O efeito da lideranca despotica no comportamento contraproducente: o papel da autoestima reduzida baseada na organizacao e da estabilidade emocional.

Autorul Haq, Muhammad Anwar

I Introducao

A pesquisa sobre lideranca tem sempre fascinado os academicos organizacionais devido a uma conotacao positiva tradicional vinculada a ela como construto, e por causa de suas implicacoes no desempenho em nivel individual, grupal e organizacional. Os esforcos de pesquisa tambem tiveram mais foco nos aspectos positivos do comportamento de lideranca, negligenciando seu lado negativo. Entretanto, nos ultimos anos, a atividade de pesquisa comecou a se inclinar para o lado mais sombrio da lideranca, introduzindo uma mudanca de paradigma nos estudos sobre lideranca (Karakitapoglu-Aygun & Gumusluoglu, 2013). Essa percepcao se aprofundou no contexto dos escandalos como os da Enron e o da WorldCom (Naseer, Raja, Syed, Donia & Darr, 2016). Estes escandalos apontaram na direcao da necessidade de compreender como o lado repulsivo de um lider pode ser prejudicial para a organizacao. Alem disso, Griffin e O'Leary-Kelly (2004) destacaram que o crescente interesse pelo lado negativo da lideranca reflete o inicio de um movimento de pensamento critico sobre a lideranca na literatura.

A literatura organizacional conota varias terminologias para indicar o lado negativo da lideranca, como: supervisao abusiva (Tepper, 2007), lideranca tiranica (Ashforth, 2009), lideranca destrutiva (Einarsen, Aasland & Skogstad, 2007), lideranca toxica (Frost, 2004) e lideranca despotica (Aronson, 2001). Este trabalho se concentra na lideranca despotica, ja que ela compreende aspectos importantes do estilo de lideranca negativa, sendo tambem uma area pouco pesquisada nas ciencias organizacionais (Erkutlu & Chafra, 2018; Schyns & Schilling, 2013). A lideranca despotica se refere a uma inclinacao do lider para a dominacao pessoal e o comportamento autoritario atendendo ao seu interesse proprio, autoglorificacao e manipulacao (Aronson, 2001; De Hoogh & Den Hartog, 2008). Sao arrogantes, impiedosos, mandoes e tem foco em conquistar a supremacia sobre os liderados (Naseer et al., 2016). Com tais qualidades, eles influenciam negativamente os liderados e atrapalham as organizacoes e os individuos para alcancar seus objetivos (Karakitapoglu-Aygun & Gumusluoglu, 2013).

A lideranca despotica foi estudada no relacionamento com varios construtos, como: angustia psicologica, conflito trabalho-familia, exaustao emocional, intencoes de mudar de emprego e menor desempenho organizacional, menor compromisso e desempenho com insatisfacao no trabalho (Schyns & Schilling, 2013; Tepper, 2000). Apesar de seu potencial para explicar o comportamento contraproducente dos liderados, ainda ha a necessidade da validacao empirica do mesmo (Erkutlu & Chafra, 2018; Karakitapoglu-Aygun & Gumusluoglu, 2013). O comportamento contraproducente se refere a um comportamento intencional do funcionario contra os interesses legitimos de sua organizacao (Gruys & Sackett, 2003). Academicos (Collins & Jackson, 2015; Schyns & Schilling, 2013) argumentam que a lideranca negativa e um dos principais antecedentes dos comportamentos contraproducentes nas organizacoes e chamam a atencao para sua pesquisa.

Para explicar o efeito da lideranca despotica no comportamento contraproducente, este trabalho se baseia na teoria da troca social. A troca social e uma sequencia de dar e receber entre duas partes. Essas trocas mutuas bidirecionais obrigam as partes a retribuir um curso de acao iniciado pela outra (Blau, 1964). Um lider despotico, por meio de seu comportamento, tem uma influencia negativa em seus liderados. Os liderados, em troca, retribuem com acoes direcionadas aos lideres, ao trabalho e a organizacao. Portanto, se um lider adota um comportamento despotico, o liderado em troca retribui de maneira similar. Sendo assim, investigar o efeito da lideranca despotica no comportamento contraproducente e o primeiro objetivo deste estudo.

Para a transmissao dessa influencia, ocorrem diferentes mecanismos intervenientes entre a lideranca despotica e o comportamento contraproducente. Neste estudo, argumentamos teoricamente que nenhum liderado adota um comportamento contraproducente antes de vivenciar uma reducao de sua autoestima baseada na organizacao. A acao dos lideres pode ser muito prejudicial para a autoestima dos liderados na organizacao. Eles podem sentir sua autoestima abalada ou elevada como resultado do comportamento dos lideres, um lider despotico reduziria a autoestima dos liderados. Neste estudo, chamamos esse construto de autoestima reduzida baseada na organizacao. Com isso, argumentamos duas contribuicoes: primeira, a introducao da ROBSE como um novo construto na literatura; segunda, a integracao da mesma como um mecanismo de mediacao (Figura 1).

Alem disso, estudamos o efeito moderador da estabilidade emocional no relacionamento entre a lideranca despotica e o comportamento contraproducente (Figura 1). Isso responde a uma lacuna destacada por Vries (2018) e Tepper (2007). Eles propoem que estudos futuros devem investigar os efeitos interativos de tracos da personalidade, como a estabilidade emocional, na compreensao dos efeitos do estilo de lideranca negativa nos resultados do trabalho. De acordo com Judge e Bono (2001), a estabilidade emocional e a tendencia se manter calmo, confiante e seguro. Aqueles que tem alta estabilidade emocional estao livres de emocoes negativas. Smith e Williams (1992) argumentam que os individuos com maior nivel de estabilidade emocional sao menos propensos a reagir fortemente a situacoes tensas. Sao proativos e competentes em lidar com os problemas (Heppner, Cook & Wright, 1995). Individuos emocionalmente estaveis fazem um melhor trabalho ao se manterem racionais e terem uma habilidade para superar as emocoes negativas (Judge & Bono, 2001). Com essas caracteristicas conceituais, a estabilidade emocional se torna um moderador relevante no contexto.

Este estudo e significativo para a literatura sobre lideranca de varias maneiras. Em primeiro lugar, este estudo preenche uma lacuna de conhecimento ao examinar o relacionamento da lideranca despotica com o comportamento contraproducente. Assim como os estudos anteriores descobriram que o estilo de lideranca antietica causa desvio organizacional (Erkutlu & Chafra, 2018), este trabalho pretende ser um dos primeiros estudos a investigar a associacao entre a lideranca despotica e o comportamento contraproducente. Em segundo lugar, este estudo investiga o processo atraves do qual a lideranca despotica afeta o comportamento contraproducente por meio da investigacao do papel interveniente da autoestima reduzida baseada na organizacao (Carlson, Ferguson, Perrewe & Whitten, 2009) atraves da aplicacao da teoria da troca social (SET) como a principal perspectiva teorica. Por fim, esta pesquisa contribui para a literatura ao examinar a interacao entre o comportamento de um lider despotico e a estabilidade emocional dos liderados, afetando o comportamento contraproducente.

2 Referencial teorico e desenvolvimento de hipoteses

2.1 Lideranca despotica e comportamento contraproducente

Lideres despoticos demonstram comportamentos como dominacao, supremacia e tambem o foco no proprio interesse. Eles sao mandoes, manipuladores, implacaveis e arrogantes (Howell & Avolio, 1992). Na pratica, os lideres despoticos precisam de submissao e obediencia inquestionaveis, sao egoistas e tem um comportamento insensivel. Sao sempre exigentes e controladores para com seus subordinados (Schilling, 2009). O comportamento do lider despotico e autocentrado, moralmente corrupto e tem padroes de trabalho antietico (De Hoogh & Den Hartog, 2008). Ao contrario da lideranca destrutiva, tiranica, que mina a supervisao, e o da supervisao abusiva em que os lideres enfatizam comportamentos antagonicos, humilhantes e opressivos para com os liderados e nao faz qualquer referencia ao carater etico e a integridade do lider, por outro lado, a lideranca despotica compreende comportamentos que mostram estimulos egoistas e manipulam os subordinados para beneficio proprio. O beneficio proprio reflete que os lideres despoticos nao se comportam de maneira social e eticamente construtiva, enganando seus liderados, e tambem nao legitimam os interesses da organizacao ao envolverem-se em comportamentos moralmente incorretos e fraudulentos (Aronson, 2001; De Hoogh & Den Hartog, 2008).

A pratica dos comportamentos despoticos pelos lideres tem implicacoes negativas na produtividade dos liderados, nos comportamentos no local de trabalho, assim como tambem em sua vida pessoal. De acordo com Naseer et al. (2016), a lideranca despotica afeta negativamente o desempenho dos subordinados no trabalho. Como os lideres sao os representantes de uma organizacao, os funcionarios retribuem os comportamentos despoticos dos lideres, o que e prejudicial tanto para o lider quanto para a organizacao. O resultado e a reducao de seu desempenho. Do mesmo modo, eles se envolvem em comportamentos anormais em resposta ao comportamento despotico de seu lider (Erkutlu & Chafra, 2018). Os liderados diminuem seu desempenho, envolvem-se em comportamento anormal e ocultam seu envolvimento em comportamentos fora de sua funcao porque acham dificil direcionar suas reacoes ao seu lider despotico (Erkutlu & Chafra, 2018; Naseer et al., 2016). Alem da produtividade, o efeito da lideranca despotica tambem aflige a vida pessoal dos funcionarios causando conflitos entre o trabalho e a familia e reduzindo a satisfacao a vida. Os comportamentos negativos da lideranca tem sido reconhecidos como fatores estressantes do ambiente de trabalho, tendo aqueles que os vivenciam menor controle sobre eles. Portanto, os efeitos negativos tambem sao transmitidos para a vida pessoal (Nauman, Fatima & Haq, 2018). Neste estudo, estamos especificamente interessados em como os lideres despoticos afetam os comportamentos contraproducentes no ambiente de trabalho, ja que faltam evidencias neste sentido.

Os comportamentos contraproducentes sao aqueles atos voluntarios realizados pelos membros da organizacao que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT