Educação pública como direito social: desafios para a construção de um sistema articulado no Brasil

AutorJaime Hillesheim - Adir Valdemar Garcia
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, SC, Brasil. - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação, Florianópolis, SC, Brasil.
Páginas479-490
479DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p479
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 479-490, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
Educação e trabalho no Brasil: a perspectiva
defendida pelo capital para a formação dos
trabalhadores
Jaime Hillesheim1
https://orcid.org/0000-0002-2798-6418
Recebido em 28.01.2019. Aprovado em 16.04.2019. Revisado em 05.06.2019.
ESPAÇO TEMÁTICO: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA E LUTAS SOCIAIS
Educação e trabalho no Brasil: a perspectiva defendida pelo capital para a formação dos trabalhadores
Resumo: O artigo constitui uma análise, com base na teoria social crítica, do conteúdo apresentado nos Planos Nacionais de Educação
(2001-2010 e 2014-2024) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007), referente à relação entre educação e trabalho. A partir da
pesquisa documental intentou-se identificar as perspectivas políticas que demarcam esta relação, num contexto de crise do capitalismo
e de regressão de direitos em todo o mundo e, particularmente, no Brasil. Os resultados apontam para uma reatualização e fortalecimento
da educação como mediação essencial para a formação da força de trabalho em consonância com as novas necessidades da esfera da
produção, muitas vezes encobertas pelo discurso e defesa da cidadania, do direito e de valores humanísticos.
Palavras-chave: Educação. Trabalho. Plano Nacional de Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação.
1 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis,
SC, Brasil.
2 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação,
Florianópolis, SC, Brasil.
Adir Valdemar Garcia2
https://orcid.org/0000-0001-7805-4242
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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