TEMÁTICO: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRAIA E LUTAS SOCIAIS
A educação básica brasileira em disputa: doutrinação versus neutralidade
Resumo: A partir da investigação sobre os principais fundamentos ideológicos e pressupostos da organização associativa Escola sem
Partido (ESP), com sede na cidade de São Paulo, este trabalho busca analisar as implicações das perspectivas e pautas defendidas pela
associação para a educação e à sociedade brasileira na última década, abrangendo, mais especificamente, seus desdobramentos no âmbito
do ensino da Sociologia no nível médio da educação básica. A pesquisa documental ocorreu junto aos meios de comunicação, eletrônicos
e impressos, websites e redes sociais vinculadas ao ESP e abordadas a partir de contribuições da análise crítica do discurso. Como
resultado, destacamos os conceitos de doutrinação ideológica e neutralidade do ensino propostos pelo ESP, seus temas e pautas que
recaem sobre a questão do cerceamento da prática docente e aos componentes curriculares da disciplina de Sociologia, admitida apenas,
quando se aproxime dos padrões nomotéticos de um conhecimento sociológico positivista e cientificista, reprodutores do seu projeto
societário conservador.
Palavras-chave: Escola sem Partido. Ensino de Sociologia. Currículo.
The Brazilian Basic Education in Dispute: Indoctrination vs. Neutrality
Abstract: This study examined the main ideological foundations and assumptions of the organization Escola sem Partido (School
without Party) (ESP), based in the city of São Paulo, Brazil. This article discusses the implications of the perspectives and guidelines
regarding education and society defended by the organization in the last decade, highlighting, more specifically, the developments of the
debate in sociology teaching in high school. Documentary research collected electronic and printed material from the press, websites,
and social media linked to ESP, which was studied using critical discourse analysis. The results highlight the concepts of ideological
indoctrination and neutrality of teaching proposed by ESP, as well as the topics and agenda related to the issue of the curtailment of
teaching practice and curricular components of the discipline of sociology. For the ESP, sociology could only be admitted when
reflecting nomothetic standards of a positivist and scientific sociological knowledge, reproducing the organization’s project of a
conservative society.
Keywords: School without party. Sociology teaching. Curriculum.
1 Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Ciências Sociais, Ensino Médio, Londrina, PR, Brasil.
2 Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Londrina, PR,
Brasil.
3 Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio
Procópio, PR, Brasil.
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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Ana Cláudia Rodrigues de Oliveira1
https://orcid.org/0000-0003-3433-6074
Fabio Lanza2
https://orcid.org/0000-0003-2807-9075
Letícia Jovelina Storto3
http://orcid.org/0000-0002-7175-338X

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