Educação repressiva e educação emancipadora: notas acerca da personalidade autoritária e seus desdobramentos na educação

AutorAnita Schlesener
Páginas417-426
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e77659
ESPAÇO TEMA LIVRE
417
R. Katál., Florianópolis, v.24, n. 2, p. 417-426, maio/ago. 2021 ISSN 1982-025
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.
Educação repressiva e educação emancipadora:
notas acerca da personalidade autoritária e seus
desdobramentos na educação
Anita Schlesener
https://orcid.org/0000-0002-5185-2604
1Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil
Educação repressiva e educação emancipadora: notas acerca da personalidade autoritária e
seus desdobramentos na educação
Resumo: O objeto deste estudo é a educação repressiva como instituinte da estrutura social e como refletir, nestas condições
sociais, sobre uma educação emancipadora. O conceito de educação que pressupomos aqui é o de que o nosso processo de
socialização forma a nossa percepção e a nossa concepção de mundo, numa dinâmica que se estende do nascimento até a
morte. Educar implica preparar para um projeto de civilização, o que revela o conteúdo político do processo educativo. Para
desenvolver este estudo retomamos a pesquisa interdisciplinar do Grupo de sociólogos e psicólogos publicado em 1950 sobre
a personalidade autoritária, a fim de explicitar o fenômeno do preconceito e seus traços na formação da personalidade, não
apenas da perspectiva sociopsicológica, mas também política e educacional. Salienta-se a atualidade do tema ante a ascensão
de movimentos conservadores e reacionários neste início de século.
Palavras-chave: Autoritarismo. Educação Repressiva. Educação Emancipadora.
Repressive education and emancipatory education: notes about authoritarian personality and
its consequences in education
Abstract: The object of this study is repressive education as an institution of the social structure and how to reflect, in these
social conditions, on an emancipatory education. The concept of education that we assume here is that our socialization
process forms our perception and our conception of the world, in a dynamic that extends from birth to death. Educating
implies preparing for a civilization project, which reveals the political content of the educational process. To develop this
study, we return to the interdisciplinary research of the Group of sociologists and psychologists published in 1950 on the
authoritarian personality, in order to explain the phenomenon of prejudice and its traits in the personality formation, not only
from a socio-psychological perspective, but also from a political and educational perspective. It should be noted the relevance
of the topic before the rise of conservative and reactionary movements at the beginning of this century.
Keywords: Authoritarianism. Repressive Education. Emancipatory Education.
Recebido em 13.10.2020. Aprovado em 15.12.2020. Revisado em 17.02.2021.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT