Educação de adultos como processo continuado e permanente: um estudo de caso com idosos

AutorAlcides Alves de Souza Filho, Antonio Amorim, Kátia Siqueira de Freitas
CargoMestre em Educação de Jovens e Adultos. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Professor da Rede Estadual de Ensino. Grupo de Pesquisa Gestão, organização, tecnologia e políticas públicas na educação básica da Bahia (GEPE/UNEB) Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: alcisofilho@hotmail.com LATTES iD http:/...
Páginas167-185
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 45, n. 249, p. 167-185, jan./abr., 2020 | ISSN 2447-861X
EDUCAÇÃO DE ADULTOS COMO PROCESSO CONTINUADO E
PERMANENTE: UM ESTUDO DE CASO COM IDOSOS
Continuing and permanent adult education a case study with elderly
Alcides Alves de Souza Filho
(UNEB)
LATTES iD http://lattes.cnpq.br/0353684132153514
Antonio Amorim
(UNEB)
LATTES iD http://lattes.cnpq.br/9993429400708011
Kátia Siqueira de Freitas
(UCSAL)
ORCID iD https://orcid.org/0000-0003-0984-814X
Informações do artigo
Recebido em 15/04/2020
Aceito em 29/04/2020
doi>: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2020.n249.p167-185
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative
Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Como ser citado (modelo ABNT)
SOUZA FILHO, Alcides Alves de. AMORIM, Antonio.
FREITAS, Kátia Siqueira de. Educação de adultos como
processo continuado e permanente: um estudo de caso
com idosos. Cadernos do CEAS: Revista Crítica de
Humanidades. Salvador, v. 45, n. 249, p. 167-185,
jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.25247/2447-
861X.2020.n249.p167-185
Resumo
O artigo trata da educação da pessoa idosa. Discute práticas e
processos socioeducativos que materializam o programa
voltado à Política Pública na perspectiva de educação escolar e
social. Aponta a importância da Educação Continuada e
Permanente na vida do idoso. Objetiva analisar os aspectos
educativos que concretizam a ressignificação da vida e
reconstrução de si na fase idosa, vivenciando aprendizagens e
saberes no ambiente de uma Universidade Aberta à Terceira
Idade (UATI), programa de extensão. Adota a pesquisa
qualitativa conspecto no caráter fenomenológico, utiliza a
autobiografia como dispositivo m etodológico e a entrevista
narrativa como g eradora do corpus de pesquisa. Suporta a
discussão do corpus de pesquisa nas escritas de Abrahão (2018);
Freire (2006); Palo mo (2006); Serra (2015); Silva (2013); Souza
(2015), Souza Filho (2019), outros. Os resultados evidenciaram a
evolução dos sujeitos mediante p ráticas educativas voltadas à
subjetivação à compreensão de si à reconstrução e
ressignificação de si e à importância da educação ao longo da
vida.
Palavras-chave: Educação de pessoas idosas. Processo
socioeducativo. Práticas educativas.
Abstract
The article deals with the education of the ag ed and elderly
person. It discusses the socio-educational practices and
processes that focus on Public Policy from the perspective of
schooling and social education. It points out the importance and
impact of Continuing and Permanent Education in the life of the
elderly. It focuses on the objective of anal yzing the educational
aspects that help elders to the reconstruct oneself by way of
experiencing learning and knowledge in the environment of an
University Open to the Third Age. It adopts qualitative research
using autobiography as a methodological d evice and narrative
interview as the generator of data. This work extends the
research corpus in the writings of Abrahão (2018); Freire (2006);
Palomo (2006); Serra (2015); Silva (2013); Souza (2015), Souza
Filho (2019), others. The results showed the improvement of
subject-learners employing educational practices aimed at
subjectivity the understanding of the self the reconstruction
and reframing of the self and the need for lifelong learning.
Keywords: Education of the elderly. Socio-educational
process. Autobiography.
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 45, n. 249, p. 167-185, jan./abr., 2020
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Educação de adultos como processo continuado... | Alcides A. de Souza Filho, Antonio Amorim e Kátia Siqueira de Freitas
Introdução
A preocupação com o público idoso vem sendo um dos motivos de estudos e pesquisa
no contexto atual. O processo da longevidade tem movido estudiosos no sentido de
compreender a vida das pessoas idosas, a relevância da qualidade de vida, as necessidades
expressas e sentidas, assim como o papel da educação cont inuada e permanente nas vidas
dos idosos. Sendo assim, a melhoria nas condições de vida, em princípio, vem repercutindo
no aumento demográfico do envelhecimento da população e, nessa perspectiva, requer
atenção e oferta de políticas públicas que propiciem, às pessoas em geral, perceber o
envelhecimento de forma natural, assim como as pessoas envelhecidas aprendam a conviver
e superar as limitações impostas pela idade avançada.
No contexto da população idosa e envelhecida, o grande desafio de estar no mundo
passa pela necessidade de participar de modo mais efetivo e autônomo na sociedade, diante
dos paradigmas e preconceitos que permeiam as relações para com as pessoas idosas,
sempre carregadas de estigmas. Pois bem, estar vivenciando 60 anos ou mais pode significar
viver uma fase bela e complexa da vida. Mas, o enfrentamento requer superação e luta pela
garantia e manutenção de direitos sociais e constitucionais.
Os desafios para ampliar o conjunto de avanços construídos mostram a insuficiência
de ações públicas, justificando as lutas organizadas pelos movimentos sociais e organizações
não governamentais, requerendo intervenções voltadas a atender carências da pessoa idosa
na saúde, no enfrentamento de problemas sociais nos seus vários contextos regionais, na
legislação, dentre outros.
Partimos desse enfoque introdutório para discutir sobre a necessidade e importância
da educação para a pessoa idosa no modelo de educação que diligencia dar continuidade ao
processo de obtenção de novos conhecimentos adotando uma perspectiva socioeducativa.
Desenvolvemos o estudo contando com os estudantes, numa faixa etária acima dos sessenta
anos1, todos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade- UATI2- , programa de extensão
Nesse contexto, tomamos a ed ucação de adultos como o viés para o estudo das práticas
1 Projeto de Lei N. 538 3/2019 em tramitação aumenta para 6 5 a idade a partir da qual a pessoa é considerada
idosa.
2 Evitamos cont extualizar a UATI para preservar a identidade da instituição.

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