Educação 5.0 Ensino por Competências

AutorCleyson de Moraes Mello/José Rogério Moura de Almeida Neto/Regina Pentagna Petrillo
Páginas47-61
Capítulo 4
EDUCAÇÃO 5.0
Ensino por Competências63
4.1 Por que aprender por competência?
Como dito alhures, competências são geralmente definidas
como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitu-
des/comportamentos que resultam em um bom desempenho no
trabalho (OCDE 2010).
Na área profissional, os empregadores entendem que atitu-
des/ comportamentos, tais como comunicação, trabalho em
equipe, flexibilidade e habilidades interpessoais têm um papel
fundamental na forma como as pessoas se desempenham.64
Cada vez mais a lógica das competências e habilidades está sen-
do associada ao saber-fazer prático. Isto significa dizer que o co-
nhecimento por si só não garante mais uma boa colocação no
mercado de trabalho.
47
63 Uma abordagem prática do ensino por competências pode ser
verificada na obra Ensino por Competências: Eficiência no Processo de
Ensino e Aprendizagem – Da teoria à prática elaborada pelos autores
Cleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto e Regina
Pentagna Petrillo, publicada no ano de 2019, pela editora Freitas Bastos.
64 ARMSTRONG, Michael. A Handbook of Human Resource Manage-
ment Practice, Kogan Page, 2001, London.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT