Efeitos da transferência de tecnologia de Universidades Norte Americana e Brasileiras no capital humano ténico e científico

AutorDaniela Althoff Philippi, Emerson Antonio Maccari
Páginas86-101
Daniela Altho Philippi Emerson Antonio Maccari
R C A
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
6
RESUMO
A Transferência de Tecnologia Universidade-Empresas (TT U-E)
é adotada como estratégia de inovação aberta. Destaca-se o
de Ecácia Contingente, que possibilita a descrição de TTs e
seus efeitos, como no capital humano, técnico e cientíco.
Contudo, a cultivar, um dos meios de TT de grande valor social
e econômico, não é citada no modelo. O objetivo da pesquisa
foi vericar os efeitos no capital humano, técnico e cientíco de
processos de TT-UE de cultivares no Brasil e nos EUA. Adotou-se
o estudo multi-casos, com pesquisa documental e entrevistas
com agentes (universidades) e receptores (organizações) no
segundo semestre de 2014, e análise cruzada. Revelaram-se
diferenças nos contextos nacionais de inovação e que o estudo
do capital humano técnico e cientíco deve se estender à cria-
ção de redes de conhecimento e à habilidade de comunicação
entre academia e organizações, contribuindo, pois, para maior
percepção dos efeitos da TT U-E, especialmente de cultivares.
Palavras-chave: transferência de tecnologia. Universidades.
capital humano técnico e cientíco.
ABSTRACT
The University-Enterprise Technology Transfer (U-E TT) is adop-
ted as a strategy of open innovation. The Eective Contingent
type is highlighted, as it allows the description of TTs and their
eects on the human, scientic and technical capital. However,
the cultivar, a TT with great social and economic value, is not
mentioned in the model. This study investigated the eects of
processes of E-U TT of cultivars on human, scientic and tech-
nical capital in Brazil and in the United States. The multi-case
study was adopted with documentary research and interviews
with agents (universities) and receivers (organizations) in the
second semester of 2014 as well as the cross-analysis. The
results show dierences in innovation in the national contexts.
The study of human, scientic and technical capital should
extend to the creation of knowledge networks and the ability
of communication between the academy and organizations,
contributing to greater perception of the eects of E-U TT,
especially of cultivars.
Keywords: technology transfer. Universities. scientic and
technical human capital.
EFEITOS DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE
UNIVERSIDADES NORTE AMERICANA E BRASILEIRA
NO CAPITAL HUMANO TÉCNICO E CIENTÍFICO
Ef‌fects of Technology Transfer from American and Brazilian
Universities on the Scientif‌ic and Technical Human Capital
Daniela Altho Philippi
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho
(UNINOVE). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul (UFMS). Cuiabá, MS. Brasil.
e-mail: daniela.philippi@ufms.br
Emerson Antonio Maccari
Doutor em Administração pela USP (2008) com Estágio Doutoral na
University of Massachusetts Amherst (USA). Diretor e Professor do
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - UNINOVE).
São Paulo, SP. Brasil. e-mail: emersonmaccari@gmail.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018 V20n51p86
Recebido em: 15/02/2017
Revisado em: 08/07/2018
Aceito em: 17/07/2018
Efeitos da Transferência de Tecnologia de Universidades Norte Americana e Brasileira no Capital Humano Técnico e Cientíco
Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 51, p. 86-101, Novembro. 2018 87
R C A
1 INTRODUÇÃO
A busca do conhecimento por parte das organi-
zações em instituições de pesquisa ou universidades
tem sido crescentemente enfatizada como objeto de
estudo e na prática, no desenvolvimento de inovações
que beneciem ambos e a sociedade. A importância
de interações entre universidade e empresas para a
inovação está presente no surgimento de conceitos
sistematizados como os de Sistema Nacional de
Inovação (SNI) (FREEMAN, 1995; LUNDVALL,
1992), modelo da Triple Helix (ETZKOWITZ, 2011;
ETZKOWITZ; LEYDESDORFF, 2000; ETZKOWITZ,
2002), inovação aberta (CHESBROUGH, 2003) e têm
promovido, ao longo dos anos, a transferência de
tecnologia entre universidade e empresa (TT U-E).
Entende-se a TT U-E como a passagem de conhe-
cimentos gerados pela universidade a empresas que
proporciona inovação e maior capacidade tecnológica
(CLOSS; FERREIRA, 2012) e se rma como estratégia
de desenvolvimento tecnológico e econômico no al-
cance de diferencial competitivo no mercado.
Contudo, no Brasil, em comparação com países
mais desenvolvidos, como os EUA, tal prática é con-
siderada recente, o que se verica em indicadores e
leis especícas. Indicadores de inovação dos países,
particularmente os voltados a esta interação como
propulsora da inovação, apontam o Brasil em 54° lugar
dentre 144 países, em comparação com o 2° dos EUA,
conforme o World Economic Forum (WEF, 2015).
Como estímulos à TT U-E, no âmbito legal bra-
sileiro destacam-se as Leis de Propriedade Intelectual,
em 1996, a de Inovação, em 2004 (CORRÊA, 2007;
GOMES et al. 2011) e a Lei n º 13.243, de 11 de janeiro
de 2016, que promoveu a atualização do marco legal
da ciência, tecnologia e inovação (MDIC, 2017).
Enquanto que nos EUA, com notória antecipa-
ção, a Lei Bayh-Dole, em 1980 (MOWERY; SAMPAT,
2005; SIEGEL; WALDMAN; LINK, 2003; MOWERY
et al., 2001; JENSEN; THURSBY, 2001; HENDER-
SON; JAFFE; TRAJTENBERG, 1998).
O resultado de fatores como a burocracia exces-
siva e os baixos investimentos para as pesquisas na
maior parte das universidades brasileiras é o registro
de poucas patentes, indicador comumente utilizado
para medir o nível de inovação tecnológica, apesar da
inovação se consolidar, efetivamente, quando inserida
no mercado. As universidades brasileiras formam
doutores, mas as pesquisas geram poucas patentes e
inovação tecnológica (SENADO, 2012).
Dentre os benefícios da TT U-E na literatu-
ra estão os apresentados por Bozeman (2000) no
‘Modelo de Ecácia Contingente de Transferência
de Tecnologia, modelo expressivo nos estudos de
TT U-E dada a grande quantidade de citações do
seu artigo seminal em recente busca sobre o tema
com a utilização do Web of Science. No modelo, por
intermédio de critérios de ecácia, o autor faz alusão
a benefícios da TT como os econômicos, os merca-
dológicos, os de custo de oportunidade, os políticos
e os de capital humano técnico e cientíco. O autor
também menciona objetos da TT U-E sem, contudo,
incluir cultivar que, segundo o Ministério da Agri-
cultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro (MAPA,
2016), corresponde ao resultado de melhoramento em
variedade de planta diferenciando a das demais em
sua coloração, porte, resistência a doenças.
A cultivar, modalidade especíca de proprie-
dade intelectual, recentemente formalizada no
Brasil (AVIANI, 2011), apresenta relevância social
(ROCHA, 2011) e econômica pela possibilidade,
segundo o United States Department of Agriculture
– Agricultural Marketing Service (USDA, 2015), de
maior produtividade agrícola, na melhor adaptação
às mudanças climáticas e na maior efetividade no
controle de pestes e de doenças, alinhando-se ao
crescimento populacional mundial.
Bozeman, Dietz e Gaughan (1999), Rappa e
Debackere (1992), Autio e Laamanen (1995), Lynn,
Reddy e Aram (1996) e Bidault e Fischer (1994),
Bozeman e Rogers (1998) destacam a importância
de estudos sobre o capital humano técnico cientíco
em TTs, um dos critérios de ecácia do modelo de
Bozeman (2000), que, segundo o próprio autor, nem
sempre enfatizado em pesquisas.
Desta maneira, buscou-se o estudo do capital
humano técnico cientíco em TTs e, sabendo-se da
lacuna na literatura de TT U-E com a aplicação do
modelo de Bozeman em cultivares, a pesquisa ora
apresentada envolveu cultivares, que passaram por
processos de TTs bem sucedidos, em países com
evidentes diferenças no desenvolvimento tecnológico
(Brasil e EUA).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT