Educação ambiental efetiva: a relação do homem com a natureza e a necessária mudança de atitudes e de valores éticos e morais

AutorVinicius Diniz - Almeida Ramos - Márcio Oliveira Portella
Páginas27-41
27
Educação Ambiental Efetiva: a relação do homem com a natureza e a necessária mudança de atitudes e de valores éticos e morais
Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas Vol. 17 N. 110, jan./jun. 2016
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2016v17n110p27
Educação ambiental efetiva: a relação do homem com a natureza e a
necessária mudança de atitudes e de valores éticos e morais
Vinicius Diniz e Almeida Ramos
Márcio Oliveira Portella
Educação ambiental efetiva: a relação do homem com a natureza e a necessária mudança
de atitudes e de valores éticos e morais
Resumo: O artigo tem como tema a educação ambiental e seu papel fundamental na
preservação do meio ambiente, à luz do que prescreve a legislação brasileira. Procurou-se
realizar um estudo a respeito do comportamento humano para, em seguida, abordar a necessária
transformação de paradigmas, de modo que a educação ambiental amplie seu escopo, fazendo
do processo educacional efetivo instrumento de proteção dos recursos naturais. Para tanto,
utilizou-se a pesquisa bibliográfica, especialmente relacionada à legislação brasileira e às teorias
e conceitos filosóficos acerca da relação do homem com a natureza. Como resultado da
pesquisa, constatou-se que a abordagem da educação ambiental deve ser ampliada, de modo a
estimular não somente ações pontuais, mas consistentes mudanças de atitudes e de
comportamentos, estimulando a conscientização da sociedade sobre a importância da
preservação do meio ambiente como condição para a sobrevivência da espécie humana.
Palavras-Chave: Educação ambiental. Atitudes. Comportamentos
Effective Environmental Education: man’s relationship w ith nature and the necessary
change in attitudes and ethical and moral values.
Abstract: The article focuses on environmental education and its fundamental role in
preserving the environment in the light under the requirements of Brazilian law. Sought to carry
out a study about human behavior to then address the necessary transformation of paradigms, so
that environmental education broadens its scope, making effective educational process
instrument of protection of natural resources. For this, was used the literature, especially related
to Brazilian law and the theories and philosophical concepts about man's relationship with
nature. As a result of the research, it was noted that the approach to environmental education
should be expanded in order to stimulate not only specific actions but consistent changes in
attitudes and behaviors by stimulating the awareness of society about the importance of
preserving the environment as condition for the survival of the human species.
Key-Words: Environmental education. Attitudes. Behavior.
Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Ada ptada.

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