Eficiência da Inovação a Partir dos Pensamentos Sistêmico e da Complexidade: uma Proposta pela Abordagem Inside Out

AutorOberdan Teles da Silva - Denize Grzybovski
CargoUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul, RS, Brasil - Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, RS, Brasil, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento, RS, Brasil
Páginas136-144
136
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.16, n.2, p.136-144, Set. 2015.
SILVA, O.T.; GRZYBOVSKI. D.
Oberdan Teles da Silvaa; Denize Grzybovskibc*
Resumo
O objetivo deste ensaio teórico é apresentar um modelo de gestão potencializador de inovação sob a perspectiva das teorias sistêmica e da
complexidade e a abordagem competitiva inside out. O tema é relevante para a área de administração estratégica, pois o mercado demanda
conguração capaz de fazer frente à sua dinamicidade. Os fundamentos teóricos e da complexidade permitem armar que o caos está
relacionado à estabilidade responsável por relações de longo prazo. Para que ocorra a instabilidade, é necessária a assimetria de poder. O
caos é elemento intrínseco do sistema, enquanto que a competitividade inside out oferta uma atividade inovadora com decisões estratégicas
determinadas por rotinas e padrões de atividade. Em termos estratégicos, isso signica assimetria ou diferenciação competitiva; representa
posicionar a organização onde os concorrentes não a alcancem sem, contudo, acreditar que lá permanecerá, pois o ambiente de negócios é
sistêmico e dinâmico, ao mesmo tempo em que se apresenta complexo e de difícil compreensão a priori.
Palavras-chave: Administração Estratégica. Inovação. Pensamento Sistêmico. Abordagem Inside Out.
Abstract
The objective of this theoretical rehearsal is to present a model of administration innovation under the perspective of the systemic and of the
complexity theories and the inside out competitive approach. The theme is relevant in the area of strategic administration, because the market
demands conguration capable to withstand to the its dynamicity. The theoretical foundations and of the complexity allow us to afrm that the
chaos is related to the stability responsible for long period relationships. So that the instability take place, the asymmetry of power is necessary.
The chaos is an intrinsic element of the system, while the competitiveness inside out presents an innovative activity with certain strategic
decisions for routines and activity patterns. In strategic terms, that means asymmetry or competitive differentiation; it represents to position
the organization where the contestants can´t reach it without however to believe that it will stay there, therefore the atmosphere of businesses
is systemic and dynamic, at the same time in that is complex and of difcult understanding a priori.
Keywords: Strategic Management. Innovation. Systems Thinking. Inside out Approach.
Eciência da Inovação a Partir dos Pensamentos Sistêmico e da Complexidade: uma Proposta
pela Abordagem Inside Out
The Efciency of the Innovation Starting From the Systemic Thought and of the Complexity:
One Proposed by the Inside Out
aUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
b
Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, RS, Brasil
cUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento, RS, Brasil
*E-mail: gdenize@upf.br
1 Introdução
As organizações, com vistas ao fortalecimento de sua
competitividade, são desaadas a entender o contexto sob
dimensões que transcendem ao pragmatismo (NOBREGA,
1999). Temas como core competences, visão compartilhada,
ações colaborativas entre parceiros, gestão sistêmica,
gestão da complexidade e sistemas de valor têm despertado
o empreendedor para o desenho de novas congurações
empresariais e novas concepções da estratégia empresarial
pautada na inovação. A diculdade, entretanto, reside na
capacidade do gestor de interpretar uma nova realidade
empresarial que confronta-se com o pragmatismo presente no
funcionalismo estrutural. Trata-se do “paradoxo” da gestão
empresarial, isto é, da criação de um entendimento fora do
senso comum na postura dos gestores (HOCK, 1929).
Para tentar entender a complexidade no ambiente de
negócios, com vistas à inovação empresarial, o gestor é
inuenciado a gerir os recursos da organização levando em
consideração temas como liderança, motivação funcional,
turbulências ambientais, inovação e gestão do conhecimento.
Contudo, apesar destes temas de gestão empresarial serem
amplamente debatidos na academia (MINTZBERG;
AHLSTRAND; LAMPEL, 2000), os gestores ainda
administram a empresa orientados por um quadro estático
da realidade, que descreve a realidade empresarial como
funcionalista, seguindo a perspectiva do paradigma
dominante. Assim, tem-se empresas newtonianas e não
quânticas (BAUER, 2009), embora pesquisas cientícas
tenham demonstrado a relevância da gestão sistêmica e da
complexidade na melhoria dos indicadores de desempenho.
Empresas “newtonianas” identicam uma realidade
de mercado típica de empresas competitivas e não
empreendedoras (BAUER, 2009). Essas empresas
desenvolvem um processo burocrático mecanicista que
resulta em baixa capacidade de auto-organização e adaptação
(STACEY; 2000; MORIN, 2000). Por isso é preciso reetir a
respeito de uma nova conguração utilizando as contribuições
das teorias sistêmica e da complexidade. Contudo, qual é

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